O novo RG que é chamado de CIN (Carteira de Identificação Nacional) é o novo documento de identificação que passou por atualizações importantes e melhorias que oferecem maior segurança e praticidade aos cidadãos.
Essas mudanças foram fundamentais para acompanhar as necessidades da sociedade moderna, promovendo também a inclusão social. Mas será que o novo documento pode ser adquirido gratuitamente?
Novo RG será gratuito?
O novo documento de identidade, ou melhor, a CIN (Carteira de Identificação Nacional), foi atualizada para melhorar a identificação dos indivíduos e oferecer mais praticidade aos cidadãos.
Sendo assim, o novo RG trouxe mudanças que visam acompanhar as necessidades de todos os cidadãos, em especial, para promover a inclusão social.
Além dessas vantagens, a principal característica da CIN é a implantação do QR Code, ou seja, possui um código de barras bidimensional que armazena as informações do cidadão de uma forma mais segura.
Esse recurso permite a leitura rápida dos dados por meio dos dispositivos eletrônicos. Dessa forma, o processo de verificação de autenticidade do documento é agilizado.
E a emissão da CIN é gratuita? Sim, a emissão do novo RG é sem custos para os cidadãos como uma medida que visa garantir o acesso ao documento a todos os cidadãos.
O objetivo do novo documento é eliminar as barreiras financeiras que impedem algumas pessoas de obterem a CIN. Ao tornar a emissão gratuita, o governo assegura que todos os cidadãos tenham a oportunidade de emiti-lo.
Vale destacar que a maior vantagem da CIN é a unificação de dados, uma vez que a simplificação do documento passará a ter um número de identificação só. Além disso, possui duas versões: físico e digital.
Como emitir o novo documento?
Para emitir o novo RG, é preciso saber de algumas regrinhas. Primeiro, o cidadão deve verificar se o seu estado já aderiu ao novo modelo de identidade.
Ou seja, a implementação da nova CIN pode variar de região para região. Depois de verificar se a sua região já está emitindo o documento é preciso agendar um horário nos postos de emissão, entre eles estão:
Poupatempo;
Detran;
Secretarias de Segurança Pública.
Vale lembrar que o agendamento no Poupatempo pode ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo Poupatempo Digital. No Detran e na Secretaria de Segurança é preciso entrar no site que corresponde aos órgãos do seu estado.
Ao agendar o dia da emissão basta dirigir-se ao posto de atendimento escolhido, levando a documentação necessária, que inclui o documento de identidade antigo, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4 recente.
No posto de atendimento, o cidadão deve realizar o preenchimento de um formulário, fornecer as informações solicitadas, fazer a coleta de biometria, se for o caso, como as impressões digitais e fotografia.
Após finalizar todo o processo o novo RG será produzido e enviado para a residência do cidadão conforme o endereço cadastrado no sistema, mas há ocais também que emitem o documento na hora.
Fonte: Pronatec
Nenhum comentário:
Postar um comentário