quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Ibama flagra desmatamento ilegal em áreas do Sertão de Pernambuco

A operação "Mandacaru", deflagrada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), flagrou diversos desmatamentos ilegais em Afrânio, Bodocó, Petrolina e Serra Talhada.
Durante a operação que visa coibir a exploração e o desmatamento irregular do ecossistema, o Ibama embargou um total de 425 hectares – mesmo número em campos de futebol – de área desmatada ilegalmente. Foram aplicados 14 autos de infração que, juntos, somam uma multa de R$ 430 mil. A Operação Mandacaru durou duas semanas e contou com seis agentes em campo.
Segundo o coordenador de fiscalização do Ibama em Pernambuco, Amaro Fernandes, a operação estava sendo preparada desde o ano passado, com a análise de imagens captadas por satélites nos últimos 5 anos. “O método inovador permitiu que fizéssemos o comparativo dessas áreas ao longo dos anos.”
As áreas serviam de grandes pastos para a criação de gado. Entre as apreensões, os agentes ambientais confiscaram 319 mourões (estacas mais grossas) de aroeira, espécie da Caatinga protegida por lei federal.
O Grupo Fé e Política, da diocese de Afogados da Ingazeira, tem denunciado o desmatamento na área do Pajeú com a retirada de madeira, proveniente da Caatinga, onde caminhões continuam a trafegar pelas rodovias da região sem haver uma fiscalização mais rigorosa para coibir essa prática.

Por: TV Web Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nordeste: Empresário que guardava armas de facção em academia é assassinado

  Um empresário de 49 anos foi executado com mais de 30 tiros em frente à academia dele na cidade de Dias d’Ávila, na Bahia. Francisco Marco...