SERTÃO ONLINE

SERTÃO ONLINE
(MAIS QUE INTERNET) CLICK NA IMAGEM PARA IR AO INSTA

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Operação Free Rider investiga fraudes em licitação

 

    Reprodução

Band Piauí- A Polícia Federal com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) deflagrou na manhã desta quarta-feira (27/04)  em Teresina e em mais três cidades do Maranhão a operação Free Rider.

A ação policial teve abrangência em alguns municípios do estado do Maranhão como Santa Inês, Caxias e na capital São Luís, também no Piauí aqui na capital Teresina. As investigações com apoio da CGU apontam existência de uma quadrilha que estaria promovendo fraudes licitatórias e, além disso, superfaturamentos contratuais envolvendo verba federal. De acordo com a nota da polícia federal inicialmente constatou-se que o município de Santa Inês realizava adesões fraudulentas a ata de registros de preços de outros municípios. Além de não favorecer vantagens ao município provocava sobre preço em alguns casos chegava a 215%.

São investigados vários contratos que somam 8,5 milhões de reais envolvendo uma empresa sediada em Teresina a qual tinha a finalidade de fornecer vários medicamentos e insumos hospitalares para o município de Santa Inês no Maranhão. Mas por outro lado consta nos altos a falta de materiais básicos como seringas e soro fisiológicos no hospital e rede pública de Santa Inês.

Há indícios de que grande parte das contratações envolvia propina nas negociações possivelmente repassadas aos integrantes da organização criminosa por meio fictícia criada para essa finalidade. A organização criminosa é formada por três núcleos. Núcleo criminoso com a atuação da prefeitura, um outro com atuação da Secretaria de Saúde do município e o núcleo criminoso empresarial sediado em Teresina composto pelo sócio da empresa investigada, seu sobrinho e um funcionário os quais realizavam diversas movimentações bancárias com saques semanais de quantias expressivas. Em toda área de atuação foram cumpridos dezoito mandados de busca e apreensão além de sete mandados de construção patrimonial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caminhão bate em poste e deixa parte de Afogados e Carnaíba sem energia

Um caminhão bateu em um poste ao lado da subestação da Neoenergia e causou um apagão em parte das cidades de Afogados da Ingazeira e Carnaíb...