SERTÃO ONLINE

SERTÃO ONLINE
(MAIS QUE INTERNET) CLICK NA IMAGEM PARA IR AO INSTA

terça-feira, 30 de junho de 2020

Descoberto na China mais um vírus que pode gerar pandemia no planeta

Quando a gente acha que já está vivendo um pesadelo com a pandemia do novo coronavírus, vem a vida e dá mais um susto na gente. Agora, uma nova cepa do vírus da gripe com potencial de causar uma pandemia foi identificada na China.

vírus china
Crédito: DivulgaçãoLinhagem do vírus influenza, que causa a gripe, surgiu recentemente e tem os porcos como hospedeiros

Um recente estudo de tal linhagem do vírus influenza, que causa a gripe, surgiu recentemente e mostra que ele tem os porcos como hospedeiros. Apesar disso, o vírus pode infectar também os seres humanos.

De acordo com a BBC, cientistas estão preocupados com o fato de que a cepa poderia sofrer uma mutação ainda maior e se espalhar de pessoa para pessoa, desencadeando um surto global.

Eles dizem que a cepa tem “todas as características” de ser altamente adaptável para infectar seres humanos.

O vírus, chamado G4 EA H1N1, pode crescer e se multiplicar nas células que revestem as vias aéreas humanas. Eles descobriram evidências de infecção em pessoas que trabalhavam em matadouros e na indústria suína na China.

As vacinas contra a gripe atuais não parecem proteger contra isso. Vale lembrar que a última gripe pandêmica ocorreu em 2009, com o surto de gripe suína, que começou no México. O vírus da gripe suína, chamado A/H1N1pdm09, agora é combatido pela vacina contra a gripe, aplicada anualmente.

Como evitar uma nova pandemia?

Especialistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, identificaram sete rotas pelas quais uma nova pandemia poderia ocorrer e 161 maneiras de se evitar o risco.

A relação com os animais é o principal e mais urgente ponto de atenção, segundo a equipe formada por 25 especialistas em vida selvagem e veterinária. Eles pedem que as pessoas tornem-se veganas, que se proíba o comércio de animais exóticos e reprima fazendas lotadas.

Caso essas mudanças drásticas não sejam adotadas, será “apenas uma questão de tempo” antes que outra pandemia varra o mundo. Confira aqui.

Fonte: Catraca Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caminhão bate em poste e deixa parte de Afogados e Carnaíba sem energia

Um caminhão bateu em um poste ao lado da subestação da Neoenergia e causou um apagão em parte das cidades de Afogados da Ingazeira e Carnaíb...