SERTÃO ONLINE

SERTÃO ONLINE
(MAIS QUE INTERNET) CLICK NA IMAGEM PARA IR AO INSTA

domingo, 21 de março de 2021

Especialistas preveem pelo menos mais 15 dias de caos na saúde

 

O Brasil atingiu a maior taxa de crescimento de casos da covid-19 desde o começo da pandemia, com mais de 90 mil novos infectados por dia. Especialistas ouvidos pelo R7 acreditam que a falta de vacinação em massa e de planejamento do Ministério da Saúde contribuem para a situação do país. De acordo com os médicos, os próximos 15 dias ainda serão bem complicados.

O presidente da Associação Médica Brasileira, César Eduardo Fernandes, compara a situação da saúde a um filme de terror. "Parece que estamos vivendo um filme de terror. Sempre imaginamos que não vai acontecer nada pior, mas acontece. O alto número de novos casos, como vem acontecendo na última semana, se pressupõe muitos óbitos nas próximas duas semanas", prevê Fernandes, já que a covid-19 demora uma semana para agravar.

O infectologista Adauto Castelo Filho, do Hospital Albert Einstein, acredita que podemos chegar a 4 mil mortes por dia. "Não é improvável que nos próximos 15 dias chegaremos às 4 mil mortes ao dia. Tivemos uma coordenação central completamente desarticulada e um negacionismo complicado e com consequências terríveis para a população. Um número grotesco de pessoas vai morrer", lamenta o especialista.

A falta de medicamentos para a intubação de pacientes mais graves é apontada como consequência de um planejamento mal feito. "Seria inimaginável em tempos atrás pensar que viveríamos uma situação igual a essa, de faltar fármacos nas UTIs", diz o presidente da AMB.

O infectologista fala em crueldade com a população. "É uma crueldade enorme não ter medicamento. Como o especialista de logística deixa faltar insumos básicos para atendimento da população? A cadeia de insumos colapsou completamente", exalta Castelo Filho.

Falta de vacinas

Quase 12 milhões de brasileiros receberam imunizantes contra o novo coronavírus, número considerado baixo para conter a transmissão do SARS-CoV-2 e variantes. "A imagem que melhor descreve a situação que vivemos é aquela que você precisa chegar a algum lugar e passa o cavalo selado na sua frente e você despreza. Foi o que aconteceu julho, agosto do ano passado, quando tínhamos oportunidade de com um mínimo de coordenação e competência, de adquirir uma quantidade de vacinas, que fariam diferença no contágio que estamos hoje", explica o infectologista.

César Fernandes lembra que o ritmo da vacinação pode facilitar o surgimento de variantes, mas diz que é necessário agir para encontrar soluções. "A vacinação está muito lenta, o que pode facilitar o surgimento de novas variantes do SARS-CoV-2 e precisamos pensar em soluções. É isso que a população quer. Temos de deixar as questões políticas de lado e fazer, agir. Mesmo que deveria ter sido feito antes, faz agora que será melhor de que lamentar o passado", afirma.

Como a vacinação ainda não atinge muitos brasileiros, o especialista lembra que só tem um jeito da situação melhorar: o respeito à prevenção. "A palavra de ordem para o Brasil é diminuir a transmissão. Só existem duas formas para isso, com vacinação em massa e as retrições sociais. Ninguém está satisfeito com o fechamento das cidades. Mas, sabe a recomendação de nossas avós, dos males o menor? Se não fizermos isso, as mortes continuarão a acontecer. " (R7/ Foto: Saul Schramm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Juntos pela Segurança: Governo de Pernambuco contrata empresa organizadora do concurso da Polícia Científica com 213 vagas

  O Governo de Pernambuco anunciou, nesta terça-feira (23), a contratação da empresa AOCP – associação civil de caráter assistencial e educa...