terça-feira, 1 de abril de 2025

Argentina registra queda forte na taxa de pobreza, que passa de 52,9% para 38,1%

 

O Instituto Nacional de Estatísticas da Argentina (Indec) informou nesta segunda-feira, 31, que a pobreza afetava 38,1% da população do país vizinho no final de 2024. Ao longo do primeiro ano de governo do presidente liberal Javier Milei foi registrada uma queda de 14 pontos porcentuais na pobreza em relação aos 52,9% registrados no primeiro semestre de 2024.

Além disso, o índice de pobreza na Argentina vem caindo também em relação a 2023, quando no final do ano retrasado estava em 41,7%.
 

“A pobreza sem precedentes deixada pelos governos de Alberto Fernández, Cristina Kirchner e Sergio Massa, que atingiu o pico de 52,9% no primeiro semestre de 2024, foi reduzida a 38,1% no segundo semestre de 2024, enquanto a pobreza extrema diminuiu de 18,1% para 8,2%, como efeito direto do combate à inflação levado a cabo pelo presidente Javier Milei, além da estabilidade macroeconômica e da eliminação de restrições que durante anos limitaram o potencial econômico dos argentinos”, indicou um comunicado da Presidência argentina após as informações do Indec.

“Essas taxas refletem o fracasso de políticas passadas, que mergulharam milhões de argentinos em condições precárias enquanto promoviam a ideia de ajudar os pobres, mas a pobreza continuou a aumentar. A atual administração demonstra que o caminho da liberdade econômica e da responsabilidade fiscal é o caminho para reduzir a pobreza a longo prazo”, continuou a declaração.

Pobreza relativa também cai na Argentina

A parcela da população que não consegue cobrir as despesas da cesta básica, os chamados “indigentes”, era de 8,2% no final de 2024. Outro indicador em queda em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando foi de 18,1%, ao final de 2023, para 11,9%.

Com isso, em comparação com o primeiro semestre de 2024, cerca de 6,9​​milhões de argentinos saíram da pobreza, e, dentro dessa população, 4,64 milhões de pessoas deixaram de ser indigentes.

A pobreza, medida em termos de população, foi a mais baixa desde o primeiro semestre de 2022.

A desaceleração da inflação, juntamente com a recuperação econômica e salarial, e o aumento da cobertura governamental para programas sociais, como o Auxílio-Doença Universal para Crianças (AUH) e o Cartão-Alimentação, levaram a um declínio acentuado nas taxas de pobreza e pobreza extrema.

Inflação argentina sob controle

A inflação está em seus níveis mais baixos dos últimos três anos, os salários do setor privado já ultrapassaram seus níveis de novembro de 2023 e a atividade econômica está mostrando uma expansão de perto de 6%. Esses fatores consolidam um declínio mais sustentado da pobreza e criam condições para que as rendas continuem melhorando.

O Observatório da Dívida Social Argentina (ODSA), da UCA, estimou que 2024 fechará com uma taxa de pobreza entre 38% e 39%. A previsão atual da Universidade Torcuato Di Tella estimou uma taxa de pobreza de 36,8% para o semestre de julho a dezembro. “A incidência projetada pode ser mecanicamente dividida em uma taxa média ponderada de pobreza de 38,8% para o terceiro trimestre de 2024 e 34,8% para o quarto trimestre”, afirmou o relatório.

Carlo Cauti / Revista Oeste

Traficante suspeito de matar mais de 10 pessoas em Pernambuco morre durante troca de tiros com polícia

 

Um traficante suspeito de cometer mais de 10 homicídios em Pernambuco morreu, na madrugada desta segunda-feira (31), após trocar tiros durante uma operação da Polícia Civil de Alagoas, em Marechal Deodoro, região metropolitana de Maceió. Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, mas não resistiu aos ferimentos.

"Léo Shazam" era considerado um dos criminosos mais procurados do estado de Pernambuco. Ele foi localizado pela Polícia Civil durante uma operação que cumpriu mandado de prisão expedido pela Justiça pernambucana.

O suspeito era envolvido com o tráfico de drogas e teria participação em um incêndio ocorrido na Favela do Detran, em Recife, além de tocar fogo em alguns ônibus. A polícia encontrou um arsenal pesado com fuzis, metralhadoras e munição.

Via: G1

'Homem-Aranha' que assassinou vendedora a facadas é achado morto dentro da cadeia

 

Preso por matar uma vendedora de uma loja de eletrônicos, Wenderson Rodrigues de Souza, de 30 anos, foi encontrado morto neste domingo (30), no Centro de Detenção Provisória de Vila Velha, no Espirito Santo. O crime havia sido cometido no início do mês, no dia 10 de março.

Na ocasião, a vítima havia sido identificada como Carla Gobbi Fabrete, de 25 anos. Wenderson também atuava como vendedor e era um blogueiro conhecido por se vestir de 'homem-aranha' nas redes sociais. 

O indivíduo teria passado mal dentro da cela em que estava e chegou a ser socorrido por servidores penais. No entanto, ele já chegou na Unidade de Saúde do Sistema Prisional (USSP) sem vida. 

De acordo com a Secretaria da Justiça do Espírito Santo (Sejus), "todos os trâmites necessários estão em andamento" e que a morte foi comunicada à polícia. Wenderson estava preso desde 14 de março.

Vídeo:

O rio Nilo é visto todo iluminado do espaço. Qual o motivo?

 

O rio Nilo é visto como a espinha dorsal do Egito e é o segundo maior rio do mundo em extensão, perde somente para o rio Amazonas. Mas o que muitos não sabem é que ele é bem mais do que somente uma grande massa de água. Ele é, literalmente, a vida que flui pelo país alimentando o solo à sua volta e a rica herança cultural do Egito. Além disso, do espaço, o rio Nilo é visto, totalmente, iluminado. Mas qual o motivo disso acontecer?

Para quem não sabe, sua nascente é em Ruanda e na Etiópia, interior do continente, e desagua no Mar Mediterrâneo. A extensão do Nilo é de, praticamente, sete mil quilômetros, passando por Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quênia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e Egito.

Rio Nilo visto iluminado do espaço


Atualmente, 90% da população do Egito vive às margens do rio e é dependente das suas águas para sobreviver. Justamente por isso que o rio Nilo é visto todo iluminado do espaço. Observar a Terra a noite é algo impressionante porque é possível ver as luzes das cidades e a distribuição das pessoas pelo nosso planeta.

O rio Nilo visto todo iluminado do espaço foi compartilhado pelo Cooperative Institute for Research in the Atmosphere (CIRA) da Universidade do Estado do Colorado (CSU) em seu perfil no X. Com ele, é possível entender que a população do Egito está, praticamente, concentrada ao longo do vale do rio Nilo e uma porcentagem pequena está no interior.

Essa alta concentração de pessoas nas margens faz com que o rio Nilo seja visto, totalmente, iluminado do espaço. Com a iluminação dessas luzes, é possível identificar Cairo, a capital do país, já que é a região mais iluminada. Outra área que é vista é Tel Aviv, em Israel, que está à direita na foto.

Fonte: Meteored

Imagens: X

Complexo Hospitalar de Patos busca identificar homem que faleceu após passar mal no Mercado Central e deu entrada na unidade

 

Foto: Felipe Vilar/Patos Online
Foto: Felipe Vilar/Patos Online

O Serviço Social do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos solicita a ajuda da população para identificar um homem que faleceu na manhã desta terça-feira (1º de abril). Ele foi socorrido pelo SAMU por volta das 7h da manhã, após passar mal enquanto fazia compras no Mercado Central de Patos, mas chegou à unidade sem sinais vitais.

A vítima não portava documentos, o que impede sua identificação. Segundo informações da equipe do SAMU, foi realizada reanimação no local e durante o trajeto até o hospital, mas ele não resistiu.

O homem tem as seguintes características:

  • Estatura mediana, cerca de 1,60m
  • Moreno
  • Cabelos pretos

O hospital pede a colaboração de familiares ou conhecidos para que possam reconhecê-lo e providenciar os trâmites necessários. Quem tiver informações pode procurar o Serviço Social do Complexo Hospitalar de Patos.

Via: Patos Online


Sertão: Jovem de 18 anos é morto a tiros em Paulo Afonso

 

Na madrugada desta terça-feira (1º), um jovem de 18 anos foi morto com disparos de arma de fogo em Paulo Afonso. O crime ocorreu por volta de 1h50 na Rua Tiradentes, nas proximidades do Bar do China e da Praça Libanesa.

Vítima identificada

A vítima foi identificada como Ualas Alves dos Santos Júnior, residente na Rua São Luís, no Centro da cidade. De acordo com o relatório policial, ele foi atingido por disparos efetuados por indivíduos ainda não identificados.

Fuga dos autores e investigação

Populares relataram ao Portal do Chico Sabe Tudo que os autores estavam em uma motocicleta Honda Fan de cor vermelha, cuja placa não foi visualizada. Após o crime, eles fugiram do local.

O celular da vítima foi entregue por populares ao delegado. O corpo foi removido pelo Departamento para o IML afim de ser necropsia.

Agente do CORE morto a tiros de fuzil fez treinamento na SWAT e alcançou posto mais alto na Polícia Civil

 

O policial João Pedro Marquini, de 38 anos, assassinado a tiros de fuzil na noite domingo (30), no Rio de Janeiro, foi elogiado pela Polícia Civil por seu esforço durante seu tempo de serviço. Lotado na Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), tropa de elite da corporação, fez treinamento em um curso na Swat Miami Police, unidade de polícia dos Estados Unidos altamente especializada.

Em nota, a Polícia Civil afirmou que o agente "deixa um legado de coragem, dedicação e lealdade na CORE" e que tornou-se referência nas operações especiais, alcançando o posto de Comissário de Polícia, o mais alto de sua carreira.

"Seu talento e determinação também o levaram a se destacar internacionalmente, representando a CORE com honra nos Estados Unidos, onde concluiu com destaque o tradicional curso da SWAT da Miami Police. (...) Por inúmeras vezes, colocou sua própria vida em risco para proteger seus irmãos e a sociedade, sempre com bravura e altruísmo", destacou. 

Ataque

O crime aconteceu na Estrada de Guaratiba, na altura do Túnel da Grota Funda, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A esposa de Marquini, a juíza Tula Mello, estava em um carro particular blindado atrás do marido quando criminosos com fuzis e pistolas promoveram o ataque. A mulher não sofreu ferimentos.

De acordo com as investigações, o policial pegou carona com a esposa até a casa da mãe em Campo Grande. Lá, pegou o próprio carro, que tinha passado por um conserto, e seguiram em veículos separados. 

No momento em que foi abordado, João Pedro ligou para um amigo da Polícia Militar e colocou no viva-voz antes de sair do carro armado. No entanto, ele não conseguiu reagir e foi alvejado por cinco disparos, no braço, no peito e na perna. Os criminosos levaram sua arma.

Segundo a polícia, alguns suspeitos já foram identificados, mas até o momento ninguém foi preso.

João Pedro e Tula estavam casados desde fevereiro de 2024. Ele deixa três filhos e três enteados.

Via: Bnews

Justiça suspende resolução que autoriza farmacêuticos a prescreverem medicamentos

 

A Justiça Federal suspendeu nesta segunda (31) a resolução que autoriza farmacêuticos a prescrever medicamentos, incluindo aqueles que exigem receita médica. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) ainda pode recorrer.

A decisão foi tomada após o Conselho Federal de Medicina (CFM) entrar com uma ação judicial para anular a nova resolução do CFF. A sentença tem caráter liminar, pois suspendeu os efeitos da resolução do CFF antes do julgamento definitivo da ação. A decisão é assinada pelo juiz Aalôr Piacini, da 17ª Vara Federal Civil da Justiça no Distrito Federal.

Em sua decisão, Piacini afirma que o "balcão de uma farmácia não é o local para se firmar um diagnóstico e tratamento de uma doença, sob pena do exercício ilegal da medicina". O juiz determinou que o CFF divulgue a decisão em seu site e outros meios de comunicação institucionais sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Na sentença, o juiz afirma que somente lei de iniciativa da União, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada poderia, em tese, após amplo debate com a sociedade, atribuir ao farmacêutico as iniciativas constantes da Resolução 5/2025 do Conselho Federal de Farmácia.

Resolução contestada

A nova norma do CFF foi publicada no Diário Oficial de 17 de março e passaria a valer a partir do mês que vem. Com a nova resolução, a prescrição de remédios que precisam de receita estaria restrita ao farmacêutico que possua Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em Farmácia Clínica.

Com a publicação, a medida já havia gerado reações negativas de associações médicas, que questionam a capacitação dos farmacêuticos para a função e alegam que a atividade não faz parte do trabalho desses profissionais.

Na ação em análise na Justiça Federal, o Conselho Federal de Medicina (CFM) afirma que os farmacêuticos não têm "atribuição legal nem preparação técnica médica para identificar doenças, definir tratamentos e medidas para restabelecer a saúde de pessoas acometidas das mais diversas doenças".

O que diz a regulamentação

Entre outros aspectos, a resolução CFF Nº 5 DE 20/02/2025 permitiria que o farmacêutico:

  • prescreva medicamentos (incluindo os de venda sob prescrição);
  • renove "prescrições previamente emitidas por outros profissionais de saúde legalmente habilitados";
  • faça exame físico de sinais e sintomas, realize, solicite e interprete exames para avaliação da efetividade do tratamento.

Para isso, eles se basearam na licença que o farmacêutico tem de traçar o perfil farmacoterapêutico do paciente. Para o CFF, isso dá ao farmacêutico o direito de prescrever medicamentos e renovar receitas.

O g1 conversou com advogado Henderson Furst, especialista em Bioética e Professor de Bioética e Direito das Organizações de Saúde da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Ele explica que esse não é o entendimento legal.

"O perfil diz respeito a entender a reação entre medicamentos que aquele paciente toma. Por exemplo, a ginecologista passa uma medicação e o cardiologista outro. Esses médicos não se falam. Quando você vai comprar, o farmacêutico pode avaliar se há interação entre as medicações, se você deve voltar ao médico para rever. É muito mais sobre um reforço de cuidado com o paciente. Ela não pode, por exemplo, sinalizar a interação e trocar a medicação", explica.

A resolução ainda permite que o farmacêutico:

  • Colete dados por meio da anamnese farmacêutica
  • Faça exame físico com a verificação dos sinais e sintomas
  • Realize, solicite e interprete exames para avaliação da efetividade do tratamento

A proposta do conselho é que o profissional faça algo parecido com uma consulta médica. A adoção de pronto atendimento em farmácias vem sendo ventilada no ramo, com uma das gigantes do segmento anunciando a proposta como parte dos seus planos futuros.

O advogado Henderson Furst explica que a regulamentação está tentando atender uma demanda de mercado, mas que há muitas lacunas legais.

"A proposta é que o farmacêutico atue como médico, mas não há legalidade nisso. É uma tentativa de entrar em um mercado, mas estamos falando de saúde. Se ele solicitar exames, como o plano médico vai aceitar um pedido? O SUS vai aceitar uma solicitação de exame feita na farmácia?", questiona.

Ao g1, o CFF:

  • rebateu as críticas de entidades médicas, dizendo que a "prescrição terapêutica não é atividade privativa dos médicos";
  • afirmou que a prescrição de medicamentos está "vinculada" aos farmacêuticos com registro de especialista;
  • que os farmacêuticos não podem prescrever medicamentos que possuam "notificação de receita, como os chamados de tarja preta";
  • que a decisão está embasada na lei que regula a profissão e nas diretrizes curriculares do curso de farmácia.

O conselho ainda alega que há um reconhecimento do Ministério da Saúde, como com a prescrição de profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP).

"A prescrição de PrEP e PEP por farmacêuticos e enfermeiros é regulada por conselhos de classe, sendo estimulada pelo Ministério da Saúde como parte dos esforços de eliminação do HIV como problema de saúde pública no país e de ampliação do acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a estratégias de prevenção", informou o conselho.

Antes, disputa judicial sobre prescrição

A nova resolução do CFF foi publicada poucos meses após uma decisão da mesma 17ª Vara Federal Civil da Justiça no Distrito Federal contra outra norma do CFF sobre o mesmo tema. Ou seja, esta é uma segunda tentativa.

A Justiça do DF declarou ilegal a resolução 586/2013 que permitia que farmacêuticos receitassem medicamentos e outros produtos que não exigiam prescrição médica. Ainda cabe recurso da decisão.

A resolução é mais um capítulo na disputa por espaço no mercado de saúde no Brasil, como o mercado de estética. Recentemente, o g1 publicou uma reportagem explicando os bastidores da disputa entre entidades profissionais pela fatia do mercado de procedimentos.

O que o advogado explica é que, como no caso dos procedimentos, a segurança do paciente é dada a ele como responsabilidade. "É o paciente quem vai ter que cuidar da sua segurança, quando essa questão deveria ser vista como saúde pública", explica Furst.

Por Silvana Reis / G1

Criminosos tentaram roubar carro de empresária e a assassinaram após ela reagir; ex-presidiário é um dos autores, diz delegado

 

Foto: reprodução
Foto: reprodução

A Polícia Civil da Paraíba já identificou um dos suspeitos de envolvimento no latrocínio da professora e empresária Leopaula Fernandes Crizanto Leite, de 42 anos, morta a tiros na manhã da última segunda-feira (31 de março) durante um assalto em sua residência, na cidade de Piancó, no Sertão paraibano.

O crime aconteceu por volta das 11h20, na Rua 9 de Fevereiro, no centro da cidade, próximo à Agência dos Correios. Conforme relatos colhidos pela polícia junto às testemunhas, dois criminosos passaram de motocicleta pela residência da vítima e, ao notarem a presença de seu veículo, uma Toyota Hilux de cor vermelha, retornaram por uma rua lateral para realizar o assalto.

Durante a abordagem, os suspeitos anunciaram o assalto, mas a empresária relutou em entregar o veículo e tentou correr. Nesse momento, os criminosos atiraram duas vezes contra ela, atingindo-a pelas costas. A vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

Suspeito usava tornozeleira eletrônica

O Delegado Ilamilto Simplicio, titular da 17ª Delegacia Seccional de Itaporanga, afirmou que as investigações já levaram à identificação de um dos suspeitos. Segundo ele, trata-se de um ex-presidiário que havia sido solto há cerca de três meses e utilizava tornozeleira eletrônica.

"Um dos indivíduos identificados é ex-presidiário, estava solto há três meses e usava tornozeleira eletrônica. Então, veja bem, ele cometeu um assalto na cidade onde reside, pois morava em Piancó, de cara limpa, já cumprindo pena, e mesmo assim isso não serviu de lição. Ou seja, a pena que ele vinha cumprindo, efetivamente, não o recuperou", afirmou o delegado.

Dr. Ilamilton criticou a legislação processual penal e classificou como um "ciclo vicioso" que acaba colocando criminosos novamente nas ruas.

"O mais lamentável dessas situações é que esses indivíduos são presos, em seguida, são soltos, voltam a praticar os mesmos crimes, são presos novamente, são soltos, voltam a praticar os mesmos crimes outra vez, e assim fica esse ciclo vicioso, uma falha da nossa legislação processual penal, infelizmente", destacou.

O delegado afirmou que a Polícia Civil segue em diligências para localizar os envolvidos e que o Poder Judiciário foi acionado para a expedição do mandado de prisão preventiva contra os suspeitos.

"Iremos representar pela prisão preventiva desses indivíduos e esperamos que o Poder Judiciário possa apreciar o mais rápido possível essa situação, para que possamos, então, divulgar as fotos e os nomes deles. Por enquanto, estamos proibidos de fazer essa divulgação por conta da Lei de Abuso de Autoridade, que proíbe a divulgação de fotos, imagens e nomes de pessoas investigadas em procedimento policial para a população ou a imprensa", finalizou.

O caso segue sob investigação, e a polícia pede que qualquer informação que possa ajudar na localização dos criminosos seja repassada anonimamente através do disque 197. 

 

Por Felipe Vilar - Patos Online

Brasileira com a 'pior dor no mundo' volta a reconsiderar eutanásia: 'Tá só piorando'

 

Carolina Arruda, de 28 anos, compartilha diariamente sua luta contra a "pior dor no mundo". A mineira, diagnosticada com neuralgia do trigêmio, passou por dois procedimentos recentemente para tentar aliviar os sintomas da condição. No entanto, o quadro voltou a piorar com o passar do tempo e ela considera passar por uma eutanásia.

A estudante de medicina foi submetida a um implante de neuroestimuladores e da bomba intratecal, o que diminuiu sua dor em 25%, mas o quadro piorou. Nesta segunda-feira (31), enquanto respondia questionamentos de seguidores nas redes sociais, a jovem desabafou.

"Comparando a dor atualmente, e quando ela teve aquela pequena redução, ela continua muito maior. Ela voltou a ser o que era antes, tão insuportável quanto. Na realidade, durantes esses quase 12 anos que eu tenho a crise, a dor foi só piorando ao longo do tempo. Porque é realmente assim que acontece: o nervo vai perdendo a capa dele, ficando cada vez mais desprotegido e consequentemente a dor vai aumentando com o tempo", explicou.

"A tendência da dor é, realmente, ir aumentando. E eu não sei aonde isso vai parar, porque ela já aumentou ainda mais. Às vezes eu acho que não tem como piorar, mas sempre tem", refletiu.

Apesar de voltar a considerar a eutanásia, prática ilegal no Brasil, Carolina afirmou que não tomará nenhuma decisão antes de finalizar seu atual tratamento. Meses atrás ela passou a juntar dinheiro para viajar para a Suíça, onde o procedimento é legalizado.

Entenda a doença

A neuralgia do trigêmeo, conhecida como a "doença do suicídio", é uma condição rara que afeta o nervo trigêmeo, um dos nervos mais longos da cabeça, e provoca dores intensas e constantes na face. 

Carolina começou a sentir as dores aos 16 anos, quando estava grávida e se recuperava de dengue. No entanto, após o nascimento da filha, as dores ficaram mais intensas. Ela chegou a abrir mão da criação da bebê quando ela completou um ano, levando a menina para morar com os bisavós.

Após se consultar com diversos médicos, Carolina recebeu o diagnóstico aos 20 anos. "Eu lembro que fiquei confusa, não sabia a gravidade. Achei que era simplesmente uma enxaqueca como as que minha mãe sempre teve e que voltavam ao normal depois de alguns dias. Mas comigo a dor nunca passou, só agravou ao longo dos anos a ponto de eu não conseguir fazer exatamente nada, às vezes, nem um simples banho sozinha eu consigo, preciso da ajuda do meu marido”, disse ao g1.

Via: G1

Argentina registra queda forte na taxa de pobreza, que passa de 52,9% para 38,1%

  O Instituto Nacional de Estatísticas da Argentina (Indec) informou nesta segunda-feira, 31, que a pobreza afetava 38,1% da população do pa...