SERTÃO ONLINE

SERTÃO ONLINE
(MAIS QUE INTERNET) CLICK NA IMAGEM PARA IR AO INSTA

domingo, 14 de julho de 2019

Nomofobia: quando o uso da internet se torna doença


                                                           (Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)
Como você reage quando não está perto do celular? Ou, quem sabe, se precisa passar horas em um local que não possui conexão com a internet? Cuidado. Se a ansiedade bater, pode ser que você esteja sofrendo de nomofobia (do inglês No Mobile Phone Phobia). É o que explica ao LIVRE o psiquiatra Carlos Renato Periotto.
De acordo com o profissional, o fenômeno ainda é recente, mas deve ser identificado com mais frequência nos próximos anos, devido aos consequentes avanços das tecnologias. No entanto, é preciso entender que não é o tempo que você passa em frente ao computador ou celular que te classifica com a patologia.
Periotto destaca que, geralmente, a patologia é identificada em quem já tem uma doença-base, como ansiedade, crises de pânico e transtorno obsessivo compulsivo. Além disso, o comportamento nocivo não tem um perfil exato. Ou seja, engana-se quem pensa que apenas os mais jovens estão suscetíveis ao vício. Contudo, por ser a faixa etária que mais está conectada, a atenção sobre ela deve ser redobrada.
“Muitas pessoas usam a internet como ferramenta de trabalho durante mais de oito horas do seu dia. Só que depois ela sai, vai para o mercado, e não tem ansiedade por estar desconectada. Isso seria um uso significativo, mas sem a classe patológica”, destaca.
O primeiro passo para identificar se o uso da internet está se tornando uma doença é a observação do comportamento. Depois, o psiquiatra pondera que é preciso ter bom-senso quanto ao uso dos aparelhos eletrônicos.
“Ele precisa saber dosar, principalmente dos jovens. Mas passar a perceber qual é o momento de desligar aquele aparelho. E se notar que sofre, realmente, quando há a falta do celular, procurar um psicólogo ou psiquiatra”, aponta.
Questionado, o psiquiatra disse discordar que haveria uma “pressão” da sociedade pela “vida online”. O profissional revela que, na realidade, o vício no uso do celular acontece devido a uma “autorrecompensa”.
Ele explica: “Essa pessoa começa a usar o celular como uma ferramenta principal de vida, e quando se vê ausente dessa ferramenta, ela começa a ficar muito ansiosa, inquieta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jovem de 26 anos falece após luta contra sintomas gripais

  Nesta quinta-feira, (18/04), São Julião lamenta a perda prematura de Thadeu Reginaldo, cuja batalha contra sintomas gripais terminou em tr...