SERTÃO ONLINE

SERTÃO ONLINE
(MAIS QUE INTERNET) CLICK NA IMAGEM PARA IR AO INSTA

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Governador da PB diz que não há possibilidade de reabrir comércio e que vai flexibilizar serviços

“Nós temos levantados casos de alguns estados que fizeram esta abertura e que os números dispararam. Nós estamos com mais de 700 casos na Paraíba, com muitas mortes. Nós estamos subindo essa ladeira ainda. O Brasil passou 40 dias para ter mil mortes. Hoje estamos tendo no país mil mortes a cada dois dias, praticamente. Este é o cenário que estamos vivendo neste momento e na Paraíba não vai ser diferente ”, disse João em entrevista ao JPB1.
O último decreto publicado pelo estado prorrogou as medidas restritivas até o domingo (3), mas o estado prevê a publicação de mais uma prorrogação durante o final de semana. Segundo o governador, há a possibilidade da flexibilização das medidas para alguns setores.
“Um caso que eu uso como exemplo, para evitar um problema maior, é o das empresas que fazem manutenção em piscinas. Algumas piscinas estão ficando sem limpeza e isso pode gerar focos de dengue e agravar o problema. É possível que algum tipo, especificamente como este, bastante pontual, possa ser liberado. Mas o comércio de forma geral, não vejo essa possibilidade”, explicou.
Segundo João, a flexibilização das medidas restritivas só podem ser feitas após uma análise dos números da pandemia. Na Paraíba, até esta quarta-feira, 46% dos leitos de UTI implantados estão ocupados.
“Estamos em um momento de reunião técnica. Nesta quarta vai haver uma reunião com o Ministério da Saúde, também com os governadores do Nordeste, para que a gente faça um levantamento e um balanço de tudo que está acontecendo”, comentou João.

Reunião com prefeitos

Nesta quarta-feira, o governador vai se reunir, às 18h, com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), com o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD) e com o presidente da Federação das Associações de municípios da Paraíba (Famup) para alinhar as medidas que devem ser tomadas em todo o estado e evitar que algumas cidades possam determinar medidas restritivas diferentes das outras.
“A gente vai discutir a situação atual da Paraíba e espero que a partir desta reunião nós possamos sair de lá com a condição de colocar nossas equipes trabalhando conjuntamente para ter o mesmo foco. Espero chegar a este consenso sobre os pontos de vista e definir pontos que possam ser colocados dentro do novo decreto”, disse João.

Obrigatoriedade do uso de máscaras

O governador da Paraíba também falou sobre a preocupação do uso de máscaras pela população do estado. Segundo João Azevêdo, vai ser publicado em breve um edital onde o estado determina a compra de três milhões de máscaras que devem ser distribuídas com a população mais necessitadas.
“Queremos fazer um trabalho de informação, de educação, junto exatamente aos pontos de concentração de pessoas por conta de pagamentos do Bolsa Família, da parcela extra que o Governo Federal está disponibilizando. É inevitável que se tenha uma aglomeração nestes pontos. Vamos chegar com as máscaras, distribuindo, para que a partir de 4 ou 5 de maio a gente possa cobrar a obrigatoriedade do uso da máscara em locais públicos. Primeiro a gente precisa fabricar e entregar as máscaras para quem precisa, para depois cobrar”, disse.

Insatisfação de empresários

João Azevêdo também se pronunciou sobre empresários que estariam insatisfeitos com a cobrança de impostos do Fisco durante a pandemia. De acordo com o governador, do mesmo jeito que foram tomadas medidas sociais de proteção aos paraibanos, também foram feitas concessões para as empresas.
“Fizemos a postergação por 90 dias da cobrança do ICMS para todas as empresas que fizeram a opção pelo Simples Nacional, isso atende a 93% das empresas no estado da Paraíba. Também prorrogamos as validades de todas as certidões; durante 90 dias está suspensa a inclusão em qualquer dívida ativa em qualquer problema que se tenha em relação a estas empresas. Há um conjunto de ações determinadas dentro de um decreto que foi publicado e que já estão sendo implementadas. Se houver algum problema, as empresas podem procurar a Secretaria de Estado da Fazenda que vai ter o esclarecimento”, comentou.
G1/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criança de 10 anos morre vítima de dengue hemorrágica em Tabira

Uma triste noticia abalou a cidade de Tabira no final da tarde desta Segunda Feira (15). O falecimento do jovem atleta Luíz Davi, 10 anos. N...