sexta-feira, 21 de junho de 2024

PCC lança ordem de morte para ex-PM acusado de atirar em Marielle

 

Desde que concordou em fazer a delação premiada sobre a morte de Marielle Franco, o ex-policial Ronnie Lessa virou carta marcada do Primeiro Comando da Capital (PCC). Transferido para a Penitenciária 1 de Tremembé, no interior de São Paulo, o miliciano já teve uma ordem de execução decretada por parte da facção criminosa.

Ele, que é réu confesso do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), foi transferido, mas deve ser monitorado pro áudio e vídeo, conforme decretado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). 

O Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp) recebeu a informação do “salve” da organização criminosa, por meio de um e-mail. A ordem, segundo a mensagem, “é virar a cadeia”.

Intervenção

O Sifuspesp recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) e encaminhou a denúncia ao ministro Alexandre de Moraes, segundo informações divulgadas pelo portal Metrópoles. 

A entidade ainda acionou a desembargadora Ivana David, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o promotor Lincoln Gakiya, do Ministério Público de São Paulo (MPSP), e o secretário Marcelo Streinfinger, da Administração Penitenciária (SAP) paulista.

O PCC também reforçou que comanda a P1 de Tremembé, onde Lessa foi custeado na tarde desta quinta-feira (20), e ficará isolado em uma cela de 9 m². O denunciante enfatizou que os integrantes do grupo enxerga o ex-PM como “inimigo jurado” por ser ex-policial militar e ter ligação com milícias.

Via: Bnews

Cientistas atestam descoberta de vinho ainda líquido mais antigo do mundo

 

O vinho é uma das bebidas mais antigas que se tem conhecimento na história da humanidade. Isso pode ser comprovado pelas descobertas arqueológicas e pela sua relação com os antigos romanos. Além disso, o estudo feito pela Universidade de Córdoba revelou que dentro de uma urna funerária de dois mil anos, que foi descoberta no sul da Espanha, tinha o vinho mais antigo do mundo ainda em seu estado líquido.

Esse vinho mais antigo do mundo foi descoberto enquanto uma propriedade em Carmona estava sendo reformada em 2019. Contudo, o estudo sobre só foi publicado na segunda-feira dessa semana. Na urna descoberta estavam os restos mortais cremados, marfim queimado e aproximadamente 4,5 litros de líquido avermelhado, que depois os cientistas avaliaram como vinho.

“Quando os arqueólogos abriram a urna, quase congelamos. Foi muito surpreendente”, disse José Rafael Ruiz Arrebola, principal autor do estudo e professor de Química Orgânica na Universidade de Córdoba.

Vinho mais antigo do mundo

Veja

O que fez com que essa descoberta fosse tão impressionante é que o vinho evapora de forma rápida e é quimicamente instável. “Isso significa que é quase impossível encontrar o que encontramos”, acrescentou ele.

O vinho mais antigo do mundo ficou conservado por conta de um selo hermético que impediu que ele evaporasse. Contudo, não é sabido como esse lacre foi formado. O vinho no caso foi identificado como sendo branco por conta da falta do ácido siríngico e por causa da alta qualidade com relação a presença de sais minerais vistos nas bebidas finas atuais.

Os pesquisadores acreditam que a urna descoberta era de uma família rica. Até porque junto com o vinho estavam outros artefatos valiosos e um anel de ouro. No entanto, a cremação acabou destruindo o DNA e não deixou a possibilidade de identificar os restos mortais.

Com essa descoberta, o título de vinho mais antigo do mundo não é mais da garrafa Speyer, de aproximadamente 1.700 anos, que foi encontrada na Alemanha. Contudo, existem controvérsias porque a idade dessa bebida não chegou a ser confirmada por análises químicas.

Bebida

Olhar digital

Por mais que o vinho esteja presente desde a antiguidade na história da humanidade, na visão de muitos pesquisadores, a bebida antiga teria um sabor desagradável.

No entanto, um estudo feito pelos cientistas das Universidades de Verona e do Cardeal Stefan Wyszyński vem contestar esse pensamento. Para seu estudo, eles fizeram a análise das cerâmicas que foram usadas para a fermentação do vinho.

Com isso, eles fizeram a comparação entre os artefatos romanos, conhecidos como dolia, com os que são usados para a produção moderna de vinho na República da Geórgia, chamados de qvevri. Como resultado, eles descobriram que existem várias semelhanças entre os dois processos.

Segundo os cientistas, na Roma antiga, os jarros de argila eram porosos, ao contrário do que é visto hoje com os recipientes sendo de concreto ou metal. Por conta disso, o vinho teria contato com o ar enquanto ele fermentava. Contudo, esses jarros tinham um revestimento por dentro feito com uma substância impermeável. No caso dos romanos, eles usavam piche feito de resina de pinheiro, já os georgianos usam cera neutra de abelha nos qvevri.

Como os jarros tinham um formato oval, ele fazia com que o mosto circulasse e isso deixava o vinho mais rico e equilibrado. E como a base era mais fina, os restos sólidos da uva não tinham muito contato com o vinho que estava maturando. É justamente isso que impede que os sabores fortes e desagradáveis fiquem na bebida.

Outro ponto feito por eles era enterrar o jarro, o que controlava a temperatura e deixava a fermentação acontecer em um ambiente estável por meses. Atualmente, nos qvevri, essa temperatura varia entre 13ºC e 28ºC, ideal para a fermentação malolática, que transforma os ácidos málicos mais fortes em ácidos láticos, mais suaves. Esse tipo de fermentação é o que deixa os vinhos brancos atuais com seu gosto meio caramelizado e com tons de nozes.

Por conta dos jarros estarem enterrados, a formação de levedura na superfície do mosto, chamada de “flor”, era incentivada. Ela é uma camada de espuma branca que não permite que o vinho entre em contato com o ar. Além disso, ela também produz substâncias químicas como o sotolon, que dá um gosto mais picante para a bebida.

Com todas essas descobertas, os cientistas concluíram que, na realidade, os romanos eram exímios produtores de vinho. Tanto é que atualmente alguns produtores voltaram a usar os jarros de cerâmica e usam a técnica romana para encontrar novos sabores para suas bebidas.

Serra Talhada: Homem é executado a tiros nesta sexta-feira (21)

 


Na manhã desta sexta-feira dia (21), um mototaxista identificado como Albino Alves  de Souza Junior, foi assassinado a tiros no município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

Ainda de acordo com informações repassadas ao Blog O Povo com a Notícia, o crime aconteceu no Bairro da Cohab. A vítima foi executada enquanto guiava a sua motocicleta.

Ele foi alvejado quando estava indo para sua casa, na mesma rua. Testemunhas afirmam que ele foi seguido por dois homens numa motocicleta, onde o garupa efetuou os tiros. A Polícia Civil investiga o caso.


Idoso é encontrado morto com as calças abaixadas na Estrada da Alegria em Teresina

 Na noite da última quinta-feira (20/06), por volta das 23h, foi encontrado em um matagal o corpo de um homem identificado como Idelmar Moreira da Silva, de 54 anos. O caso ocorreu na região da Estrada da Alegria, Zona Sul de Teresina.

De acordo com populares, pelo menos seis disparos de arma de fogo foram ouvidos. Em seguida, dirigiram-se ao local e encontraram o corpo do homem já sem vida. Nas imagens, é possível observar que a vítima estava seminu. As informações são do Ronda 180 Graus

O 22° Batalhão de Polícia Militar foi acionado e realizou o isolamento da área do crime. A Delegacia de Homicídios e a Polícia Científica estiveram no local para apurar os fatos.

FOTO: REPRODUÇÃOHomem é encontrado morto com as calças abaixadas na Estrada da Alegria em Teresina

Vídeo em que advogada aparece chorando junto aos filhos por ter passado no concurso viraliza; Assista

 

“Hoje veio a consagração de mais de uma década de luta e dedicação diária, buscando algo que no início era um sonho aparentemente impossível. Tantas coisas e pessoas ficaram pelo caminho, tudo em nome desse sonho… me tornar juíza! E hoje esse sonho se realizou e fui aprovada como JUÍZA DO TRABALHO”. Foi assim que a advogada Tatiane Pucharelli legendou um vídeo que ela postou em suas redes sociais e hoje já tem mais de um milhão de visualizações.

No vídeo, ela aparece chorando junto aos seus dois filhos, após ver que tinha sido aprovada, na última quinta-feira (13), em um concurso ao qual ela almejava desde 2011, quando entrou em seu primeiro cursinho. Entretanto, foram várias idas e vindas no estudo.

Desde 2015, em busca de uma “estabilidade profissional e financeira” ela entrou em um escritório de advocacia onde trabalhou até esse momento, em que foi aprovada.

NO SERTÃO DE PE, HOMEM MORRE ATROPELADO POR CAMINHÃO

 

Um homem morreu atropelado por um caminhão, na tarde desta quarta-feira (20), no município de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco.

A vítima Elson da Silva Santos, de 33 anos, possivelmente estava dormindo embaixo do veículo e o motorista no momento da saída não teria visto.

Elson, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros em estado grave e morreu no Hospital Regional de Arcoverde.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Via: 

Policial civil é preso por estupro de adolescente em município do Piauí


Um policial civil, identificado como Ivan Machado Veras, foi preso pela Polícia Civil do Piauí sob a acusação de estupro de uma adolescente no município de Barras, região Norte do estado. A prisão foi efetuada após o cumprimento de um mandado judicial na quinta-feira (20/06).

Após a detenção, o policial foi levado para uma cela distrital em Teresina, onde permanece sob custódia nesta sexta-feira.Durante a audiência de custódia, a defesa de Ivan Machado Veras requereu liberdade provisória, porém o pedido foi negado pelo juiz responsável pelo caso.

O policial continuará detido enquanto o processo criminal segue em andamento. A Corregedoria da Polícia Civil do Piauí acompanha o caso para garantir a regularidade e transparência na investigação e na condução do processo judicial contra o acusado.

As informações são do Ronda 180 Graus

VÍDEO: Assaltante e policial morrem em tiroteio durante assalto a carro-forte

 

Suspeitos armados se passaram por policiais para assaltar um carro-forte no Aeroporto de Caxias do Sul, na Região da Serra do Rio Grande do Sul. A situação ocorreu na noite desta quarta-feira (19). Por causa disso, a Brigada Militar (BM) faz buscas desde o início da madrugada.

Armados com fuzis, os assaltantes enfrentaram alguns policiais. Por consequência, um dos suspeitos e um dos agentes morreram. O PM foi identificado como Fabiano Oliveira, de 47 anos, 2º sargento da Brigada Militar.

Por meio de nota, a corporação garantiu que os demais suspeitos fugiram rumo a uma região de matagal. A polícia alegou que fez cerco na região para identificar e prender as pessoas que participaram do crime. 

Assista:

Polícia Civil prende seis pessoas acusadas de assassinar jovem a facadas

 A Polícia Civil do Piauí, por intermédio da 2ª Divisão de Homicídios e das 1ª e 2ª Delegacias Seccionais de Parnaíba, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (21/06), uma operação com o objetivo de prender seis pessoas envolvidas no homicídio de Francisco Leandro de Oliveira, de 26 anos, morto a facadas em setembro do ano passado. A operação foi realizada no Parque José Estevão, em Parnaíba.

FOTO: REPRODUÇÃOPolícia Civil prende seis pessoas acusadas de assassinar jovem a facadas em Parnaíba

Segundo o delegado Willams Pinheiro, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e realizada uma prisão em flagrante por posse de arma de fogo e tráfico de drogas.

A operação contou com o apoio da Polícia Militar e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PI).

Via: Ronda 180 Graus

Neto poderá receber pensão por morte de avó; Entenda

 

Um menino menor de idade que vivia sob a guarda de sua avó, que era servidora pública, receberá uma pensão pela morte da idosa. As informações são do Migalhas.

Segundo a 1ª turma do TRF, a dependência econômica do neto da avó foi constatada no processo. 

Em 1ª instância, o pedido foi dito como improcedente pelo Juízo Federal da 2ª vara da Seção Judiciária de Roraima, por falta de comprovação de dependência econômica da idosa. 

O relator e desembargador Federal Marcelo Albernaz, ao analisar o recurso, explicou que a redação do Estatuto do Servidor Público Federal (lei 8.112/90) foi alterada, em 2015, retirando o menor sob a guarda ou tutela do rol de beneficiários das pensões.

Porém, de acordo com o o magistrado, "o caso exige interpretação conforme o princípio da proteção da criança e do adolescente, devendo o menor sob guarda judicial de servidor público ser considerado seu dependente para fins previdenciários, em consonância com o art. 33, § 3º, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)".

Além disso, o desembargador ressaltou que a dependência econômica do neto com a avó foi constatada no processo a partir de documentos que comprovaram que a servidora era responsável por pagar pensão alimentícia ao menor sendo isenta da obrigação apenas quando ele passou a viver sob sua guarda e responsabilidade.

Por isso, foi acolhido de forma unânime pelo colegiado o recurso do autor e determinou a concessão de pensão temporária ao menor sob a guarda da instituidora até ele completar 21 anos.

Nordeste: Sete pessoas são mortas em chacina em praça no interior do Ceará

 

Sete pessoas foram mortas a tiros em uma chacina na Praça Clóvis Beviláqua, no Centro da cidade de Viçosa do Ceará, no interior do Ceará, na madrugada desta quinta-feira (20). Outras duas pessoas ficaram feridas.

Conforme o Batalhão da Polícia Militar do município, parte do grupo estava fazendo uma comemoração na praça da matriz quando ocupantes de veículos passaram atirando, por volta das 3h. Na ação, nove pessoas foram baleadas, destas, sete morreram no local e duas foram socorridas.

As vítimas foram rendidas pelos criminosos e colocadas lado a lado antes de serem executadas.

As motivações da chacina não foram esclarecidas, e as vítimas ainda não foram identificadas. Pelo menos uma das pessoas assassinadas usava tornozeleira eletrônica.

Em nota, a Secretaria da Segurança do Ceará afirma que equipes policiais estão “em diligências ininterruptas, com o intuito de elucidar as sete mortes e duas lesões à bala” na cidade Viçosa do Ceará.

Via: G1 CE

Quem é a mulher que aplicou golpe milionário em dezenas de policiais

 

Investigada em três inquéritos instaurados na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), uma mulher, de 41 anos, segue foragida. Graziela Coutinho Barreto teria aplicado o golpe milionário aplicado em dezenas de policiais e bombeiros endividados. Ela não tem atendido ligações e respondido mensagens dos clientes prejudicados em quase R$ 3 milhões.

Conhecida pelo apelido de ‘Grazi’, ela se separou do companheiro, um escrivão aposentado da corporação, após a notícia viralizar. Posteriormente, a suspeita não foi mais vista no Distrito Federal. 

Vítimas relataram, segundo informações divulgadas pela coluna Na Mira, do portal Metrópoles, que a mulher estava escondida em João Pessoa, na Paraíba. Porém, esse detalhe não foi confirmado pela PCDF, que apura o caso por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf).

Graziela aproveitou o contato íntimo com a categoria para fingir facilidade de renegociar dívidas com bancos públicos e privados.

A ideia dela era prometer a redução em até 40% dos valores de empréstimos consignados e financiamentos feitos por policiais civis e militares, bem como praças do Corpo de Bombeiros.

Via: Metropoles

Vídeo: Na Bahia, homem é surpreendido e assassinado brutalmente em frente a mercadinho

 

Um homem foi brutalmente assassinado a tiros, na manhã desta sexta-feira (21), em frente a um mercadinho, no Parque São Cristóvão, em Salvador. A vítima estava de costas para o autor do crime no momento do ocorrido.

O homicídio aconteceu às 08h35 e foi registrado por câmeras de segurança do estabelecimento. Nas imagens, é possível ver que a vítima, identificada como Agnaldo Silva Jambeiro, de 52 anos, está mexendo na mala de um carro, quando o criminoso se aproxima por trás e dispara tiros em sua cabeça.

Policiais militares da 49ª CIPM foram acionados, chegaram ao local, constataram o fato e chamaram o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para a realização da perícia e a remoção do corpo.

A investigação do caso está nas mãos da Polícia Civil, através do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O autor e a motivação do crime ainda não foram identificados.

Vídeo:

“Saidinha”: 1.291 detentos não retornaram à prisão em São Paulo

 

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) divulgou nesta quarta-feira (19) que, dos 31.760 detentos do sistema prisional de São Paulo beneficiados pela “saidinha” em junho, 1.291 pessoas não voltaram. O número representa 4% dos presos que tiveram o benefício da saída temporária entre os dias 11 e 17 de junho.

A Polícia Militar (PM) prendeu 643 detentos que violaram as regras da “saidinha”. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), esses detentos foram encaminhados novamente ao sistema prisional.

Regras da “saidinha”
Assim que recebem o benefício e saem do presídio, os presos ficam proibidos de sair da cidade, frequentar bares, boates, envolver-se em brigas, andar armado ou praticar qualquer outro ato considerado grave perante a Justiça. Além disso, eles devem permanecer em casa no período noturno.

No estado de São Paulo, desde o ano passado, todo detento flagrado infringindo as regras é reconduzido ao Instituto Médico Legal (IML). Após o exame pericial, o policial responsável pela condução deverá levar os sentenciados aos Centros de Detenção Provisória ou para a Penitenciária Feminina da capital, conforme prevê uma portaria da Secretaria da Segurança Pública (SSP) com o aceite da Secretaria de Administração Penitenciária.

Além disso, o acordo de cooperação entre a SSP e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) permite que os policiais tenham acesso às informações dos detentos beneficiados. Dessa forma, é possível verificar durante a abordagem se as regras da saída temporária estão sendo cumpridas.

No dia 28 de maio, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao trecho do projeto de lei nº 2.253, de 2022, conhecido como “Lei das Saidinhas”, que autorizava a saída dos detentos dos presídios para convívio familiar.

Porém, a saída em São Paulo foi mantida mesmo após decisão do Congresso. A Justiça paulista explicou que as autorizações para saída temporária são questões jurisdicionais. “Portanto, serão decididas pelos juízes do Deecrim que cuidam das execuções de pena em regime semiaberto e que avaliarão caso a caso”, disse o TJSP em nota.

“Não é possível adiantar futuras decisões, porque a concessão dos benefícios segue alguns requisitos que serão verificados pelos magistrados no momento oportuno, assim como serão analisados os reflexos da alteração legislativa para cada caso”, completa a nota.

Saidinhas proibidas
A saída temporária de presos para atividade de convívio social era prevista na Lei de Execução Penal, que entrou em vigor em 1984, sancionada pelo último presidente da ditadura militar, João Batista Figueiredo.

As saidinhas, ou saidões, costumavam ocorrer em datas comemorativas, como Dia das Mães, Páscoa e Natal. O número de detentos que não retornaram às prisões após desfrutarem das saídas temporárias passou dos 15 mil no ano passado, conforme dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

Com a derrubada do veto pelo Congresso esta semana, as saídas temporárias dos presos ficarão proibidas. No entanto, os detentos poderão deixar os presídios para estudar, pelo tempo necessário às aulas, mas são excluídos desse benefício aqueles condenados por crime hediondo ou com violência ou grave ameaça contra pessoa.


Via: Metrópoles

Estado nordestino vive ‘era de chacinas’ por guerra entre facções criminosas

 

Antes mesmo do dia oficial do São João 2024, um grupo executou quatro homens e três mulheres. O caso aconteceu na madrugada desta quinta-feira (20), na Praça Clóvis Beviláqua, no centro da cidade de Viçosa do Ceará. Aquela foi a quarta chacina do ano no estado.

Com base nisso, o histórico estatístico recente de diversas mortes violentas relacionadas à guerra entre facções criminosas foi ampliado. Elas, assim como em Salvador, por exemplo, lutam por domínios de territórios. Mas, além disso, o que está em jogo é a construção do império estadual.

Entre os mortos da chacina mais recente, as mulheres tinham idades entre 16 e 25 anos, enquanto os homens de 18 a 26. Anteriormente, outra execução em massa foi registrada em novembro de 2020. À época, sete familiares morreram no município de Ibaretama, segundo informações do portal Uol.

Cerco fechado

De acordo com Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), as chacinas de 2023 e algumas deste ano já resultaram em prisões. Os casos ocorridos em Camocim, Itarema, Caucaia e Maranguape do ano passado já foram concluídos e passados à Justiça. 

Quanto a uma chacina, ocorrida em Ibicuitinga, dois suspeitos foram presos, mas o caso ainda segue sendo investigado.

“Atira sem dó”, bradam policiais sobre execução de testemunhas; Veja vídeo

 

O treinamento de um grupo de elite em Goiás chamou atenção após policiais militares divulgarem um vídeo nas redes sociais. No conteúdo, os agentes cantam uma música que faz apologia à execução de “bandidos”. A canção também incentiva a “caça” de testemunhas.

“Matar o bandido, acende uma vela, bota ele na mala, eu vou pra estrada velha. Eu tenho uma notícia e um corpo baleado. E a testemunha, aponta o caçador, eu quero a testemunha na sexta-feira à tarde. Eu tô de viatura, caçando esse covarde. Se eu pego, atiro sem dó nem compaixão. Minha emoção é zero, o verdadeiro inferno”, menciona um trecho da canção, cantada no estilo jogral.

Vídeo:

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Após voltar a morar junto, Gracyanne Barbosa confirma tentativa de reconciliação com Belo; Veja vídeo

 

Desde que confirmaram o fim do casamento, há dois meses, Gracyanne Barbosa e Belo estampam os noticiários com assuntos relacionados à vida pessoal do ex-casal. Em meio às muitas especulações de supostas traições, muitos fãs viviam a expectativa de uma reconciliação, que agora está prestes a acontecer.

O assunto veio à tona literalmente com a informação de que a musa fitness voltou a morar com o cantor depois de passar alguns dias em um apartamento, em São Paulo. Conforme divulgado pelo site Leo Dias, fontes afirmaram que eles já estariam tendo relações sexuais, mas que não reataram o casamento.

"A gente tem uma casa, a gente está passando por problemas nessa casa. Então a gente está se resolvendo, conversamos, é a coisa que a gente não conversava. Estamos resolvendo. Estou na casa que a gente sempre morou, o Belo também está lá e a gente tem um relacionamento. É impossível acabar e não tem por que não dividir a mesma casa pra resolver os nossos problemas de forma definitiva [...] onde há amor sempre vai existir esperança", disse à RedeTV! nesta terça-feira (18) ao participar de um evento.

Famoso humorista agia como nômade para fugir de investigadores

 

Foragido desde novembro de 2023, o humorista Carlos Alberto da Silva, conhecido pelo apelido de ‘Mendigo’, usou uma estratégia inusitada para fugir do cerco policial. Isso porque ele transitava por quatro apartamentos em São Paulo. Somente nesta terça-feira (18), ele foi preso pela dívida de R$ 246,9 mil de pensão alimentícia ao filho Arthur.

Investigadores da 2ª Delegacia da Divisão de Capturas do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE) realizaram a captura, após um novo mandado de prisão civil por pensão alimentícia foi expedido.

Já no fim do mês passado, os policiais civis receberam denúncias referentes ao paradeiro do artista, quando a investigação começou. De acordo com o portal g1, Carlos saía à noite e mudava de imóvel com frequência. 

"Nenhum apartamento era dele. Todos emprestados por amigos bem-sucedidos. Nunca ficava muito tempo, mudava constantemente, fazia rodízio", detalhou um investigador.

Com a montagem de uma campana na Avenida Nove de Julho, onde o suspeito tinha o hábito de transitar por essa área, os policiais o abordaram dirigindo um carro preto. Neste momento, o ex-integrante de programas como ‘Pânico na TV’ está detido no 18° Distrito Policial (DP) do Alto da Mooca, onde aguarda audiência de custódia nesta quarta-feira (19).

Pesquisadores sugerem que vida extraterrestre estaria na Terra

 

Desde que o mundo é mundo, os primeiros humanos já eram fascinados pelo céu e pelos astros que eram vistos. Conforme a tecnologia foi avançando e o pensamento científico também foi sendo mais elaborado, o encanto pelo espaço e pelos ambientes ao redor do universo aumentou ainda mais. É claro que, com o fascínio pelo espaço e com o aumento de recursos, a expectativa pela possibilidade de existir vida extraterrestre também cresceu.

Para que a vida exista em outros locais são necessários alguns requisitos. Então, quando os cientistas procuram vida em outras galáxias, baseiam-se no que sabem. Tanto é que, até o momento, conhece-se apenas um planeta que tenha vida: o nosso.

No entanto, um novo estudo liderado por Tim Lomas, Brendan Case e outros pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, propôs não somente que a vida extraterrestre existe, mas que ela estaria entre nós, na Terra.

Vida extraterrestre na Terra

Terra


De acordo com os autores, os relatos de avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs) poderiam ser seres de outros mundos visitando seus “parentes” que estão na Terra.

O objeto dos autores era dar o que chamaram de “explicações alternativas” para os chamados fenômenos anômalos não identificados (UAPs). Esse termo é usado para descrever os fenômenos que não são explicados de forma imediata.

Ainda conforme eles, as hipóteses para explicar esses fenômenos geralmente vem de explicações terrestres convencionais e das extraterrestres. “Entretanto, existe uma terceira classe de hipótese minoritária: uma explicação terrestre não convencional”, escreveram.

Em seu estudo, os autores fizeram a análise de algumas teorias que descrevem como os extraterrestres estariam vivendo no meio dos humanos. Uma dessas hipóteses é chamada de teoria dos humanos criptoterrestres, que fala sobre uma civilização avançada que poderia ter sobrevivido mesmo depois de catástrofes, como por exemplo, inundações.

Os próprios autores sabem que essas teorias seriam recebidas pela comunidade científica com ceticismo, para dizer o mínimo. Até porque não existem evidências para embasá-las. Outro ponto é que os cientistas não encontraram ainda nenhuma evidência de vida extraterrestre em outros planetas e nem na Terra. Independente disso, os estudos ainda estão sendo feitos.

Possibilidade

Tecmundo


A busca por vida extraterrestre não para de acontecer. Por conta disso, várias hipóteses são levantadas de onde ela possa estar. Como esse estudo feito pelo professor de astronomia e astrofísica Piero Madau que apresentou um modelo matemático novo que pode ajudar na busca por vida extraterrestre em até 326 anos-luz de distância do sistema solar.

De acordo com os dados, os resultados obtidos sugeriram que essa distância pode dar quase 11 mil exoplanetas rochosos do tamanho do nosso e que estejam dentro de suas zonas habitáveis.

Um ponto importante a ser dito é que esse estudo não é uma pesquisa a respeito de “como buscar por alienígenas”. Mesmo assim, os dados vistos nele sugerem que um planeta parecido com a Terra tem vida, podendo ser ela microbiana ou mais avançada. Esse planeta pode estar a 65 anos-luz de distância.

Esse estudo deve ajudar em novas pesquisas para que melhores métricas sejam criadas para a caracterização dos corpos parecidos com o nosso. Tudo isso com o objetivo de buscar por outros planetas habitáveis.

O estudo foi feito se baseando em dados coletados por missões espaciais diferentes, como por exemplo, a do telescópio espacial Kepler, que conseguiu confirmar mais de cinco mil exoplanetas.

O pioneiro do programa Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), Dr. Frank Drake, criou em 1961 a chamada equação de Drake para tentar entender a possibilidade da quantidade de civilizações e planetas habitáveis na nossa galáxia. No entanto, Piero diz que ainda faltam parâmetros importantes para que a equação seja melhorada.

“A Equação de Drake representa um resumo pedagógico útil dos fatores que podem afetar a probabilidade de detectar mundos com vida e, eventualmente, civilizações extraterrestres tecnologicamente avançadas ao nosso redor hoje. No entanto, essa probabilidade e esses fatores dependem, entre outras quantidades, da história da formação de estrelas e enriquecimento químico do disco galáctico local, bem como da linha do tempo do surgimento de formas de vida simples, como micróbios, e eventualmente vida complexa”, explicou Madau, professor da Universidade da Califórnia em Santa Cruz (UCSC), nos Estados Unidos.

Tendo como base os dados a respeito da Terra se formando há 4,5 bilhões de anos e a vida há quatro bilhões, o cientista criou um modelo matemático para estimar quando os chamados “planetas terrestres temperados” (TTPs) e a vida podem ter surgido. De acordo com ele, os astrônomos irão poder estudar quais regiões são candidatas boas para fazer uma busca por bioassinaturas de planetas habitáveis e vida alienígena.

Esse ponto de vista leva em consideração a população local de estrelas de vida longa, exoplanetas, TTPs e mais cálculos matemáticos. Na visão de Madau, tendo todas essas informações, a maior parte dos TTPs que estão em um raio de até 326 anos-luz são os mais antigos do sistema solar.

Mesmo assim, não existe nenhuma garantia de que eles possam realmente sustentar a vida. No entanto, esse estudo pode servir como um parâmetro para os cientistas que investigam possíveis lugares habitáveis e com algum tipo de vida.

“Portanto, se a vida microbiana surgiu tão rapidamente tanto na Terra quanto em mais de 1% dos Planetas Potencialmente Habitáveis (e isso é uma grande suposição), então espera-se que o planeta semelhante à Terra mais próximo, capaz de abrigar vida, esteja a menos de 20 pc de distância [65 anos-luz]. Isso pode ser motivo para algum otimismo cauteloso na busca por indicadores de habitabilidade e bioassinaturas pela próxima geração de instalações e instrumentos terrestres de grande porte. É desnecessário dizer que as bioassinaturas serão extremamente desafiadoras de detectar. E também é possível que a vida seja tão rara que não existam bioassinaturas em um Quiloparsec (kpc) ou mais para nós detectarmos”, concluiu Madau.

Fonte: TerraTecmundo

Maraisa zoa emagrecimento repentino de Maiara e viraliza na web; Veja vídeo

 

Maraisa não conseguiu se segurar e fez uma piada sobre o novo peso de sua irmã gêmea, Maiara. As duas estavam realizando um show no fim de semana,  quando a loira pediu o casaco da noiva de Fernando Mocó emprestado, recebendo uma alfinetada de brinde.

“Você para de reclamar. [...] Desde que começou [o show] está falando que está com frio. Emagrece 500 kg, não tem um tecido adiposo e fica falando aqui no ouvido da gente”, brincou Maraisa, levando o público aos risos.

O momento acabou viralizando nas redes sociais e rendeu uma série de comentários dos internautas, que recentemente criticaram o novo biotipo de Maiara. “A Maraisa praticamente humilhando a Maiara KKKKKKKKKKKKKKK muito coisa de irmã”, disse uma. “Po, mas aí é dar pano pra manga né? Se um site de fofoca pega esse corte a Maiara vira assunto pra 1 semana”, afirmou outra.

Via: Bnews

PCC lança ordem de morte para ex-PM acusado de atirar em Marielle

  Desde que concordou em fazer a delação premiada sobre a morte de Marielle Franco, o ex-policial Ronnie Lessa virou carta marcada do Primei...