sexta-feira, 12 de junho de 2026

Justiça converte prisão de motorista de van da Prefeitura de Alhandra por acidente na BR-101; servidor também foi exonerado

Foto: reprodução

 A Justiça da Paraíba converteu em prisão preventiva a detenção do motorista da van da Prefeitura de Alhandra envolvido em uma discussão de trânsito que terminou com o capotamento de um veículo na BR-101, no município do Conde, na Grande João Pessoa. A decisão foi tomada durante audiência de custódia realizada nesta quinta-feira (11).

O motorista, identificado como Waldemir do Nascimento Silva, de 34 anos, também foi exonerado do cargo que ocupava na Secretaria Municipal de Saúde de Alhandra após o episódio.

De acordo com a Polícia Civil, o investigado responde pelos crimes de tentativa de homicídio doloso e dolo eventual, uma vez que teria assumido o risco de provocar a morte do condutor do outro veículo envolvido na ocorrência.

Ainda segundo a investigação, a van utilizada por Waldemir era empregada regularmente no transporte de pacientes submetidos a tratamento de hemodiálise. Por esse motivo, a Polícia Civil informou que buscou agilizar os procedimentos periciais necessários para possibilitar a devolução do veículo ao município. A van já foi liberada e entregue à Prefeitura de Alhandra.

O caso ocorreu na quarta-feira (10), quando equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizaram o veículo e efetuaram a prisão do motorista. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Alhandra, juntamente com o condutor do carro que capotou durante a ocorrência. Apesar da gravidade do acidente, a vítima não sofreu ferimentos.

A PRF informou que Waldemir foi autuado por omissão de socorro, condução perigosa e fuga do local do acidente.

Em nota, a Prefeitura de Alhandra afirmou que tomou conhecimento do caso após a divulgação das imagens nas redes sociais e adotou medidas imediatas para identificar e exonerar o servidor. O município também informou que acompanha o andamento das investigações e colabora com os órgãos responsáveis pela apuração.

Segundo a PRF, uma discussão prévia entre os motoristas teria motivado sucessivas tentativas de ultrapassagem na rodovia. Conforme a corporação, a van não permitia a manobra do outro veículo e, durante uma das tentativas, o automóvel menor acabou capotando no acostamento da BR-101.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram diversas tentativas de ultrapassagem realizadas antes do acidente, reforçando a linha investigativa adotada pelas autoridades.

Por Patos Online
Com informações do g1 PB

Casamento comunitário oficializou união de 21 casais em Itapetim


 A cidade de Itapetim (PE) viveu um momento de emoção e cidadania nesta quinta-feira (11/06), com a realização do Casamento Comunitário na Quadra Eduardo Campos. A cerimônia oficializou a união de 21 casais, marcando o início de uma nova etapa na vida dos participantes.

A iniciativa foi promovida pela Casa de Justiça e Cidadania de Itapetim, em parceria com o Judiciário, contando com total apoio do Governo Municipal. A ação teve como objetivo garantir o direito à oficialização da união civil de forma acessível e digna.

A Prefeitura de Itapetim, juntamente com a Casa de Justiça, ofereceu gratuitamente todos os serviços necessários para a realização dos casamentos, incluindo a cerimônia, proporcionando aos casais a concretização desse importante sonho.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a prefeita Aline Karina, o juiz da Comarca de Itapetim, Dr. Carlos, o promotor da Comarca, Dr. Samuel, além de outras autoridades locais.

O Casamento Comunitário reforça o compromisso das instituições envolvidas com a promoção da cidadania, garantindo direitos e fortalecendo os laços familiares no município.

Via: Blog do Erbi

Itapetim confirma Victor Santos e Monique D'Ângelo como novas atrações para o dia 30 no São Pedro 2026


 O Governo Municipal de Itapetim (PE), por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, confirmou na quarta-feira (10) mais duas atrações para o São Pedro 2026. O cantor Victor Santos e a cantora e poetisa Monique D'Ângelo são os novos nomes anunciados que passam a integrar a programação oficial do evento.

Victor Santos se apresenta no dia 30 de junho, data que também contará com grandes nomes como Calcinha Preta, Rey Vaqueiro e Monique D’Ângelo, prometendo uma noite de muita animação e grande público.

A programação do São Pedro de Itapetim no palco principal começa no dia 26 de junho com a tradicional noite religiosa, que terá a participação do Padre Fabrício. No dia 28, sobem ao palco Walkyria Santos e Flávio Leandro. Já no dia 29, a festa continua com os shows de Kátia & Aduílio e Gleydson Gavião.

O município já vive o clima junino com a realização do Circuito Junino, que teve início no dia 1º de junho com o Desfile da Rainha Junina e teve continuidade com os arraiás das escolas da rede municipal. O Arraiá das Escolas será encerrado nesta sexta-feira (12), com a festa da Escola Santo Antônio. O evento contará com celebração da Santa Missa, apresentações culturais e shows das bandas Forró Dú Momento e Forrozão Três Marias.

Além disso, a programação do Circuito Junino contará com o Palhoção Junino, espaço dedicado aos artistas da terra, que terá abertura no próximo domingo (14).

O Circuito Junino também inclui outras atividades, como o Itarrasta, o Show de Calouros e o Festival de Sanfoneiros.

Ao todo, Itapetim vivenciará cerca de 30 dias de celebração, reforçando a valorização da cultura nordestina e consolidando o município como um dos principais destinos juninos da região.

A festa é realizada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Via: Blog do Erbi e Blog do J. Campos

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Projeto prevê compra e venda de veículos diretamente pelo App CNH Brasil sem vistoria presencial e ida ao cartório

 

O governo federal estuda implantar uma nova ferramenta que permitirá a transferência de veículos usados de forma totalmente digital por meio do aplicativo CNH Brasil. A informação foi divulgada nesta terça-feira (9) pelo ministro dos Transportes, George Santoro.

De acordo com o ministro, a iniciativa está em fase final de desenvolvimento e deverá passar por consulta pública antes de ser implementada. A proposta pretende simplificar o processo de compra e venda de automóveis, reduzindo etapas burocráticas atualmente exigidas para a transferência de propriedade.

Caso seja aprovada, a medida permitirá que compradores e vendedores realizem todo o procedimento pelo celular, sem a necessidade de comparecer a cartórios para reconhecimento de firma e sem a obrigatoriedade de vistorias presenciais realizadas pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).

Segundo Santoro, a modernização busca facilitar a vida dos cidadãos e tornar mais ágil um mercado que movimenta mais de 10 milhões de negociações de veículos usados todos os anos no Brasil. A expectativa é que a tecnologia substitua processos considerados demorados e onerosos para a população.

Entre as mudanças previstas estão a digitalização completa da transferência de propriedade, a eliminação de deslocamentos para órgãos presenciais e a padronização do serviço em todo o território nacional. Para o governo, a iniciativa deverá gerar economia de tempo e recursos para os brasileiros, além de ampliar a eficiência dos serviços públicos oferecidos na área de trânsito.

A proposta integra um conjunto de ações voltadas à transformação digital dos serviços governamentais, com foco na desburocratização e na utilização de soluções tecnológicas para facilitar o atendimento à população.

VIA: BLOG TV WEB SERTÃO

PF prende terroristas islâmicos no Brasil que tinham Lula como alvo: “Conheça teus inimigos”

 

Enquanto os Estados Unidos querem classificar grupos criminosos como o Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas, o Brasil enfrenta uma luta silenciosa contra eles.

Esses terroristas atuam no país com motivação religiosa, muitas vezes ligados ao Estado Islâmico e ao Boko Haram.

O jornal Metrópoles levantou quatro operações secretas da Polícia Federal realizadas em apenas cinco meses. Nessas ações, foram presas cinco pessoas e feitas buscas em outras duas.

Desde 2016, a Polícia Federal concluiu 32 inquéritos em que identificou o crime de terrorismo, com ao menos uma pessoa condenada em cada caso, segundo dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação (LAI). A maioria desses casos, 23 no total, aconteceu no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre 2023 e 2026.

Em um dos casos, um dos presos foi recrutado por um terrorista já condenado. Esse terrorista havia publicado uma foto de Lula. Ele dizia que o petista era “inimigo” por ter posado no passado ao lado do ditador sírio Bashar Al-Asad e que há razões para “odiar a narco-democracia brasileira” e “tentar derrubá-la”.

A publicação foi feita em 8 de dezembro de 2024, dia da deposição de Assad, um adversário do grupo terrorista Estado Islâmico.

As operações ocorreram entre dezembro de 2025 e abril deste ano. A maioria das prisões envolveu pessoas classificadas como “lobos solitários”.

Elas tinham feito juramento ao Estado Islâmico e compravam armas, explosivos e produtos químicos para realizar ataques dentro do Brasil.

O grupo terrorista Estado Islâmico está presente em 22 países e matou quase 4 mil pessoas somente em 2023 e 2024.

Via: Bnews

Copa do Mundo terá sedes a 4.500 km de distância uma da outra


 A Copa do Mundo de 2026 terá a maior distância entre cidades-sede da história do torneio. O Mundial, que começa no dia 11 de junho, será disputado pela primeira vez em três países diferentes: Canadá, México e Estados Unidos.

As sedes mais distantes da Copa deste ano são Vancouver, no Canadá, e Miami, nos Estados Unidos. As duas cidades ficam a cerca de 4.500 quilômetros uma da outra em linha reta. Manaus, inclusive, fica mais perto de Miami do que Vancouver.

As grandes distâncias vão impactar diretamente as seleções, que precisarão fazer longos deslocamentos durante a fase grupos.

Desta vez, a Copa terá jogos espalhados por 16 cidades. A maior distância entre sedes da edição atual supera o recorde registrado na Copa de 1994. À época, os Estados Unidos também sediaram o torneio.

Via: Blog do Erbi

SERTÃO: CORPO DE HOMEM É ENCONTRADO COM MARCAS DE TIROS EM ARARIPINA

 

A Polícia Civil investiga o homicídio de Luís Wendel Batista Alves, de 23 anos, encontrado morto no Sítio Inácio, na zona rural de Araripina, no Sertão de Pernambuco; o corpo da vítima foi localizado após familiares iniciarem buscas devido ao seu desaparecimento.

De acordo com informações da polícia militar, populares acionaram o policiamento após encontrarem um cadáver na localidade. Ao chegarem ao local, os policiais constataram que se tratava de Luís Wendel, que apresentava marcas de disparos de arma de fogo.

Familiares relataram que a vítima havia saído após ser chamada por um indivíduo para tratar de um assunto relacionado a drogas. Desde então, não retornou para casa, o que levou parentes e conhecidos a iniciarem buscas na região.

Durante as diligências, Luís Wendel foi encontrado caído ao solo, já sem vida. Segundo a polícia, uma corda estava envolta ao corpo da vítima.

Ainda de acordo com os familiares, o jovem havia retornado do estado de Santa Catarina há cerca de dois meses.

O Instituto de Criminalística (IC) foi acionado, realizou a perícia no local e liberou o corpo para remoção. Em seguida, o cadáver foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina.

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, bem como esclarecer a motivação do homicídio.

Via: Blog O Povo com a Notícia

Quaest: Lula lidera com 44% contra 38% de Flávio Bolsonaro no 2º Turno

 

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) mostra o presidente Lula (PT) com 44% das intenções de voto em um eventual segundo turno contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), que registra 38%. O resultado indica uma vantagem de seis pontos para o petista, após meses de cenários marcados por empate técnico entre os dois.

Na comparação com o levantamento de maio, Lula avançou de 42% para 44%, enquanto Flávio recuou de 41% para 38%. Em abril, o senador aparecia numericamente à frente, com 42% contra 40% do presidente. Desde março, as pesquisas vinham apontando uma disputa equilibrada entre os dois nomes.

Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 5 e 8 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-07661/2026. 

Fonte: Luiz Bacci

Polícia Civil prende suspeitos de violência doméstica e estupro de vulnerável durante operação no Cariri paraibano

Foto: Divulgação/Polícia Civil

 A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Polícia Civil de Serra Branca, com apoio de equipes da 14ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC) de Monteiro, cumpriu nesta quarta-feira (10) dois mandados de prisão preventiva relacionados a crimes de violência doméstica e estupro de vulnerável na região do Cariri paraibano.

O primeiro mandado foi executado na zona rural do município de Parari, contra um homem investigado por ameaçar de morte a própria esposa utilizando uma faca peixeira.

De acordo com a Polícia Civil, as ameaças teriam sido registradas pela própria vítima por meio de vídeos. Além disso, a mulher relatou ter sofrido agressões físicas e danos materiais em sua residência. Diante da gravidade dos fatos, a autoridade policial representou pela prisão preventiva do suspeito, medida que foi deferida pelo plantão judiciário e cumprida nesta quarta-feira.

Já o segundo mandado teve como alvo um homem investigado pelo crime de estupro de vulnerável contra uma criança do sexo masculino, de 11 anos de idade, na zona rural de Serra Branca.

Segundo a Polícia Civil, o caso chegou ao conhecimento da equipe policial na terça-feira (9). Após o aprofundamento das investigações e a coleta de elementos informativos, foi solicitada a prisão preventiva do investigado. O pedido foi analisado e deferido pelo plantão judiciário, sendo cumprido pelas equipes policiais nesta quarta-feira.

Os dois suspeitos foram encaminhados às autoridades competentes e permanecem à disposição da Justiça para os procedimentos legais.

A Polícia Civil da Paraíba destacou que segue intensificando as ações de combate à violência doméstica e de proteção de crianças e adolescentes, reforçando o compromisso com a responsabilização dos autores de crimes dessa natureza.

Informações sobre casos de violência podem ser repassadas de forma anônima pelos canais oficiais, através do Disque-Denúncia 197 ou pelo Disque 100, serviço nacional de proteção dos direitos humanos.

Por Patos Online
Com informações da PCPB

EUA passarão a executar estupradores de crianças por fuzilamento a partir de julho

 

O estado de Idaho, nos Estados Unidos, aprovou uma lei que estabelece o fuzilamento como principal método de execução em condenações à pena de morte a partir de 1º de julho de 2026.

A medida foi sancionada pelo governador Brad Little após dificuldades enfrentadas pelo estado na aplicação de injeções letais. Com a nova regra, Idaho passa a adotar o pelotão de fuzilamento como método primário de execução.

Além disso, outra legislação aprovada amplia a possibilidade de pena de morte para casos extremamente graves de abuso sexual infantil contra menores de 12 anos. Até então, a punição máxima no estado era aplicada principalmente a crimes de homicídio com circunstâncias agravantes.

A decisão gerou debate entre autoridades, juristas e a população sobre os limites das punições e os métodos de execução utilizados nos Estados Unidos. 

Via: É o mundo oficial

Justiça converte prisão de motorista de van da Prefeitura de Alhandra por acidente na BR-101; servidor também foi exonerado

Foto: reprodução   A Justiça da Paraíba converteu em prisão preventiva a detenção do motorista da van da Prefeitura de Alhandra envolvido em...