terça-feira, 23 de agosto de 2022

Estado brasileiro atinge emergência de saúde pública por varíola dos macacos

 

Um dos estados brasileiros já atingiu emergência de saúde pública devido à contaminação da varíola dos macacos. Nesta segunda-feira (22), o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou que Goiás tem 160 casos confirmados da doença. Além dos diagnósticos positivos, o estado tem 297 suspeitos e dez prováveis.

Segundo o Metrópoles, os confirmados são 157 homens e três mulheres. Entre os pacientes, as idades de maior contágio estão entre os 9 e 64 anos. De acordo com a pasta, Goiânia é a cidade com maior número de casos da varíola no estado, com 132 positivos. 

Através do plano de contingência, a secretaria dividiu a situação da doença em três níveis. Segundo o documento, Goiás se encontra no terceiro estágio, conhecido como emergência de saúde pública.  O órgão explica que esta fase é confirmada quando ocorre transmissão comunitária.

Plano de contingência

Equipes de vigilância epidemiológica e as unidades de saúde públicas e privadas devem ficar atentas aos casos de pessoas que apresentam sintomas que indicam a doença para fazer a coleta o mais rápido possível e, também, providenciar o exame.

O objetivo do plano é fixar orientações para o enfrentamento da doença a fim de minimizar os impactos dela na vida e na saúde da população de Goiás. O documento define normas que profissionais de saúde precisam seguir para atender os casos suspeitos da doença e informar como devem monitorar as pessoas que estão doentes de quem teve contato com pessoas infectadas.

Mesmo com a situação de emergência declarada, o plano de contingência não tem medidas de enfrentamento que provoquem um impacto econômico ou administrativo, como no caso do Coronavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem teria sido executado em ST dentro da ambulância do SAMU

  Fotos cedidas por Francys Maya A confusão que teve início na Estação do Forró, em Serra Talhada, nesta quinta-feira (24), culminou com o ó...