Você é analfabeto
científico?
Por que ensinar
ciências?
A pergunta do título parece ofensiva para
você? Continue lendo e veja que esse tipo de analfabetismo é bem mais comum que
você pensa.
Pesquisa
de 2014 publicada pelas revistas Época e Ciência hoje mostrou que cerca
de 79% dos brasileiros estão nos níveis básicos de letramento científico.
Talvez o próprio fato de o termo “analfabetismo científico” soar estranho para
a maioria das pessoas seja um bom indicador de como essa temática é ignorada na
sociedade em que vivemos.
No
quadro a seguir, vemos a distribuição em porcentagem de atividades simples e os
níveis verificados (no site Revista época
online).
É possível ainda fazer um teste e saber em que nível você se encontra (espero
que não se assuste com os resultados).
Atividades
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Nível 1
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Nível 2
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Nível 3
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Nível 4
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Compreender as contraindicações de um remédio, lendo a bula
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37%
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26%
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16%
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11%
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Conferir a conta de luz
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40%
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28%
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18%
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8%
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Ler manuais de instalação de aparelhos domésticos
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39%
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27%
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20%
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18%
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Combater um pequeno incêndio seguindo instruções escritas
no equipamento contra fogo
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45%
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40%
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27%
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27%
|
Consultar dados sobre saúde e remédios na internet
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58%
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41%
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24%
|
16%
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A
pesquisa abordou pessoas com os mais variados níveis de escolaridade e mesmo
entre pessoas com nível superior a quantidade de analfabetos científicos é
alarmante. Por que isso acontece em nossa sociedade?
Algumas
causas podem ser apontadas, mas esse não é o objetivo desse artigo (podemos
abordar isso em outro texto). Fato é, que a nossa vida é totalmente dependente
de conhecimentos científicos. Basta olhar a seu redor, quase tudo é produzido
com base em conhecimentos científicos. Mesmo assim, a maioria das pessoas
desconhecem como essas coisas funcionam ou os mecanismos científicos e
produtivos por trás de quase tudo que lhe rodeia.
Certa
vez um aluno me perguntou qual a importância da minha disciplina (Biologia) na
escola. Respondi-lhe de forma curta e
precisa: “Para que possamos entender o mundo que nos rodeia e sermos um pouco
menos ignorantes quanto à realidade que nos cerca”. Veja que essa resposta não
se aplica apenas a “minha disciplina”, mas sim a todo o conhecimento científico.
O
analfabetismo científico é uma realidade e há apenas uma forma de combatê-lo:
Com uma educação que preze o currículo científico, que não seja apenas
“decoreba” pra fazer uma prova, mas que nos faça entender a maravilha que o mundo
natural tem a nos oferecer, bem como a imensidão de conhecimento e dúvidas que
foram, são e serão respondidas pela ciência.
Se
você não é mais um estudante regular (em uma escola ou universidade), saiba que
ainda há tempo para construir conhecimento, aliás, você é privilegiado, pois
pode aprender sobre o que bem entender. A construção de conhecimento através da
internet e outras fontes é cada vez mais acessível, seja por sites de ciência
confiáveis, compra de livros ou revistas online, documentários, etc. Hoje o
conhecimento está ao alcance de todos, mas poucos querem buscá-lo.
Levante
essa bandeira e lutemos todos contra o analfabetismo científico!
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