terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Polícia Civil conclui inquérito sobre óbito de homem após empurrão em Itaporanga e indicia autor por lesão corporal seguida de morte

Foto: reprodução

 A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial (GTE) de Itaporanga, concluiu o inquérito que apurou a morte de Cícero Jorge Pereira Silva, de 49 anos, ocorrida após uma queda em frente à conveniência Altas Horas, no centro da cidade. O fato foi registrado no dia 28 de novembro de 2025.

Segundo as investigações, imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que a vítima, que apresentava sinais de embriaguez, é empurrada pelo investigado, identificado como Leandro, de 23 anos. Após o empurrão, Cícero Jorge caiu e bateu a cabeça no chão. A ação ocorreu poucos segundos depois de um breve contato físico entre os dois.

A vítima chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, onde passou por cirurgia craniana e permaneceu internada por 13 dias. No entanto, não resistiu às complicações decorrentes do traumatismo cranioencefálico, falecendo no dia 11 de dezembro de 2025.

De acordo com o delegado Ilamilto Simplicio, titular da 17ª Delegacia Seccional, testemunhas ouvidas durante o inquérito relataram que, após a queda, o investigado permaneceu no local, mas não prestou socorro à vítima. Em depoimento, Leandro confirmou que empurrou Cícero, alegando que a intenção era apenas afastá-lo, negando a vontade de provocar qualquer tipo de lesão.

Com base no conjunto de provas reunidas — incluindo imagens de segurança, depoimentos testemunhais e laudo necroscópico — o delegado Fábio Vinícius de Sá Oliveira indiciou o investigado pelo crime de lesão corporal seguida de morte, conforme previsto no artigo 129, parágrafos 3º e 7º, do Código Penal. A pena de reclusão prevista varia de 4 a 12 anos.

O inquérito foi finalizado e encaminhado ao Poder Judiciário, que agora dará prosseguimento às medidas legais cabíveis. Cícero Jorge completaria 50 anos no próximo mês de janeiro e era natural de Mauriti, no Ceará.


Por Patos Online

Polícia Civil deflagra operação ‘Último Ato’ em Salgueiro e cumpre 3 mandados de prisão

 

Na manhã desta terça-feira, 30 de dezembro de 2025, a Polícia Civil de Pernambuco, por meio da 23ª DESEC e da 193ª Delegacia de Polícia da Circunscrição de Salgueiro/PE, sob a coordenação dos Delegados George Saraiva e Felipe de Paula, deflagrou a Operação de Polícia Judiciária (OPJ) denominada “Último Ato”.

A operação teve como objetivo o cumprimento de quatro mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Salgueiro/PE, relacionados aos crimes de roubo e tentativa de homicídio.

Até o momento, foram cumpridos três mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão. Em decorrência da ação policial, foram presos: J. P. G., F. L. A e J. P. R. S..

Os presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro para a adoção dos procedimentos legais cabíveis e, posteriormente, serão recolhidos ao Presídio de Salgueiro e à Cadeia Pública Feminina de Verdejante/PE, onde ficarão à disposição da Justiça e passarão por audiência de custódia.

A Polícia Civil de Pernambuco reafirma seu compromisso com a repressão qualificada à criminalidade e a promoção da segurança pública em todo o Estado.

Via: Blog do Didi Galvão

Bolsonaro é levado de volta ao centro cirúrgico por crise de soluços

Foto: reprodução

 O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será submetido a um novo procedimento cirúrgico, nesta terça-feira (30/12), para tratar do quadro de soluços. Trata-se da quarta intervenção desde que foi internado na véspera do Natal.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro disse, nas redes sociais, que o marido passará por um reforço no bloqueio do nervo frênico. A intervenção já havia sido realizada na tarde dessa segunda-feira (29/12).

Bolsonaro internado

  • Bolsonaro foi levado DF Star, em Brasília, na véspera de Natal.
  • Ele já passou por três procedimentos cirúrgicos desde que foi internado. Nesta terça, reliza o quarto.
  • Em 25 de dezembro, ele passou por uma cirurgia para tratar de uma hérnia inguinal bilateral. No sábado (27/12), realizou o bloqueio do nervo frênico do lado direito. Já nessa segunda-feira (29/12), foi a vez do bloqueio do nervo frênico do lado direito.
  • Os procedimentos visam reverter o quadro de soluços persistentes.
  • Durante a internação, ele apresentou alteração em sua pressão arterial e iniciou tratamento para apneia do sono.

Nessa segunda-feira (29/12), diante da persistência dos soluços, Bolsonaro realizou o bloqueio do nervo frênico esquerdo. No entanto, na manhã desta terça, Bolsonaro apresentou uma nova crise cerca das 10h e, segundo Michelle, não parou desde então.

O bloqueio do nervo frênico é um procedimento de radiointervenção, com aplicação de anestesia. O efeito do anestésico dura de 12 a 18 horas, segundo os médicos. Após a intervenção, Bolsonaro vai ficar internado para observação e acompanhamento da evolução do quadro.

O procedimento consiste na injeção de anestésico local próximo a nervos específicos para bloquear sinais de dor. No caso de Bolsonaro, ele será usado para interromper temporariamente a função do diafragma e controlar os soluços.

A expectativa da equipe médica é que o ex-presidente fique internado até os primeiros dias de janeiro. Ele está hospitalizado no DF Star, em Brasília. Antes da internação, ele se encontrava preso na Superintendência da Polícia Federal, também na capital do país. Após a recuperação da cirurgia, ele deve retornar à PF.

Fonte: Metrópoles

Em PE: Dono de posto de combustível tem carro cercado e é executado a tiros; Veja

 

Um empresário do ramo de postos de combustíveis foi assassinado a tiros na tarde de segunda-feira (29), em frente a uma granja no município de Moreno, no Grande Recife. Braz Alexandrino Ferreira Júnior, de 51 anos, estava dentro de um carro quando foi surpreendido por uma dupla criminosa.

Imagens de câmeras de segurança mostram o veículo da vítima parado em uma estrada de terra. Uma mulher desce pela porta do passageiro, mas retorna rapidamente ao perceber a aproximação dos suspeitos. Em seguida, os criminosos se aproximam do carro e efetuam diversos disparos em direção a uma das janelas.

Os suspeitos estavam armados com pistolas e armas longas e usavam coletes à prova de balas. Segundo informações iniciais, eles estariam escondidos em um galpão próximo ao local do crime.

Braz Alexandrino chegou a ser socorrido e levado para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. A mulher que o acompanhava não ficou ferida.

Um dos envolvidos, de 26 anos, foi preso, autuado em flagrante e encontra-se custodiado em uma unidade hospitalar. O caso foi registrado como homicídio.

Vídeo:

PM cumpre mandado de prisão durante blitz na PB-262, em Teixeira; motociclista foi detido após tentativa de fuga

Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução/Freepik)

 Policiais militares da 4ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar cumpriram um mandado de prisão durante uma fiscalização de trânsito realizada na rodovia PB-262, na noite desta segunda-feira (29), em Teixeira, Sertão paraibano.

Segundo a PM, um condutor de motocicleta tentou se evadir ao perceber a barreira policial, iniciando-se acompanhamento tático. Em seguida, ele foi alcançado e submetido à abordagem.

No momento da fiscalização, o abordado não apresentou documento de identificação, afirmou não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, inicialmente, forneceu um nome diverso, demonstrando sinais de nervosismo e inquietação.

Após nova averiguação e a correta identificação do indivíduo, os policiais constataram a existência de um mandado de prisão em aberto em seu desfavor, confirmado por consultas aos sistemas de segurança. Ele foi informado sobre a ordem judicial e acerca de seus direitos constitucionais.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão, e o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Patos para a adoção das medidas legais cabíveis.

Por Patos Online
Com informações do 3º BPM

Sertão: Jovem é encontrada morta dentro de casa no interior da Bahia e polícia abre investigação

 

Uma mulher foi encontrada morta dentro de sua própria residência na cidade de Paulo Afonso, no Sertão da Bahia, e o caso está sendo investigado pela polícia local. A vítima foi identificada como Yasmin Feitosa Borges Bacalhau, de 22 anos.

O caso aconteceu na tarde deste domingo (28). De acordo com a Polícia Militar, o corpo foi encontrado dentro do apartamento onde ela morava, no centro de Paulo Afonso, com sinais de violência, o que indicia, em princípio, que a morte pode ter motivações criminosas ainda sob apuração. 

Equipes do 20º Batalhão da Polícia Militar foram acionadas após denúncias de moradores ouvidos sobre a ausência de contato com a jovem. No local, a área foi isolada para a realização dos procedimentos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que fez a perícia e a remoção do corpo para exame de necropsia. 

A Polícia Civil deve agora assumir as investigações para identificar as circunstâncias exatas da morte, ouvir testemunhas, verificar imagens de segurança e possíveis relações da vítima que possam ajudar a esclarecer a dinâmica do crime. Até o momento, não há informações oficiais sobre prisão de suspeitos ou motivação confirmada. 

Casos de homicídios e mortes violentas dentro de residências têm sido motivo de preocupação nas estatísticas de segurança pública do estado, estimulando debates sobre políticas de proteção e combate à violência urbana e contra mulheres.

Via: Bnews

Cientistas querem “bloquear o Sol” para esfriar a Terra, mas o risco é alto


 Pesquisas recentes sugerem que técnicas de modificação da radiação solar (SRM) podem ajudar a resfriar o planeta, refletindo parte da luz solar de volta ao espaço. Apesar disso, especialistas alertam que essas abordagens não substituem a necessidade urgente de reduzir emissões de gases de efeito estufa. O relatório da Royal Society, publicado em 2025, oferece uma análise detalhada sobre eficácia, riscos e limitações da SRM, enfatizando que os efeitos regionais ainda são altamente incertos.

A SRM poderia diminuir a temperatura média global se implementada de forma coordenada;
Não resolve impactos climáticos causados por gases de efeito estufa;
Técnicas estudadas incluem injeção de aerossóis estratosféricos e clareamento de nuvens marinhas;
Implementação parcial pode alterar padrões de precipitação e causar impactos desiguais;
Interrupção abrupta da SRM poderia aumentar temperaturas globais em até 2°C.

Duas técnicas principais recebem maior atenção científica: Injeção de Aerossóis Estratosféricos (SAI), que libera partículas refletoras na alta atmosfera, e Clareamento de Nuvens Marinhas (MCB), que aumenta a refletividade de nuvens sobre os oceanos. Entre elas, a SAI é considerada mais viável, tanto em termos técnicos quanto de compreensão de seus efeitos climáticos.

A SRM atua apenas como uma máscara temporária para o aquecimento, sem eliminar a causa principal das mudanças climáticas. Portanto, mesmo com sua aplicação global coordenada, outros impactos, como alterações nos padrões de chuva e clima regional, permanecem difíceis de prever.

Riscos e desafios da implementação

Apesar do potencial de reduzir temperaturas médias globais, a SRM enfrenta desafios técnicos e de governança complexos. Estudos indicam que a maneira, o local e a intensidade da aplicação influenciam diretamente os impactos regionais.

Uma interrupção abrupta do sistema poderia gerar um efeito de término, com aumentos rápidos de temperatura que colocariam ecossistemas e populações em risco.

Além disso, qualquer aplicação da SRM exige compromissos globais de longo prazo, monitoramento contínuo e acordos internacionais para minimizar consequências indesejáveis.

O relatório da Royal Society deixa claro que a gestão sustentável da radiação solar não substitui políticas de mitigação climática, mas pode servir como uma ferramenta complementar para reduzir riscos. Estratégias de redução de emissões permanecem fundamentais para limitar o aquecimento a níveis seguros, enquanto a SRM poderia ajudar a ganhar tempo e reduzir impactos imediatos do aquecimento global.

Fonte: R7

Mulher que matou casal de amigos tentou fugir e quase foi linchada

 

A mulher que atropelou e matou o namorado e uma amiga dele, na madrugada do último domingo (28/12), na zona sul de São Paulo, tentou fugir do local do crime e precisou ser levada — às pressas — à delegacia para não ser linchada por populares. As informações constam no boletim de ocorrência registrado sobre caso – o Metrópoles teve acesso ao B.O.

Geovanna Proque da Silva, de 21 anos, dirigia um veículo Citroen em alta velocidade e colidiu contra a moto que era conduzida pelo namorado, Raphael Canuto Costa, também de 21 anos. Na garupa estava uma amiga dele, Joyce Correa da Silva, de 19.

Com o choque, a moto voou por 30 metros. Raphael e Joyce morreram no local. Dois veículos estacionados foram envolvidos na colisão, e um homem se feriu.

Após causar a batida, Geovanna fugiu do local, mas sentiu tonturas e se deitou em uma calçada, próximo à cena do crime. Ela foi abordada e presa em flagrante por policiais militares. A tragédia ocorreu na rua Professor Leitão da Cunha, no bairro Parque Regina.

Os PMs “retiraram Geovanna imediatamente do local, visto que populares queriam linchá-la”, diz o boletim de ocorrência.

Agiu por ciúmes

Segundo os relatos de testemunhas e a análise policial, Geovanna agiu por ciúmes quando acelerou o carro e mirou a moto em que estava o namorado e a amiga dele.

Momentos antes, Raphael estava em um churrasco na própria casa. A namorada teria se incomodado com a presença de mulheres na confraternização, como demonstrou por mensagens enviadas via WhatsApp instantes antes do crime.

Irritada, ela foi com a madrasta, ainda não identificada pela polícia, até a casa de Raphael. Ele não teria deixado que a jovem entrasse e saiu para andar de motocicleta. Geovanna pegou o carro logo em seguida e seguiu o namorado.

Em uma adega próxima, Raphael viu Joyce, identificada por testemunhas como uma amiga de infância dele. Ela embarcou na garupa da moto, e os dois seguiram viagem, até serem brutalmente atingidos por Geovanna.

Vídeo mostra colisão

Uma câmera de segurança capturou o momento em que Geovanna atinge, em alta velocidade, a motocicleta guiada por Raphael. Veja o vídeo:

Presa preventivamente

Quando foi detida, Geovanna apresentava sinais de sonolência, mas estava ciente do que tinha acontecido e conversava de modo claro, relataram os policiais. A jovem também admitiu que tinha feito uso de medicamentos antidepressivos e que já tentou suicídio anteriormente.

Ela foi encaminhada à Assistência Médica Ambulatorial (AMA) de Pirajussara, também na zona sul, e permaneceu à disposição da Justiça.

Geovanna passou por audiência de custódia e teve a prisão convertida em preventiva. Ela deve responder por duplo homicídio qualificado por motivo fútil e com emprego de recurso que dificultou a defesa das vítimas.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o caso está sendo investigado pelo 37° Distrito Policial (Campo Limpo), que busca identificar e localizar possíveis envolvidos e testemunhas, além de novas imagens que possam auxiliar no esclarecimento dos fatos.

O Metrópoles contatou a defesa da jovem, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.

Joyce foi velada no domingo (28/12), e a despedida de Raphael ocorreu nesta segunda (29/12).

Chacina em PE: Ataque a tiros em barbearia deixa mortos e feridos

 

Pelo menos quatro homens morreram e outros três ficaram feridos durante o ataque a uma barbearia localizada na Vila Sotave, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na manhã desta terça-feira (30). A Polícia Civil investiga a chacina.

De acordo com testemunhas, dois homens chegaram em uma moto e invadiram o estabelecimento, disparando vários tiros. Havia pelo menos 11 pessoas no local. O barbeiro conseguiu se trancar no banheiro e sobreviveu porque ficou embaixo de alguns dos corpos.

Os assassinos fugiram de bicicleta, porque a moto não funcionou. Posteriormente, a polícia identificou que o veículo havia sido roubado de uma mulher minutos antes a poucos metros do local do crime.

Segundo apuração da TV Jornal, três vítimas mortas na barbearia foram identificadas como Gabriel Xavier de Melo, de 23 anos, Ian Batista da Silva Costa, 18, e Ednaldo Sales da Silva Filho, 31. A quarta vítima, também do sexo masculino, ainda está sem identificação.

Outros três feridos por tiros foram socorridos e encaminhados para um hospital no Recife. Uma quarta pessoa, ferida por estilhaços, não precisou de atendimento médico.

A polícia suspeita que o crime pode ter sido uma vingança porque, dois dias antes, houve um assassinato numa barbearia localizada na comunidade João de Deus.

VIOLÊNCIA EM NÚMEROS

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 2.844 pessoas foram assassinadas em Pernambuco entre janeiro e novembro deste ano. No mesmo período de 2024, foram 3.166.

O número inclui os homicídios, latrocínios, feminicídios, lesão corporal seguida de morte e óbitos decorrentes de ações das forças de segurança.

A meta do Juntos pela Segurança é reduzir em 30% o número de mortes no final de 2026, comparando com o resultado de 2022.

Via: Jc

Equipe do SAMU de Matureia realiza parto dentro de ambulância durante deslocamento para a Maternidade de Patos

Imagem autorizada pela paciente (Foto: Divulgação/SAMU Matureia)

 Um parto marcado por emoção e profissionalismo mobilizou uma equipe do SAMU na noite desta segunda-feira (29), no município de Matureia, no Sertão paraibano. Por volta das 22h30, uma gestante deu à luz dentro da própria ambulância durante o deslocamento para a Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos.

A equipe da Unidade de Suporte Básico (USB-13) havia sido acionada para prestar apoio no atendimento a uma paciente do município de Imaculada, que se encontrava em trabalho de parto. Durante o trajeto, após a descida da Serra do Teixeira, a gestante entrou em período expulsivo, tornando impossível a continuidade da viagem até a unidade hospitalar antes do nascimento.

O parto aconteceu de forma natural e tranquila dentro da viatura e foi conduzido pelo enfermeiro Osiel Ferreira, com apoio da técnica de enfermagem Ana Clara e do condutor André Barboza, que realizaram todos os procedimentos necessários e os primeiros cuidados com a mãe e o recém-nascido.

O bebê, que recebeu o nome de João Miguel, nasceu com saúde. Após a estabilização de ambos, a equipe seguiu com segurança até a Maternidade Peregrino Filho, onde mãe e filho receberam acompanhamento médico.

Segundo informações repassadas pelo SAMU, tanto a gestante quanto o recém-nascido passam bem, e o atendimento foi considerado um sucesso, encerrando de forma marcante o último plantão do ano de 2025 da equipe.

Por Patos Online

Policiais são presos e viram réus por sequestro e morte no interior de PE

 

Wilson Araújo Melo foi morto após ser sequestrado em um espetinho, no município de Limoeiro

Quatro policiais militares estão presos preventivamente acusados pelo sequestro e assassinato de um homem de 30 anos na zona rural do município de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco. A Justiça já aceitou a denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) contra o grupo.

O cabo Everson da Silva Barbosa, do 21º batalhão; o cabo Jonathan Gomes Souza, do 2º batalhão; o soldado Pedro de Moura Silva, do BEPI; e o soldado Lucas Cabral dos Santos, do 25º batalhão, se tornaram réus pelos crimes de homicídio qualificado (recurso que dificultou a defesa da vítima) e por sequestro e cárcere privado.

A coluna Segurança teve acesso com exclusividade a detalhes da investigação. De acordo com a denúncia, Wilson Araújo Melo estava com a esposa e o filho num espetinho localizado no Distrito dos Mendes quando foi abordado e levado por três homens que usavam balaclavas e estavam em um carro branco, na noite de 06 de novembro deste ano.

Testemunhas tiraram uma foto do veículo, mostrando a placa, o que ajudou na investigação. Na imagem também foi registrado o sapato de um dos autores do crime. Posteriormente, a investigação apontou que Lucas Cabral era o dono dele.

O corpo da vítima, com marcas de tiros, foi encontrado pouco depois às margens da PE-60, nas proximidades do município de João Alfredo, também no Agreste.

Durante as buscas por Wilson, policiais encontraram o carro suspeito, no município de Salgadinho, e fizeram a abordagem. Na revista, foram encontradas as balaclavas, dois coletes balísticos, um revólver calibre 38 sem registro e munições.

Os ocupantes do carro se apresentaram como militares e foram levados para a Delegacia de Limoeiro, onde prestaram depoimento e foram liberados - apesar dos fortes indícios. Eles estavam de folga no dia do crime.

Uma perícia realizada no carro identificou material genético da vítima, ampliando a materialidade das acusações contra os policiais.

PRISÃO PREVENTIVA E INVESTIGAÇÃO NA CORREGEDORIA

Com a conclusão das investigações, o MPPE encaminhou a denúncia à Justiça, solicitando as prisões preventiva do grupo. A possível motivação para o crime contra Wilson não foi apontada no relatório.

Os quatro policiais foram encaminhados ao Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco (Creed), em Abreu e Lima, em 19 de dezembro, por determinação da juíza Isabella Ferraz Barros, da Vara Criminal da Comarca de Limoeiro.

O caso também é investigado pela Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS). No final do processo, os militares também ser expulsos da corporação.

Via: Jc

Sertão: Grave acidente na PE-430 deixa dois mortos em São José do Belmonte

 

A Polícia Militar divulgou novos detalhes sobre o grave acidente de trânsito registrado na madrugada desta terça-feira dia (30), que resultou na morte de dois jovens no município de São José do Belmonte, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com o 14º Batalhão da Polícia Militar (14º BPM), o sinistro ocorreu por volta das 2h30, na PE-430, nas proximidades do Sítio Várzea, e envolveu um ônibus da empresa Progresso, que fazia a linha Recife/Crato, e um automóvel VW Gol.

As vítimas fatais foram identificadas como Marquinhos e Marlúcio, ambos ocupantes do veículo de passeio. Segundo as informações oficiais, os dois ficaram presos às ferragens e morreram ainda no local, em decorrência da gravidade da colisão.

A guarnição da Polícia Militar foi acionada para prestar apoio ao Corpo de Bombeiros, que realizou a retirada das vítimas das ferragens. Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML), responsável pelos procedimentos periciais.

Conforme relato do motorista do ônibus, o veículo VW Gol trafegava em alta velocidade, pela contramão, em sentido oposto ao do coletivo. Ao perceber a situação, o condutor do ônibus tentou reduzir a velocidade e desviar, porém não conseguiu evitar a colisão frontal. Com a força do impacto, o carro foi arrastado na pista.

No momento do acidente, o ônibus transportava 44 passageiros. O condutor do coletivo sofreu apenas uma lesão superficial na perna direita, enquanto nenhum dos passageiros ficou ferido.

O IML foi acionado e realizou os procedimentos necessários no local. A Polícia Civil instaurou um Procedimento de Investigação Criminal (PIC) para apurar as circunstâncias do acidente. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de São José do Belmonte, que dará continuidade às investigações.

O trecho da rodovia precisou ser parcialmente interditado durante o atendimento da ocorrência, causando lentidão no tráfego.

O caso causou forte comoção em São José do Belmonte, onde as vítimas eram conhecidas. Familiares e amigos lamentam profundamente a tragédia.

Via: Blog O Povo com a Notícia

Mulher denuncia violência doméstica e tentativa de feminicídio, aponta falhas no atendimento e teme pela própria vida em Desterro

Hematomas sofridos pela vítima (Foto: reprodução)

 Uma mulher de 39 anos denunciou ao Patos Online ter sido vítima de violência doméstica extrema, com características de tentativa de feminicídio, no último domingo (28), no bairro do Cruzeiro, no município de Desterro, no Sertão da Paraíba. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Teixeira, mas, segundo a vítima, o agressor foi liberado horas depois, o que aumentou o sentimento de medo e desamparo.

De acordo com o relato, a agressão ocorreu após o companheiro da vítima ingerir bebida alcoólica durante um evento público. Em determinado momento, ele passou a agir de forma agressiva e, ao retornar para a residência, atacou a mulher com extrema violência, jogando-a no chão, desferindo chutes e socos e apertando seu pescoço com as duas mãos, até que ela ficasse sem ar e com a visão escurecida. A agressão foi presenciada pela filha do casal, de apenas 6 anos, além de uma testemunha que teria impedido um golpe com um tijolo, que seria desferido contra a cabeça da vítima.

"Quando ele chegou perto de mim, já foi me jogando no chão, já foi me chutando, me batendo, apertando meu pescoço, eu já tava ficando sem fôlego, o mundo já tava ficando escuro. Minha filha presenciou tudo, ela tem seis anos de idade. Um amigo dele presenciou tudo, mas não teve a coragem, não teve nem a coragem de empurrar ele pra ele sair de cima de mim. Ele me chutou o quanto quis, nas pernas, nos braços, sem contar o esfolamento no meu pescoço, né? Daí, ele soltou meu pescoço e correu, pegou um tijolo. Quando ele ia baixar o tijolo pra bater na minha cara, na minha cabeça, foi que o amigo dele disse para parar, e eu gritando e eu pedindo socorro. Mas ninguém me socorreu", relatou

Ainda segundo a denúncia, a vítima ligou diversas vezes para a PM, que chegou posteriormente ao local e conduziu o agressor à delegacia, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelos crimes de lesão corporal e ameaça, com base na Lei Maria da Penha.

A vítima afirma que apresentou hematomas visíveis no pescoço, braços e coxas, além de possuir registros fotográficos das lesões. No entanto, relata inconsistências no registro do depoimento, erros em dados pessoais na medida protetiva, a exemplo da sua naturalidade e os telefones de contato, e questiona a validade do exame de corpo de delito, que teria sido feito em uma unidade hospitalar de Teixeira, e não no IML de Patos, como determina o procedimento padrão.

A Justiça, por meio do juiz plantonista do Núcleo de Plantão Judiciário do 1º Grau de Jurisdição - NUPLAN, homologou a prisão em flagrante, mas concedeu liberdade provisória ao suspeito, sem fiança, entendendo que não estavam presentes os requisitos legais para a prisão preventiva, impondo apenas medidas cautelares e protetivas. Conforme a decisão judicial que a nossa equipe teve acesso, não houve pedido formal da autoridade policial ou do Ministério Público para a decretação da prisão preventiva.

A vítima também relatou um histórico de agressões físicas, psicológicas e sexuais, além de episódios anteriores que teriam sido tratados como acidentes.

Confira abaixo trechos da decisão do juiz plantonista ao conceder a liberdade provisória e impor as medidas protetivas:

"[...] Acontece que se encontram ausentes, neste momento processual, os requisitos intrínsecos do periculum libertatis previstos no art. 312 do Código de Processo Penal que justifiquem a decretação da prisão preventiva. Neste ponto, é fundamental ressaltar que não houve representação da autoridade policial pela prisão preventiva, tampouco pedido do Ministério Público nesse caminho. [...]"

"[...] Assim, ausente pedido formal e expresso da autoridade policial ou do Ministério Público para a imposição da prisão preventiva pelo magistrado, entendo que o segregado deva ser posto em liberdade."

"Embora o Ministério Público tenha sugerido a fixação de fiança no valor de 04 (quatro) salários mínimos, em uma análise de ponderação e proporcionalidade, considerando que o flagranteado é tecnicamente primário, conforme atestado pelas certidões negativas de antecedentes criminais nos sistemas PJE, SISCOM, SEEU e BNMP, e que a finalidade de acautelamento do processo e, principalmente, de proteção da vítima, será plenamente atingida pela imposição cumulativa das medidas cautelares diversas da prisão e das medidas protetivas de urgência, o recolhimento de fiança revela-se desnecessário e excessivo. A aplicação das medidas cautelares previstas no artigo 319 do Código de Processo Penal, aliada às medidas protetivas da Lei Maria da Penha, se mostra suficiente e adequada para tutelar a ordem pública e a integridade da vítima. [...]"

"[...] Embora o Juízo tenha em mãos poucos elementos para uma análise mais aprofundada dos fatos, a narrativa da vítima, corroborada pelos depoimentos dos policiais e pelo laudo de constatação que indicou hematomas na região do pescoço e coxa esquerda, está a indicar situação de risco concreto e iminente, tendo em vista notícia de violência física com implemento de lesões corporais (socos, chutes, esganadura/estrangulamento) e violência psicológica com implemento de ameaças de morte e de dano. A situação é potencializada pela informação de que o agressor faz uso abusivo de álcool e que as agressões se tornaram mais graves e frequentes nos últimos meses, conforme o Formulário Nacional de Avaliação de Risco. A tentativa de esganadura, em particular, constitui um grave sinal de periculosidade, sendo um fator de risco preditivo de violência fatal, o que demanda a máxima cautela por parte deste Juízo. [...]"

"[...] Com base nessa conjuntura, restando presentes indícios de possibilidade de agressão (física ou psicológica), ou seja, fumus boni iuris, bem como o risco de demora em relação a vida e integridade física e moral da ofendida, isto é, periculum in mora, resta prudente a decretação das medidas protetivas pertinentes, conforme requerido expressamente pela vítima e corroborado pela manifestação do Ministério Público [...]."

Entre as determinações impostas pelo juiz na medida protetiva, estão:

  1. Afastamento do flagranteado do lar da ofendida, ficando proibido de frequentar o aludido recinto, bem como eventual local de trabalho daquela, a fim de preservar a sua integridade física e psicológica (art. 22, III, “c”, da Lei 11.340/06), devendo retirar, de imediato, seus pertences pessoais do local, se for o caso, em dia e horário previamente combinados e acompanhado de força policial.
  2. Proibição de se aproximar da(s) ofendida(s), familiares e testemunhas (à exceção dos filhos em comum do casal, cuja visitação deverá ser feita com auxílio de terceiro a ser indicado pela vítima, a fim de evitar contato com ela), com a consequente fixação de 500 (quinhentos) metros como limite mínimo de distância entre o(a) requerido(a) e aquela (art. 22, III, “a”, da Lei no 11.340/06), devendo essa proibição ser rigorosamente observada em qualquer circunstância.
  3. E proibição de manter contato com a(s) ofendida(s), familiares e testemunhas (à exceção dos filhos em comum do casal, cuja visitação deverá ser feita com auxílio de terceiro a ser indicado pela vítima, a fim de evitar contato com ela), por qualquer meio de comunicação, incluindo telefone, aplicativos de mensagens (Whatsapp, Telegram), redes sociais ou e-mail, o que faço com fundamento no artigo 22, inciso III, alíneas "a" e "b" e artigo 23, inciso IV, da Lei 11.340/2006.

Mesmo com a medida protetiva em vigor, a mulher denuncia que o agressor teria descumprido a ordem judicial, enviando mensagens e áudios no dia seguinte à soltura. Ao buscar orientação novamente, foi informada de que deveria retornar à delegacia para registrar nova ocorrência.

Ela afirma temer ser morta e critica o que considera falta de efetividade do sistema de proteção, cobrando apuração rigorosa do caso, oitiva das testemunhas e responsabilização do agressor.

Como denunciar

Denúncias de estupros, tentativas de feminicídios, feminicídios e outros tipos de violência contra a mulher podem ser feitas por meio de três telefones:

  • 197 (Disque Denúncia da Polícia Civil)
  • 180 (Central de Atendimento à Mulher)
  • 190 (Disque Denúncia da Polícia Militar - em casos de emergência)

Por Patos Online

SERTÃO: HOMEM É ASSASSINADO NA ZONA RURAL DE INAJÁ

 

Um homem foi assassinado na madrugada desta terça-feira (30), no distrito de Caraibeiros, zona rural do município de Inajá, no Sertão de Pernambuco.

A vítima foi identificada como José Ronaldo Marinho da Silva, de 41 anos, encontrada já sem vida, com marcas de disparos de arma de fogo. De acordo com informações preliminares, José Ronaldo era natural do município de Petrolândia e possuía diversas passagens pela polícia.

Após os procedimentos no local do crime, o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru para realização dos exames cabíveis.

A Polícia Civil instaurou inquérito e investiga as circunstâncias, autoria e motivação do homicídio. Até o momento, ninguém foi preso.

Via: Blog O Povo com a Notícia

Tabira: Dudu Moras é encontrado morto em sua fazenda


 Luto na Poesia e Advocacia

O poeta e advogado criminalista Dudu Morais foi encontrado morto em seu sítio, no município de Tabira. Encontrado morto com disparos de arma de fogo, disparo na cabeça. A notícia causou forte repercussão e tristeza entre amigos, familiares e a comunidade cultural e jurídica da região. As circunstâncias do caso estão sendo apuradas pelas autoridades. O IC- Instituto de criminalística deslocou-se ao local, e o corpo será periciado e após levado ao IML-Instituto de Medicina Legal de Caruaru. Até o momento as autoridades investigam o caso como ‘Morte a esclarecer’. Mas pelos relatos pode ter sido suicídio. Segundo apurou e confirmou o Blog do Nill. Dudu sempre foi uma pessoa muito querida no meio poético e jurídico. Nos dois espaços ele se apresentava com imenso talento.

Tive a oportunidade de conhecer e ter boas conversas com Dudu. O admirava nas duas versões: advogado e poeta. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

Em 2019, ele foi absolvido da acusação de homicídio contra seu tio, Clênio Evandro Cordeiro, 42 anos, no dia 18 de janeiro daquele, na Rua Rosa Xavier após um desentendimento. O presidente dos trabalhos foi o  Juiz Jorge William Fredi.

Para a maioria dos jurados, prevaleceu a tese defendida pelos advogados  José Ricardo Cavalcanti,  Klênio Pires e Renan Marques de Legítima Defesa Putativa, além de pedir absolvição por clemência.

Era tido como um dos poetas mais brilhantes de sua geração. Escreveu:

Minha história é um texto sem resumo
Ora ao lado de alguém, ora sozinho…
Que perder-se também é um caminho
Onde só os mais fortes buscam rumo.
Se você quer ir mesmo? Eu me acostumo!
E prometo sorrir na despedida
Se voltares depois, direi: -”Querida,
Não voltei pra você nem pra ninguém,
Que na vida tirando o ‘V’ que tem
As três letras restantes são de ‘IDA’.

Via: Blog do Marcelo Patriota

HOMEM É MORTO Á TIROS NA ZONA RURAL DE ITAPETIM NA NOITE DESTE DOMINGO (18)

  As informações chegadas ao blog do Marcello Patriota, é que um homem foi morto à tiros na zona rural do ‘Ventre Imortal da Poesia’, segund...