Um homem de 35 anos foi preso por suspeita de torturar 200 pássaros ao levá-los dentro de malas em ônibus interestadual, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o suspeito disse que seguia com as aves de Manaus (AM) para Uberlândia (MG). As informações são do Metrópoles.
Um vídeo mostra as aves dentro das gaiolas. Três delas foram encontradas mortas no momento do flagrante, realizado na quinta-feira.
Segundo a PRF, os pássaros são da espécie canário-da-terra e três deles já foram encontrados sem vida. As duas malas estavam amontoadas no bagageiro do ônibus.
Sem ar
De acordo com a ocorrência da PRF, as bagagens estavam acondicionadas de modo que os pássaros não tinham condições de se manterem em pé. Além disso, segundo o documento, a maneira como as aves eram transportadas não permitia a circulação de ar nas gaiolas.
O suspeito foi encaminhado para a delegacia, onde foi estabelecida uma fiança, mas ele alegou que não tinha como pagar e foi levado para o presídio da cidade.
O nome do suspeito não foi divulgado pela polícia, que também não informou o que ele disse sobre a finalidade do transporte de pássaros.
Multa de R$ 100 mil
Conforme a PRF, além da prisão por suspeita de maus-tratos e tráfico de animais, o homem foi multado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) no valor de R$ 100 mil. Os policiais soltaram os pássaros em uma área de preservação em Rio Verde.
O Metrópoles não conseguiu encontrar o contato da defesa do suspeito até o momento em que este texto foi publicado, já que o nome dele não foi divulgado, mas o espaço segue aberto para manifestações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário