quarta-feira, 30 de julho de 2025

PF identifica número de Moraes e mensagens a Fux em celular de Bolsonaro

 

Número de telefone do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes na agenda de contatos e mensagens enviadas ao ministro Luiz Fux. Estes foram alguns dados encontrados pela Polícia Federal no celular do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os dados foram obtidos em maio de 2023, quando o aparelho foi apreendido durante investigação sobre possíveis fraudes em certificados de vacinação. A informação foi publicada nesta terça-feira (29) pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O contato de Moraes, presente na agenda, era usado pelo ministro durante o mandato de Bolsonaro, mas foi posteriormente substituído. Apesar do registro, não foram encontrados diálogos entre eles nos arquivos obtidos.

Quanto a Luiz Fux, Bolsonaro enviou ao ministro duas mensagens por WhatsApp, que também foram encaminhadas pelo ex-presidente a outros interlocutores integrantes de sua lista de transmissão. 

As mensagens foram enviadas 2 dias antes de o celular ser apreendido pela PF. Uma delas era um vídeo que mostrava o ex-presidente sendo aplaudido durante a feira de agronegócio. Na mensagem, Bolsonaro escreveu: “Obrigado meu Deus… Ribeirão Preto/SP. 01/maio/2023. Agrisho [sic]”, mencionando a Agrishow. De acordo com os dados extraídos, não houve resposta de Fux às mensagens.

Segundo a reportagem, o contato direto de Fux com Bolsonaro se deu de maneira institucional, uma vez que o ministro ocupou a Presidência do STF de 2020 a 2022 –Bolsonaro foi presidente em parte desse período.

 Fux integra a 1ª Turma do STF, onde corre o processo contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado em 2022. O ministro vem apresentando entendimento diferente do relator, Alexandre de Moraes, no curso da ação. Foi o único integrante do colegiado que votou contra o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente. 

O jornal O Estado de S. Paulo procurou a defesa de Bolsonaro, que afirmou que não comentaria o assunto. Procurados por meio da assessoria do STF, os ministros também não se manifestaram. 

Via: Bnews On X

Direção do Hospital Infantil de Patos afasta médico e abre sindicância após morte de bebê de 1 ano e 8 meses; confira a nota

Foto: Reprodução

 O Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, emitiu uma nota de esclarecimento nesta terça-feira (29) após o falecimento do pequeno Anthony Miguel de Araújo Liberato, de 1 ano e 8 meses, ocorrido durante a madrugada, por volta de 1h10. A criança, residente no município de Mãe d’Água, havia dado entrada na unidade hospitalar na noite anterior, às 20h, apresentando quadro de problemas respiratórios.

Apesar das intervenções realizadas pela equipe médica, o bebê não resistiu. Diante das denúncias feitas por familiares sobre o atendimento prestado, em que alegam que o menor recebeu alta sem passar por exames de imagem, como o raio-X pulmonar, a direção do hospital informou que determinou o afastamento cautelar do profissional médico envolvido e instaurou uma sindicância interna para apurar rigorosamente os fatos.

Segundo a nota, todas as medidas administrativas e legais cabíveis estão sendo adotadas, com o compromisso de garantir transparência e responsabilidade na condução do caso. A direção também reforçou que a conduta da equipe será analisada pelas instâncias competentes, respeitando os trâmites legais.

O corpo da criança foi sepultado no fim da tarde desta terça-feira (29) em Mãe d’Água, sob grande comoção da comunidade local. Em nota, a direção do Hospital Noaldo Leite manifestou profundo pesar pela morte do bebê e se solidarizou com os familiares.

O caso segue sendo acompanhado, e o resultado da sindicância deverá esclarecer eventuais responsabilidades no atendimento prestado à vítima.

Confira a nota na íntegra abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Direção do Hospital Infantil Noaldo Leite informa que, nesta segunda-feira (28), por volta das 20h, deu entrada nesta unidade hospitalar o menor A.M.A.L., de 1 ano e 8 meses, apresentando quadro de problemas respiratórios, vindo a óbito por volta da 1h10 do dia 29, apesar das intervenções realizadas pela equipe de saúde.

Considerando as denúncias apresentadas pela família, a Direção determinou o afastamento cautelar do profissional médico envolvido no atendimento, bem como a imediata instauração de sindicância interna para apuração rigorosa dos fatos. Todas as medidas administrativas e legais pertinentes foram adotadas, com o objetivo de esclarecer o ocorrido de forma transparente e responsável.

O Hospital Infantil Noaldo Leite reafirma seu compromisso com a ética, a transparência e a qualidade da assistência prestada, garantindo que todas as condutas adotadas seguirão os trâmites legais e serão devidamente analisadas pelas instâncias competentes.

Por fim, a Direção e toda a equipe manifestam profundo pesar pelo falecimento da criança e solidarizam-se com seus familiares neste momento de dor.

Patos, 29 de julho de 2025

 

Por Patos Online

Associação denuncia padre paraibano por intolerância religiosa: 'cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil?'

Foto: Reprodução/Redes Sociais

 Uma associação de religiões de matriz afro-indígena denunciou o padre Danilo César, da cidade de Areial, na Paraíba, por suposto racismo religioso durante uma missa celebrada no último domingo (27). A cerimônia foi registrada em vídeo e a instituição formalizou um boletim de ocorrência nesta terça-feira (29).

g1 entrou em contato com a Paróquia de Areial, que é de responsabilidade da Diocese de Campina Grande, que não retornou aos contatos até a última atualização desta reportagem. O g1 também tentou contato com o padre, pelas redes sociais, mas também não obteve retorno.

No vídeo de grande repercussão nas redes sociais, o padre cita o caso da morte da cantora Preta Gil, que faleceu nos Estados Unidos em 20 de julho, vítima de um câncer colorretal, como forma de desdenhar de religiões de matriz africana.

“Eu peço saúde, mas não alcanço saúde, é porque Deus sabe o que faz, ele sabe o que é melhor para você, que a morte é melhor para você. Como é o nome do pai de Preta Gil? Gilberto Gil fez uma oração aos orixás, cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil? Já enterraram?”, disse durante a homilia.

Após citar o caso de Preta Gil, ele fala diretamente aos fiéis que estavam o acompanhando na Igreja de Areial para pararem de procurar essas “coisas ocultas” e que “o diabo os levasse”, se referindo aos católicos que fazem pedidos para entidades de outras religiões.

“E tem católico que pede essas coisas ocultas, eu só queria que o diabo viesse e levasse. No dia seguinte quando acordar lá, acordar com calor no inferno, você não sabe o que vai fazer. Tem gente que não vai aqui (Areial), mas vai em Puxinanã, em Pocinhos, mas eu fico sabendo. Não deixe essa vida não pra você ver o que acontece. A conta que a besta fera cobra é bem baratinha”, disse.

O padre relatou também no vídeo uma história envolvendo uma mulher e sua filha que, conforme ele, teriam o procurado após essa mãe “consagrar” a filha para “essas entidades desconhecidas que têm vários nomes”. Ele associa práticas de religiões de matrizes africanas com doença e morte.

“Eu já fui fazer as exéquias na minha cidade natal e uma mãe desde cedo tinha consagrado a filha a essas entidades desconhecidas que têm vários nomes, ela morreu cedo e a morte dela foi uma morte tão sofrida. E eu lembro quando ela dizia que ‘tinha sido a besta fera que tinha vindo buscar a filha dela conforme tinha prometido’, olha a conta, um filho”, disse.

As exéquias que o padre cita na fala dele se trata de uma cerimônia fúnebre realizada pela Igreja Católica para fiéis após a morte.

O vídeo no qual o padre faz as declarações foi postado inicialmente no canal do YouTube da Paróquia, em uma transmissão ao vivo, no entanto o conteúdo foi tirado do ar.

Entidades condenam fala do padre

A Associação Cultural de Umbanda, Candomblé e Jurema Mãe Anália Maria de Souza emitiu uma nota de repúdio sobre as falas do padre, condenando a postura. Conforme a associação, ele distorce a religião.

"Deus é amor e respeito ao próximo, onde infelizmente esse senhor que se diz sacerdote prega o ódio e o preconceito e ainda amedronta em pleno culto em sua igreja", diz parte da nota.

Em contato com o g1, o presidente dessa associação, Rafael Generino, disse que registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil pelo crime de intolerância religiosa e também informou que vai realizar a denúncia no Ministério Público da Paraíba (MPPB) sobre as falas do padre.

A reportagem também entrou em contato com o delegado Danilo Orengo, responsável pela delegacia de Areial, que disse ter tomado conhecimento do fato pela imprensa. Ainda não há investigações em curso no âmbito policial.

O presidente do Fórum de Diversidade da Paraíba, Saulo Gimenez, disse ao g1 que o órgão também condena as falas do padre, pelo teor, e também pelo local que foi proferida as palavras, o altar da igreja.

"É uma lástima para todos nós que, em pleno século XXI, depois de uma pandemia que deixou mães sem filhos, amigos perdidos, no meio de uma crise mundial, várias guerras, pessoas perdendo suas vidas, um sacerdote usar o seu lugar sagrado, usar o seu sacerdócio para destilar um veneno tão sórdido como o ódio, como as intolerâncias. Usar um espaço que é para falar de amor, de compreensão, de solidariedade, mas não, está ali sendo cruel", ressaltou.

O órgão informou que vai continuar acompanhando o caso e vai prestar suporte à associação, além de "encaminhar às autoridades competentes para retratação do padre".

Fonte: g1 PB

terça-feira, 29 de julho de 2025

Prefeitura de Tabira divulga primeira atração da Festa de Agosto 2025, que terá noite dedicada à fé


 A Prefeitura de Tabira anunciou a primeira atração confirmada da tradicional Festa de Agosto, que este ano chega à sua 99ª edição, em alusão às festividades da Padroeira Nossa Senhora dos Remédios. O evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, e pela primeira vez na história, contará com uma noite inteiramente dedicada à religiosidade e à fé.

A novidade foi revelada pelo prefeito Flávio Marques, através de suas redes sociais, em um vídeo ao lado do pároco da cidade, Padre Josenildo Nunes. Na publicação, o prefeito destacou a importância de atender aos anseios da comunidade católica e reforçou o compromisso de valorizar as tradições religiosas do município.

“Como havíamos falado anteriormente, teremos dois dias na Festa de Agosto. Um desses dias será destinado à noite religiosa. E atendendo à comunidade católica, Ana Clara Rocha, junto com Ítalo Poeta e o Exército de Deus, estará na nossa festa”, declarou o prefeito.

A apresentação promete emocionar o público e transformar a Praça Pedro Pires Ferreira em um verdadeiro templo a céu aberto, unindo música, oração e devoção em um momento marcante da programação.

A Festa de Agosto, promovida pela Prefeitura de Tabira, é um dos eventos mais aguardados do calendário cultural e religioso da cidade. Em breve, toda a programação será divulgada oficialmente.

Carla Zambelli é encontrada e presa na Itália, após fuga do Brasil

 



A deputada Carla Zambelli foi presa na Itália nesta terça-feira (29), confirmou o Ministério da Justiça e a Polícia Federal. Ela decidiu se apresentar para a Justiça e foi encaminhada para uma delegacia da polícia italiana. Não há informações sobre a decisã da motivação. A brasileira havia fugido após ter sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão.

Quem deu a informação primeiro foi Angelo Bonelli, deputado do parlamento italiano. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu o parlamentar.

A CNN informou que a defesa da parlamentar afirmou que ela decidiu se apresentar voluntariamente. Ela deve alegar que está doente e pedir para não ser deportada.  A deputada brasileira está na lista da difusão vermelha da Interpol após pedido do ministro Alexandre de Moraes.  

Em vídeos recentes nas redes sociais, a bolsonarista se autodeclarou como uma "exilada política". Ela havia sido condenada no caso da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

"Eu queria dizer que hoje acordei com uma notícia muito boa, que é um vídeo do Flávio Bolsonaro falando por mim, pedindo por mim para a [primeira-ministra da Itália] Giorgia Meloni, para o Matteo Salvini, que é o vice-primeiro-ministro daqui, pedindo para que me recebessem porque sou uma exilada política, sou uma perseguida política no Brasil", disse.

Via: Veja

Acusado de matar homem por conta de R$ 38,00 é preso pela Polícia Civil na Paraíba

Foto: Reprodução/Polícia Civil

 A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial (GTE) da 17ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC), em Itaporanga, deu cumprimento, na manhã desta terça-feira (29), a um mandado de prisão preventiva contra um homem de 48 anos investigado por homicídio qualificado, ocorrido no ano de 2019.

De acordo com as investigações, o crime foi cometido com extrema violência, tendo o acusado desferido diversos golpes de foice contra a vítima. O homicídio teve como motivação um desentendimento banal relacionado a uma dívida de R$ 38,00. A brutalidade e a futilidade do crime reforçaram os elementos que embasaram a representação pela prisão.

O preso foi localizado e conduzido à unidade policial, onde permanece custodiado até a realização da audiência de custódia, após a qual será encaminhado ao sistema prisional para dar continuidade ao cumprimento da medida judicial. A Polícia Civil da Paraíba reafirma o compromisso com a elucidação de crimes graves e com a responsabilização de autores de homicídios, assegurando justiça para as vítimas e suas famílias.

Por Assessoria/Polícia Civil

Homem é preso emTuparetama após ação integrada das polícias civil e militar


 Na tarde do dia 28 de julho de 2025, o efetivo do 23º BPM, em ação integrada com a Polícia Civil, deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio, no município de Tuparetama-PE.

A ação foi resultado de levantamento realizado pelo Serviço de Inteligência do Batalhão, que, após minucioso trabalho, localizou o alvo da ordem judicial, conhecido pelo vulgo “Escobar”.

O indivíduo possui extensa ficha criminal, sendo suspeito da prática de diversos delitos, incluindo Homicídio, envolvimento com organizações criminosas, Associação Criminosa, Ameaça, Descumprimento de Medida Protetiva, Violência Doméstica, Porte Ilegal de Arma de Fogo, e também foi alvo de cumprimento de outro Mandado de Prisão em fevereiro de 2017.

Diante da gravidade dos fatos, foi montada uma operação conjunta entre policiais militares e civis, que culminou no monitoramento, localização e prisão do imputado, o qual foi devidamente cientificado sobre o teor do mandado.

A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil da 173ª Circunscrição, em Tuparetama-PE, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Via: Mais Pajeú

Homem é preso após assassinar vizinho por suposto ciúmes da ex-mulher, no Sertão da Paraíba

Foto: Reprodução/Polícia Civil

 Um crime brutal chocou a zona rural de Manaíra, no Sertão da Paraíba, na tarde do último domingo (27). O agricultor Josemar Alves, conhecido como Doia, de 52 anos, foi assassinado a tiros enquanto descansava à sombra de uma árvore no Sítio Olho D'Água dos Antas. O principal suspeito é o vizinho C.A.D.N., de 44 anos, que foi preso em flagrante nesta segunda-feira (28) pela Polícia Militar, com apoio da 16ª Delegacia Seccional de Princesa Isabel.

De acordo com as informações repassadas pela PM, o acusado estava foragido desde o crime, mas foi localizado e preso quando retornava para casa, após se esconder na caatinga. No momento da prisão, ele portava um revólver calibre 38 na cintura, uma espingarda calibre 32 municiada, 37 munições e a quantia de R$ 5.040,00 em dinheiro vivo. A prisão foi comandada pelo major Firmino.

Crime premeditado e motivado por ciúmes

Segundo o relato de testemunhas, Doia foi surpreendido enquanto descansava nas proximidades da casa de parentes. O autor teria chegado de motocicleta, cuspiu no rosto da vítima e, em seguida, efetuou disparos à queima-roupa, sem qualquer discussão ou chance de defesa. O motivo, segundo investigações preliminares, seria ciúmes da ex-companheira do acusado.

Em depoimento à polícia, C.A.D.N. confessou o crime, alegando ter agido após ter sido ofendido com um cuspe da vítima — versão contraditória aos relatos das testemunhas, que afirmam que foi o próprio agressor quem iniciou a agressão cuspindo em Doia.

A Polícia Civil trabalha com a hipótese de motivação passional e fútil, uma vez que o suspeito já havia agredido, em dezembro de 2024, um idoso de 80 anos também por ciúmes, desferindo quatro golpes de faca peixeira contra a vítima. Na ocasião, ele suspeitava que o idoso tivesse envolvimento com sua ex-esposa — o que, segundo vizinhos, não procede. A mulher é descrita como uma pessoa discreta, dedicada ao lar e mãe dos dois filhos do acusado, sem envolvimento com outros homens.

Testemunhas relataram ainda que o investigado mantinha uma "lista de homens para matar" por suspeitas infundadas envolvendo sua ex-companheira.

O acusado está detido e aguarda audiência de custódia, que definirá se a prisão em flagrante será convertida em prisão preventiva. Ele responderá por homicídio qualificado por motivo fútil e porte ilegal de arma de fogo.

A arma apreendida será submetida a exame de balística para confirmar se foi a mesma usada no crime.

Veja abaixo a fala do delegado Dr. Gutember Cabral, titular da 16ª Seccional:

Por Patos Online
Com informações da 16ª Seccional

Entenda o “Golpe da Maquininha” e saiba como se proteger de futuros problemas

 

Os estelionatários conseguem atuar de formas diferentes em quase todos os crimes. Agora, o chamado “Golpe da Maquininha” está agindo por meio de criminosos que se passam por falsos taxistas para enganar os passageiros.

O padrão deste “golpe da maquininha” é: o carro estaciona e o passageiro entra no veículo, que se parece com um táxi, mas é dirigido por um golpista. Após chegar ao destino final do passageiro, o falso taxista diz que não aceita transações via pix e pede para inserir o cartão físico na maquininha. Sem a opção de aproximação.

De acordo com o Portal G1, a vítima digita a senha e paga a corrida. Até então, aparenta ser uma transação normal. Mas, ao consultar o extrato ou receber a notificação do banco, vê que a conta foi totalmente esvaziada. Isso acontece porque a maquininha, que é adulterada, faz o registro da senha digitada no aparelho.

Especialistas ligados à polícia relataram algumas maneiras para que a pessoa se proteja de futuros problemas, veja quais:

  • Usar táxis ou carros por aplicativo que já fazem o pagamento da corrida no próprio aplicativo;
  • Embarcar em veículos apenas em pontos oficiais onde os motoristas são cadastrados;
  • Sempre pagar com PIX ou cartão por aproximação;

Caso o taxista ou motorista por aplicativo relatar que não pode ou não consegue realizar estes procedimentos, é importante que a pessoa ligue o sinal de alerta.

Nordeste: Influenciadora que viralizou contando o dia a dia na cadeia é presa novamente ao tentar entrar com drogas em presídio

 

Uma influenciadora foi presa ao tentar entrar com drogas na Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, neste domingo (27). Ela já havia sido presa em 2023 e utiliza as redes sociais para compartilhar experiências vividas quando era presidiária.

Conforme a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), no momento da revista, Nayra Gabrielly Oliveira Feitosa, de 20 anos, foi flagrada pelo equipamento bodyscanner com 48 gramas de substância análoga à maconha e 118 comprimidos de Rohypnol (um medicamento com efeitos entorpecentes) escondidos nas partes íntimas.

Ela iria visitar o detento Daniel Ladeira, membro de uma organização criminosa de origem carioca e preso em fevereiro deste ano por matar um taxista durante um assalto na casa da vítima no Parque Araxá, em Fortaleza.

A jovem, que possui mais de 70 mil seguidores nas redes sociais, compartilha vídeos relatando as experiências que passou em um presídio de São Paulo, quando ficou detida por tráfico de drogas.

Alguns dos vídeos que ela posta no TikTok são:

"O que fazer quando chega na cela dentro da cadeia";

"Como é a rotina de preso dentro da cadeia";

"Como fazer amizade na cadeia";

"Como eu fui roubada dentro da cadeia" e

"Como eu cuidava do meu cabelo na cadeia".

A primeira prisão de Nayra Gabrielly ocorreu no dia 26 de outubro de 2023, na Rodovia SP-300, na cidade de Valparaíso, no interior de São Paulo, quando ela transportava quase 50 quilos de maconha em um ônibus de viagem.

No processo ao qual o g1 teve acesso consta que agentes da Polícia Rodoviária Estadual estavam em patrulhamento quando abordaram um ônibus que fazia o itinerário Campo Grande-Brasília.

Ao ver os policiais, Nayra ficou nervosa e disse que era de Fortaleza, mas estava indo para Uberlândia (MG). Durante a vistoria, os policiais pediram para revistar as malas da jovem, que estavam no bagageiro, mas ela alegou que não tinha a senha do cadeado para abrir.

Ao sentir o forte cheiro de droga no bagageiro do veículo, os policiais abriram as malas de Nayra usando uma ferramenta e encontraram 47 tijolos de maconha com pacotes de café, para tentar disfarçar o cheiro.

Depois que a droga foi localizada, a jovem alegou para os policiais que havia ido para a cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, trabalhar como garota de programa, porém não tinha conseguido dinheiro para voltar ao Ceará.

Durante um dos programas, segundo Nayra, ela recebeu uma proposta de um cliente para levar duas malas até a cidade de Uberlândia, em troca do pagamento de mil reais.

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou Nayra Gabrielly a 4 anos, dois meses e 12 dias de reclusão por tráfico de drogas. Ela chegou a ficar detida por alguns meses em São Paulo, porém recebeu o direito de apelar em liberdade e retornou para Fortaleza.

Via: G1

Tabira recebe R$ 600 mil em emendas do Senador Humberto Costa para investimentos na saúde

 

Nesta segunda-feira (28), Tabira recebeu a visita institucional do Senador Humberto Costa, que chegou à cidade acompanhado de boas notícias e reforçou a parceria com o município. Estiveram presentes o Prefeito Flávio Marques, o vice-prefeito Marcos Crente, o deputado federal Carlos Veras, vereadores e secretários municipais.

Durante a agenda, a comitiva visitou as obras do Campus do Polo da UPE, que seguem em ritmo avançado, além de conhecer de perto as instalações do Hospital Municipal Dr. Luís José da Silva Neto. O momento foi marcado por importantes anúncios de investimentos para a saúde do município.

O Senador garantiu a destinação de R$ 600 mil em emendas parlamentares para Tabira. Do total, R$ 400 mil serão investidos na construção da Base Descentralizada do SAMU, que funcionará no pátio do Hospital Municipal. A nova base vai garantir mais agilidade no atendimento de urgência e emergência no município e região.

Além disso, R$ 200 mil serão destinados à manutenção do Hospital Municipal, assegurando a continuidade de um atendimento digno e de qualidade para toda a população tabirense.

O Prefeito Flávio Marques agradeceu o apoio do senador e reforçou o compromisso da gestão com o bem-estar da população. “Agradecemos imensamente ao senador Humberto Costa pelo compromisso com Tabira e pelo envio dessas emendas tão importantes para nossa saúde. A volta do SAMU ao nosso município representa muito, e ainda mais receber essa emenda para construção da base de um serviço que, enquanto Ministro da Saúde, foi Humberto quem criou no país, um serviço que salva vidas todos os dias. Seguimos firmes com o nosso compromisso de cuidar das pessoas e construir uma cidade cada vez melhor para todos os tabirenses”, afirmou.

Via: Blog do Marcelo Patriota

Frota de motos no Brasil cresce 42% em 10 anos e atinge 35 milhões


 A frota nacional de motos cresceu 42% em 10 anos, de 2015 a 2024, quando atingiu 35 milhões de veículos de 2 rodas no país. Os dados são da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).

O Brasil produz anualmente cerca de 1,8 milhão de unidades e é o 6º maior fabricante de motocicletas do mundo. Atualmente, mais de 40 milhões de pessoas estão aptas a conduzir motocicletas no país.

Nos últimos 10 anos, Alagoas, Amazonas e Bahia registraram maior aumento no número de habilitados para conduzir motos, com crescimento de 86,3%, 79,7% e 62,6%, respectivamente.

“O levantamento revela que esse avanço não se limita aos maiores centros urbanos nacionais. Alagoas, Amazonas, Bahia e Piauí lideram a lista, demonstrando que o uso da motocicleta tem se expandido por diversas regiões do país, especialmente fora dos principais polos econômicos”, destacou a Abraciclo.

Via: Agência Brasil

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Jovem morre em acidente de carro após retornar da própria festa de aniversário na BA

 

Uma mulher, identificada como Letícia Souza Moura, de 22 anos, morreu após sofrer um acidente na BR-420 na cidade de Santa Inês, no interior da Bahia. Ela retornava da própria festa de aniversário quando o carro onde estava capotou. Outras três pessoas ficaram feridas no acidente.

De acordo com a Polícia Civil, o veículo onde a vítima estava perdeu o controle em uma curva e caiu em uma ribanceira. Letícia fez aniversário na última sexta-feira (25) e estava junto com amigos em uma chácara comemorando o aniversário quando, ao retornar para casa, sofrer o acidente. Letícia morreu no local.

Os outros ocupantes do carro foram socorridos e encaminhados ao Hospital Prado Valadares, no na cidade de Jequié. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

A prefeitura de Santa Inês emitiu uma nota lamentando a morte da jovem. "Neste momento de despedida, a Prefeitura de Santa Inês se compadece com a dor da família pela irreparável perda e presta condolências aos familiares e amigos enlutados".

Em nota, a Polícia Civil informou que a Delegacia Territorial (DT) de Jaguaquara instaurou um inquérito para apurar as causas do acidente. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para necropsia. 

Acidente com vítimas fatais no Recôncavo Baiano

Um grave acidente na BA-046, nas proximidades de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, causou quatro mortes na noite deste domingo (27). As mortes ocorreram após colisão entre um ônibus da banda do cantor de arrocha, Neto Brito, e um carro de passeio, onde estava um casal.

Os mortos foram identificados como Gerson Santos Santana, de 41 anos, Robson Carvalho Galvão de Jesus, de 33, Carlos Antônio Souza Ramos (Carlos Bojo, técnico de som da banda), de 42, e Leila Lima Santos, cuja idade ainda não foi divulgada.

A banda seguia para um show em Salinas da Margarida, cidade que comemorava seu aniversário de emancipação. A apresentação, que seria realizada na virada de domingo para segunda, foi imediatamente cancelada após a notícia do acidente.

Via: Bnews

Mulher é assassinada pelo companheiro no bairro São Geraldo em Arcoverde

Ellen Suzany tinha 29 anos e era mãe de 3 filhos. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Mais um crime de feminicídio choca o município de Arcoverde.

Na noite deste domingo (27) a mãe de 3 filhos, estudante de pedagogia e colaboradora do Colégio Imaculada Conceição de Arcoverde, Ellen Suzany Gomes Souza, de 29 anos, foi assassinada com 19 golpes de faca, desferidos pelo companheiro.

O crime aconteceu no bairro São Geraldo. Segundo relatos de vizinhos e informações que circulam em grupos de WhatsApp, a discussão teria começado dentro da residência do casal e foi, supostamente, motivada por um desentendimento relacionado a uma televisão.

Durante a briga, o homem iniciou uma série de agressões físicas contra Ellen. Em seguida o mesmo utilizou uma faca de cozinha para esfaqueá-la.

Mesmo gravemente ferida, a vítima conseguiu fugir para a casa de uma vizinha na tentativa de se proteger, mas o agressor arrombou a porta e continuou com os ataques à faca.

Familiares de Ellen chegaram ao local antes da chegada do socorro e a levaram imediatamente ao hospital. Porém, ela não resistiu e já chegou à unidade de saúde sem vida.

Após o crime, o assassino fugiu numa motocicleta pela BR-232, no sentido Recife. Durante a fuga, ele teria jogado intencionalmente o carro contra outro veículo, provocando, no acidente, a sua própria morte.

O caso, tratado como feminicídio pela polícia, chama a atenção pela brutalidade e reforça, mais uma vez, a necessidade da prevenção e do combate eficaz à violência doméstica em Arcoverde.

A equipe da Rádio Itapuama FM se solidariza aos familiares e amigos de Hellen nesse momento de profunda dor e tristeza. 

Da redação/Itapuama FM.

Informações: Portal Panorama.

Foto: Reprodução/Redes sociais.

Adolescente de 14 anos é morta a tiros pelo namorado no interior de PE

 

Uma adolescente de 14 anos foi assassinada a tiros na madrugada do domingo (27), na Comunidade do Bacurau, zona rural de Venturosa, no Agreste de Pernambuco. O principal suspeito do crime é o namorado da vítima, de 20 anos, que foi preso no mesmo dia e aguarda audiência de custódia.

Segundo informações, Maria Clara da Silva teria saído de uma festa e ido dormir na casa do namorado, que já havia sido preso anteriormente. Horas depois, o corpo da adolescente foi encontrado no local, com várias perfurações provocadas por disparos de arma de fogo. O suspeito fugiu logo após o crime.

O corpo de Maria Clara foi recolhido pelo Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. A Polícia Civil de Pernambuco registrou o caso na Delegacia de Arcoverde, que deu início às investigações.

A corporação informou que o inquérito está em andamento e que as diligências continuam até a elucidação completa do crime. A motivação ainda não foi esclarecida oficialmente.

Via: G1

Trump afirma estar se divertindo no segundo mandato: "Mando nos EUA e no mundo"

 

Em meio à diversas polêmicas e prestes a completar 100 dias do novo governo, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou à revista The Atlantic que está se divertindo muito no mandato.

"Da primeira vez eu tinha duas coisas para fazer, mandar no país e sobreviver, e eu tinha comigo todo esse povo desonesto. Nesta segunda vez, eu mando no país e no mundo", disse o presidente. 

Trump tem gerado polêmica ao determinar uma série de sanções tarifárias a diversos países, incluindo o Brasil. O chefe de estado usa os impostos como barganha para interferir em decisões que dizem respeito aos EUA ou não. 

Recentemente, o presidente falou sobre o assunto. “Vamos ter uma tarifa simples e direta de algo entre 15% e 50%,” disse Trump durante uma cúpula sobre IA em Washington. “Algumas temos 50% porque não temos nos dado muito bem com esses países.”

Via: Bnews

Salário de 5 a cada 10 brasileiros não dura até o fim do mês, mostra estudo

    O salário de 54% da população brasileira não consegue chegar até o fim do mês, aponta a Pesquisa de Saúde Financeira e Bem-Estar do Trab...