terça-feira, 21 de março de 2023

Covid pode se tornar ameaça semelhante à gripe sazonal, diz OMS

 

Em breve, a covid-19 poderá ser comparável à ameaça da gripe sazonal, afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (17). A organização espera reduzir ainda mais seu nível máximo de alerta este ano.

A OMS também reiterou seu apelo a Pequim para aumentar a transparência na troca de dados sobre a covid, depois que especialistas internacionais descobriram que a China havia publicado online – antes de retirá-los por razões desconhecidas – novos dados genéticos de amostras coletadas em janeiro de 2020 no mercado de Wuhan, cidade onde o vírus foi detectado pela primeira vez.

“Chegamos a um ponto em que podemos considerar a covid-19 da mesma forma que consideramos a gripe sazonal, ou seja, uma ameaça à saúde, um vírus que vai continuar matando, mas um vírus que não atrapalha nossa sociedade nem nossos sistemas hospitalares”, disse o chefe dos programas de emergência da OMS, Michael Ryan, em coletiva de imprensa.

“Estou muito satisfeito ao constatar que, pela primeira vez, o número semanal de mortes comunicadas no último mês é inferior ao registrado quando usamos a palavra ‘pandemia’ pela primeira vez, há três anos”, destacou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, mostrando-se “confiante” de que a organização consiga baixar seu nível de alerta ainda “este ano”.

A agência da ONU declarou uma “emergência internacional de saúde pública” devido à covid-19 em 30 de janeiro de 2020, em um momento em que havia menos de 100 casos positivos e nenhuma morte fora da China. Mas só quando Tedros classificou a situação como “pandemia”, em março de 2020, o mundo tomou consciência da gravidade da ameaça sanitária.

Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ronaldo abre o jogo sobre ser presidente da CBF: “extremamente preparado para esse momento”

  O ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno quer ser presidente da Confederação Brasileira de Futebol e deixou isso bem claro nesta quinta-fe...