Itapetim e outras cidades de Pernambuco e Paraíba ficaram com o sinal de internet paralisado na tarde e noite desta sexta-feira (29). Segundo informações, a causa teria sido um incêndio na vegetação às margens da rodovia próximo a Teixeira-PB. O fogo atingiu a rede e rompeu um cabo de fibra óptica, deixando milhares de usuários sem acesso a web por várias horas.
Além de Itapetim, também foram prejudicadas com a suspensão do serviço as cidades de Brejinho-PE, São José do Egito-PE, Tuparetama-PE, Santa Terezinha-PE, Ouro Velho-PB, Prata-PB, Sumé-PB, Monteiro-PB, Matureia-PB, Água Branca-PB, Juru-PB, Tavares-PB, Princesa Izabel-PB e Manaíra-PB.
Em Itapetim o problema teve início pouco depois das 15h e estendeu pela noite afetando a maioria dos provedores da cidade. Através de nota, o Provedor R3 Telecom informou que conseguiu operar com um link reserva, até o serviço ser normalizado pela operadora.
Não há informações sobre o que teria causado o incêndio.
Nova campanha contra HIV/aids estimula público jovem a realizar a testagem; Dia Mundial de Luta Contra a Aids é celebrado dia 1º de dezembro
Foto: Erasmo Salomão/ASCOM MS
O Brasil conseguiu evitar 2,5 mil mortes por aids entre os anos de 2014 e 2018. Nos últimos cinco anos, o número de mortes pela doença caiu 22,8%, de 12,5 mil em 2014 para 10,9 mil em 2018.
Os dados são positivos, no entanto, o Ministério da Saúde acredita que 135 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem. Com base nessa estimativa, a pasta realizou nesta sexta-feira (29) o lançamento da Campanha de Prevenção ao HIV/Aids.
O foco é incentivar pessoas que não se preveniram em algum momento da vida a procurar uma unidade de saúde e realizar o teste rápido. Com o tratamento adequado, o vírus HIV fica indetectável, ou seja, não pode ser transmitido por relação sexual, e a pessoa não irá desenvolver aids.
A nova Campanha de Prevenção ao HIV/aids foi lançada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Brasília (DF), em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro.
Assim como registrado nos últimos anos, a infecção por HIV cresce mais entre os jovens. A maioria dos casos de infecção no país é registrada na faixa etária de 20 a 34 anos, com 18,2 mil notificações (57,5%). Em 2018, 43,9 mil casos novos de HIV foram registrados no país.
A notificação para infecção pelo HIV passou a ser obrigatória em 2014, assim como o tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV, independente do comprometimento imunológico. A medida trouxe mais acesso ao tratamento e aumento de diagnósticos. Com isso, nos últimos cinco anos, a tendência de queda na taxa de aids foi maior.
“Uma das forças que move o ser humano é o medo. E ver ídolos morrerem trouxe impacto para a minha geração e temor em contrair a doença. Quando os primeiros casos foram identificados no Brasil e no mundo, não tínhamos o tratamento que temos hoje. Mas os jovens entre 20 e 34 anos não conhecem a cara do inimigo, não entendem que a doença mata. A gente antevê várias lutas contra o preconceito, contra a doença e precisamos trabalhar para que jovens parem de se infectar com o HIV. Precisamos trabalhar mecanismos de mobilização para conscientizar esse público e informar das consequências da doença, da necessidade de fazer o teste e buscar tratamento. É uma luta da ciência pela vida”, disse Mandetta.
Em relação aos casos de aids, quando a pessoa desenvolve a doença, o Ministério da Saúde estima que 12,3 mil casos foram evitados no país, no período de 2014 a 2018. O dado foi calculado com base na taxa de casos de aids em 2014, caso ela se mantivesse ao longo desse período até 2018.
Nesse mesmo período houve queda de 13,6% na taxa de detecção de casos de aids, sendo 37 mil casos registrados em 2018 e 41,7 mil em 2014. Em toda série histórica, a maior concentração de casos de Aids também está entre os jovens, em pessoas de 25 a 39 anos, de ambos os sexos, com 492,8 mil registros.
Os casos nessa faixa etária correspondem a 52,4% dos casos do sexo masculino e, entre as mulheres, a 48,4% do total de casos registrados. “
Investigação sobre Flávio Bolsonaro e seu ex-motorista Fabrício Queiroz foi iniciada a partir de relatórios do antigo Coaf
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Foi revogada na noite de sexta-feira (29), pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, a decisão de setembro que suspendeu as investigações que corriam no Rio de Janeiro sobre suspeitas envolvendo o senador Flávio Bolsonaro. Com isso, o Ministério Público do estado do Rio poderá retomar a apuração.
A investigação sobre Flávio Bolsonaro e seu ex-motorista Fabrício Queiroz foi iniciada a partir de relatórios do antigo Coaf, atual Unidade de Inteligência Financeira (UIF). A suspeita é de prática de “rachadinha”, quando funcionários devolvem parte dos salários, na época em que o senador era deputado estadual.
O STF havia derrubado na quinta-feira (28) liminar (decisão provisória) que paralisava todos os procedimentos no país que compartilharam dados detalhados de movimentações bancárias consideradas suspeitas.
A revogação da liminar foi consequência do julgamento que autorizou a Receita Federal a compartilhar, sem necessidade de autorização judicial, informações bancárias e fiscais sigilosas com o Ministério Público e as polícias. Essas informações incluem extratos bancários e declarações de Imposto de Renda de contribuintes investigados.
Mas, no caso de Flávio, havia uma segunda decisão de Gilmar Mendes paralisando a apuração. Na prática, a decisão sobre Flávio também cairia com o julgamento desta semana, mas o ministro tornou isso oficial em nova decisão.
Crianças de 1 a 6 anos de idade foram vistas entrando em veículos. Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Sob sigilo, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou uma investigação relacionada à denúncia de que crianças, com idades entre 1 e 6 anos de idade, podem estar sendo vítimas de exploração sexual no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.
O Ronda JC apurou que as crianças são encontradas, com frequência, na Rua Félix de Brito Melo, esquina com a Avenida Domingos Ferreira. Lá, mesmo acompanhadas de adultos, estariam em situação de vulnerabilidade e mendicância.
Além disso, de acordo com testemunhas, as crianças já foram flagradas entrando e saindo de veículos – o que gerou a suspeita de exploração sexual.
Na semana passada, uma viatura do Samu ainda foi acionada para fazer o socorro de algumas dessas crianças.
A promotora de Justiça Rosa Maria Carvalheira, à frente da investigação, determinou que o Conselho Tutelar da área apure quem são as vítimas e também identifique os seus responsáveis.
A Polícia Militar de Simões, em conjunto com a Polícia Civil, conseguiu efetuar na manhã desta sexta-feira (29/11), por volta das 05h20, a prisão de um homem com um mandado de prisão em aberto por crime de estupro de vulnerável. As informações são do Cidades na Net.
A polícia vinha realizando investigações há meses para descobrir o paradeiro do suspeito, que mudou-se várias vezes de cidade, chegando a morar também em outros estados. A polícia recebeu a informação de que o homem havia retornado para Simões e conseguiu efetuar a prisão.
Jorge Francisco da Silva foi localizado no bairro Soledade I, na casa da própria mãe da criança que foi vítima do abuso. Ele estava foragido desde o dia 08 de março de 2019.
O suspeito foi encaminhado para a Delegacia Regional de Simões para os procedimentos cabíveis.
Suspeito de estupro de vulnerável Reprodução / Cidades na Net
Nesta quinta-feira (28/11) aconteceu o julgamento de Fernando José, conhecido como José Ioiô, acusado de ter matado a ex-mulher, Irismar Castro, com 32 facadas, na cidade de Piripiri-PI. José foi condenado a 22 anos e 3 meses em regime fechado. As informações são do Piripiri Repórter.
O crime ocorreu em junho do ano passado e chocou a população pela violência do ato. Autor e vítima foram casados por 15 anos.
Irismar estava trabalhando como doméstica, em uma casa no centro de Piripiri, quando José foi até lá e desferiu os golpes com uma faca.
O julgamento ocorrendo no no Fórum Desembargador João Turíbio. O júri popular foi presidido pelo juiz Dr. Antônio Oliveira.
Um homem identificado como Domingos Osvaldo Ribeiro Pinheiro foi preso no povoado Poleiro, localizado no município maranhense de São Vicente Ferrer, na manhã de hoje (28/11), suspeito de cometer abuso sexual contra sua enteada, que na época só tinha 12 anos. As informações são do Enquanto Isso no Maranhão.
Segundo investigação da polícia, o homem vinha abusando sexualmente de sua enteada desde que ela tinha 12 anos de idade. Por conta dos estupros, a vítima teria, inclusive, engravidado do padrasto.
A denúncia partiu do Conselho Tutelar, após depoimento da menor, que completou 15 anos em outubro. No início deste ano, as investigações começaram e o juiz decretou a prisão preventiva pelo crime de estupro de vulnerável.
Após a denúncia, a garota e a mãe saíram da casa onde moravam, no povoado Poleiro. O preso será encaminhado à Delegacia Regional de Viana, onde ficará à disposição da Justiça.
Dois jovens, identificados como José Alex Feitosa, 18 anos e Francisco Murilo de Oliveira, 21 anos, foram assassinados a tiros por volta de 1h dessa quinta-feira (28/11), no bairro São Miguel Arcanjo, próximo ao cemitério São João Batista, na cidade de Santana do Acaraú. As informações são do MCeará.
Segundo declaração da Polícia Militar, os rapazes foram baleados na cabeça e nas costas e os corpos ficaram estendidos ao lado de uma motocicleta na Avenida Dr. Manoel Joaquim no Bairro São Miguel Arcanjo.
Ainda de acordo com a PM local, o CIOPS de Sobral informou por telefone que havia um duplo assassinato na cidade, a equipe foi ao local e acionou uma ambulância, onde os profissionais médicos do Hospital Municipal Dr. José Arcanjo Neto constataram os dois óbitos.
Aniversário
Segundo informações de um familiar os rapazes estavam na casa de um amigo do bairro comemorando o aniversário dele, por volta de 00h50 os dois decidiram ir embora, porém não foram para casa, apesar de residirem no mesmo bairro, dez minutos depois a notícia da morte de Murilo e Alex se espalhou na cidade. Nas redes Sociais amigos lamentam a morte dos rapazes que não tinham nenhum envolvimento com crimes ou registro na Policia.
Os corpos foram recolhidos pelo Rabecão do IML (Instituto Médio Legal) de Sobral por volta das 2h30min da madrugada. Não há informações sobre os suspeitos do crime, nem a motivação
Um homem foi preso na tarde dessa quinta-feira (29/11), no município de Blumenau (SC), após aparecer agredindo duas meninas, de 17 e 13 anos, em Indaial, no Vale do Itajaí. As informações são do G1.
Na quarta (27/11), ele já havia se apresentado à delegada, junto com um advogado, e ficou em silêncio durante o depoimento, mas no dia seguinte a Polícia Civil pediu a prisão preventiva dele, que foi decretada pela Justiça.
O suspeito deverá responder pelo crime de tortura. As crianças estão recebem atendimento psicológico de profissional da Polícia Civil.
Reprodução
Segundo a emissora NSC TV, o suspeito, que é padrasto e pai delas, já tem um boletim de ocorrência registrado contra ele por violência doméstica. Pai e mãe tinham a guarda compartilhada das filhas.
A polícia tomou conhecimento do caso porque o vídeo foi parar nas redes sociais. Após receber a filmagem, a mãe das crianças também apresentou o material aos policiais.
No vídeo, o homem aparece espancando as vítimas enquanto a outra filha dele, de 11 anos, é obrigada a filmar as agressões.
As vítimas foram ouvidas por uma psicóloga e disseram que a violência teria ocorrido porque o pai não aceitou a gravidez da enteada, que já tem um filho, um bebê que também aparece no vídeo no colo dela enquanto leva tapas no rosto.
Além da ocorrência registrada em 2014 por violência doméstica contra a ex-esposa, mãe das meninas, agora ele pode responder também por crime de tortura e lesão corporal.
O delegado responsável pelo caso, João Cunha Neto, vai ouvir testemunhas e aguarda resultados da perícia. O Conselho Tutelar também acompanha o caso
Uma tragédia foi registrada no final da manhã desta sexta-feira (29), na Zona Rural de São João do Rio do Peixe, Sertão da Paraíba. Geovanna Lima, de apenas 02 anos de idade faleceu vítima de afogamento em um balneário da localidade.
A criança foi levada por terceiros para o Hospital Municipal João Dantas Rothea, mas deu entrada já em óbito.
A diretora do hospital, Francisca Serafim explicou que o SAMU foi acionado, mas a menina já estava morta. O corpo da pequena será encaminhado ao IML de Cajazeiras.
Segundo informações chegadas a redação, a mãe encontrou a criança na água. A menina é neta do dono do estabelecimento.
Na sequência de um atentado na Ponte de Londres, a polícia confirmou ter abatido o suspeito e que duas das vítimas de esfaqueamento morreram. Segundo a polícia, há vários feridos, alguns em estado grave.
Em entrevista coletiva, a polícia disse que todas as possibilidades estão em aberto e desaconselhou quaisquer especulações sobre a natureza do incidente. As autoridades recomendaram que as pessoas evitem circular nas imediações da Ponte de Londres.
A Scotland Yard tinha informado, no início da tarde que a polícia foi chamada por causa de um esfaqueamento ocorrido na Ponte de Londres um pouco antes das 2h da tarde desta sexta-feira (29). A emergência médica de Londres confirmou a ocorrência de um incidente grave e informou ter enviado várias equipes para o local.
Sem ter ainda provas ou certezas sobre a natureza do incidente, a polícia está, por precaução, a considerá-lo como sendo relacionado com o terrorismo.
A Ponte de Londres foi fechada ao trânsito, e a polícia retirou as pessoas que lá estavam.
O secretário do Interior, Priti Patel, e primeiro-ministro Boris Johnson manifestaram-se nas redes sociais. Patel declarou-se “muito preocupado”com o incidente e solidário com as pessoas afetadas. Johnson destacou a “imediata resposta” da polícia e da emergência médica, e afirmou que está sendo informado sobre a evolução dos acontecimentos.
Esfaqueamento em Haia
Várias pessoas foram esfaqueadas nesta tarde em uma rua comercial de Haia, na Holanda.
A polícia local confirma vários feridos e informa que os serviços de emergência estão no local do incidente.
Segundo a polícia, o atacante, que fugiu, é um homem que aparenta idade entre 45 e os 50 anos e vestia roupas esportivas de cor cinza.
Quatro homens foram presos suspeitos de atirar em direção a várias pessoas no conjunto Vale das Palmeiras, no bairro do Cristo, em João Pessoa. O crime aconteceu na noite dessa quinta-feira (28).
Três vítimas reconheceram o grupo na delegacia, segundo informou o major Cavalcante, da Cavalaria da Polícia Militar da Paraíba.
Uma mulher também esteve na delegacia e apontou os presos como autores do roubo do carro dela, em Bayeux.
As vítimas baleadas no Cristo também disseram que foi um carro branco que chegou até eles na comunidade e de onde partiram os tiros.
Os policiais chegaram até o grupo através de informações da Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar.
Entre as vítimas baleadas estão uma criança ainda internada em estado grave. Um adolescente de 16 anos segue em quadro estável de saúde.
Um homem residente em Boa Ventura foi encontrado morto na tarde desta sexta-feira (29) às margens de uma Rodovia PB-370, no sítio Caldeirão, zona rural próxima à cidade de Curral Velho, no Vale do Piancó. José Pereira da Silva, mais conhecido como Novinho de Cabrinha, de 43 anos, foi avistado já sem vida caído no chão.
De acordo com informações repassadas pela mãe da vítima, ele saiu de casa por volta das 02h00min de hoje sem dizer pra onde ia e não retornou mais. Novinho era alcoólatra e vivia perambulando pelas ruas de Boa Ventura.
A Polícia Militar foi acionada e isolou o local para a chegada do Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL). A causa da morte só será constatada após a perícia.
Até o fechamento desta matéria, o corpo ainda estava no local.
O jovem que ficou ferido após um vazamento de botijão de gás na cidade de Igaracy morreu na noite dessa quinta-feira (28) em um hospital de Campina Grande. Gerson Inácio da Silva, de 22 anos, teve queimaduras pelo corpo e estava internado desde a última terça-feira (26), quando ocorreu o acidente.
Conforme informações de familiares, o rapaz havia ido à casa da tia, que fica no sítio Caatinga Grande, zona rural do município igaraciense, quando ocorreu o vazamento na cozinha. No momento, ele tentou conter a queimação,foi quando acabou sendo atingido pelas chamas, se ferindo gravemente.
Inicialmente ele foi conduzido pelo SAMU para um hospital de Piancó, mas, em decorrência da gravidade das queimaduras, teve que ser transferido para a cidade campinense, onde permaneceu internado até então. O falecimento do jovem foi confirmado por amigos nas redes sociais.
Parentes e familiares lamentaram a perda precoce do rapaz, que era solteiro e residia com a mãe.
A GT-I e a GT-II foram acionadas pela Central de Operações do 23º BPM para atender a uma ocorrência de quebra de medida protetiva. Ao chegar ao local o acusado J. S. D., 46 anos, separado, aux. de obra. foi localizado, apresentava um ferimento na testa e estava de posse de uma faca de mesa no bolso de sua calça. A vítima F. N. S., 37 anos. relatou que na manhã deste sábado o acusado estava em frente ao seu local de trabalho e ao avistá-lo ainda tentou correr, porém foi alcançada e agredida. A vítima e o acusado foram encaminhados a D.P., onde ele foi autuado em flagrante.
A GT foi informada por populares que dois homens teriam entrado em luta corporal no Centro, Iguaracy-PE. Ao chegar ao local os envolvidos foram contidos C. C. L., 30 anos, divorciado e N. A. P., 57 anos, casado., onde apresentavam sinais de embriaguez alcoólica e relataram terem discutido pela manhã. Diante do fato foram encaminhados para D. P. para adoção das medidas cabíveis.
Quando em rondas no Bairro Planalto de São José do Egito - PE, a GT local deparou-se com o acusado J. E. S. D., 27 anos, amasiado, agricultor em atitude suspeita, na oportunidade foi realizada uma abordagem pessoal, onde foi encontrado um (01) dólar de maconha. O mesmo informou ser usuário, em seguida o policiamento o conduziu junto com o entorpecente apreendido até a DP local.
Um detento que cumpria pena em uma penitenciária na cidade de Córdoba, na Argentina, resolveu mudar de nome e se declarar mulher trans. Após alegar a mudança de gênero na justiça, ele ganhou o direito de ser colocado numa prisão feminina. As informações são do GazetaWeb.
De acordo com a imprensa local, alguns meses depois, uma das detentas ficou grávida após manter relações sexuais com o homem que a pouco tempo passou a se chamar Gabriela.
Ainda segundo os jornais, o caso aconteceu há dois meses, mas o episódio veio a público semana passada, através da história do advogado Juan Gacitúa, no programa argentino "El show de la Mañana".
"A lei é muito mais rápida do que a infraestrutura que o Estado pode fornecer"; disse o advogado com relação ao que aconteceu, uma vez que, segundo ele, houve diversas reclamações de mulheres que se queixaram da presença da autodeclarada prisioneira, na prisão feminina.
"O prisioneiro, Gabriel, mudou seu nome para Gabriela e o Serviço Penitenciário, por ordem de um juiz, transferiu-o da prisão masculina para a prisão feminina", disse Gacitúa.
"Isso é garantido por lei. Foi lá que ele fez contato com as detentas e engravidou uma delas."
Segundo as autoridades, Gabriel havia sido preso por violência contra mulheres e após ter engravidado uma das detentas, um juiz decidiu libertá-lo da prisão.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou dois acidentes de trânsito na madrugada desta quinta-feira (28/11) no município de Bacabeira, a 58 km de São Luís. As informações são do Enquanto Isso no Maranhão.
Segundo a PRF, o primeiro acidente ocorreu no km 57 da BR-135, entre o povoado Vila Cearense e o Italuís. Uma caminhonete atropelou e matou sete bovinos que estavam sobre a pista de rolamento. O condutor não se feriu.
Alguns minutos depois, no sentido contrário, um caminhão baú parou sobre a pista e provocou um novo acidente. Uma carreta carregada de mercadoria que estava vindo no mesmo sentido tentou desviar do caminhão, conseguiu evitar a colisão traseira, mas saiu da pista e tombou.
A carga ficou espalhada pela rodovia, mas não foi saqueada. Os policiais continuam no local no aguado do transbordo de carga.