Palmeiras campeão brasileiro de 2022 (Foto: Marcos Ribolli)
Foi uma noite de celebração no Allianz Parque. Com o título brasileiro garantido horas antes, após o tropeço do Internacional contra o América-MG, o Palmeiras entrou em campo na noite desta quarta-feira apenas para comemorar com sua torcida, mas fez muito mais: goleou o Fortaleza por 4 a 0, no Allianz Parque, dando mais uma mostra do porquê o time de Abel Ferreira nunca correu qualquer risco de deixar este Brasileirão escapar. Jogando leve, solto e quase no automático, o Verdão construiu a vitória com naturalidade e viu seus dois principais atacantes brilharem, com dois gols de Rony e um de Dudu, por cobertura.
Foi noite também de celebrar o garoto Endrick, de 16 anos, principal joia do clube, titular pela primeira vez e autor do gol que fechou a vitória histórica desta quarta. Coadjuvante na festa, o Fortaleza perdeu a chance de colar no grupo da Libertadores.
O Palmeiras chega aos 77 pontos e, campeão absoluto, abriu 13 de vantagem para o Inter, segundo colocado. Já o Fortaleza permanece com 48, mas agora em décimo lugar, ainda em busca de uma vaga no G-8.
O título brasileiro aumenta a já extensa lista de conquistas do Palmeiras, mas dá ainda dois recordes – o Verdão continua sendo o maior campeão de Brasileirões, abrindo vantagem e agora com 11 taças, e também o maior campeão de torneios nacionais, com um a mais do que o Flamengo – 16 a 15.
Em um ano de “primeiras vezes”, Endrick, de 16 anos, teve mais uma: estreou como titular dos profissionais do Palmeiras logo no jogo do título, fez boas jogadas ao lado de Dudu e Rony e foi premiado com o gol que fechou a goleada. Nas arquibancadas, os familiares dele, principalmente o pai, se emocionaram com o primeiro gol do garoto no Allianz Parque.
Endrick teve uma merecida festa, mas o melhor em campo foi Dudu. O maestro e maior ídolo do atual Palmeiras fez grande partida e acabou premiado com um golaço, por cobertura, especialidade do camisa 7.
O Palmeiras fez um primeiro tempo digno de campeão contra o Fortaleza. A equipe de Abel Ferreira controlou a posse e criou oportunidades do começo ao fim. Aos 14 minutos, após um bolão de Gustavo Scarpa, Rony saiu cara a cara com Fernando Miguel e tocou na saída do goleiro para abrir o placar. Aos 31, depois de outras chances criadas pelo Verdão, Dudu recebeu o lançamento de Marcos Rocha no ataque e encobriu Fernando Miguel da beirada da área. Foram sete finalizações do Palmeiras, contra uma do Fortaleza na primeira etapa. Endrick, joia do campeão brasileiro, teve um começo de jogo intenso, mas foi caindo no decorrer dele. No segundo tempo, porém, o Verdão cresceu, chegou ao terceiro gol com Rony e, jogando fácil e sem reação do Leão, deu o quarto gol para Endrick, completando a festa alviverde.
(Globo Esporte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário