quarta-feira, 19 de junho de 2024

EUA apresentam nova arma de guerra: canhão de micro-ondas

 

Você já imaginou ver um canhão de micro-ondas funcionando na guerra? Certamente não é como as nossas fantasias, claro.

Não é novidade que os Estados Unidos lideram o investimento no setor de defesa. Além de alocar recursos para o treinamento de pessoal e o desenvolvimento de novas tecnologias militares, o país também tem adquirido armamentos inovadores para fortalecer seu arsenal.

No entanto, poucos imaginariam sua mais recente adição: um canhão de micro-ondas. Recentemente, o governo dos EUA adquiriu quatro armas de micro-ondas de alta potência. O projeto, denominado “Leonidas” em homenagem ao rei e general espartano, foi adquirido para reforçar as defesas das tropas americanas em ambientes hostis.

Os raios de micro-ondas de alta intensidade podem gerar um campo eletromagnético que desativa toda a parte eletrônica de drones e até mísseis. Aliás, essas micro-ondas são mais eficazes do que as armas a laser. Algumas semanas atrás, os Estados Unidos começaram a utilizar armas de laser de alta energia.

Esse equipamento já está sendo usado em uma missão no exterior e é capaz de emitir um feixe de energia de alta temperatura que destrói os alvos em pleno voo. No entanto, essa tecnologia só pode acertar um alvo por vez.

Em contraste, o raio de interferência do canhão de micro-ondas é bastante amplo, sendo útil para situações em que é necessário derrubar múltiplos alvos simultaneamente.

Como o micro-ondas funciona?

Muitos de nós aproveitamos essa tecnologia militar em menor escala, claro. O micro-ondas funciona através da emissão de radiação eletromagnética na faixa de micro-ondas, especificamente em torno de 2.45 GHz.

Esse é o mesmo princípio para o canhão, mas de maneira potencializada em comparação com nosso equipamento familiar.

Dentro do forno, há um componente chamado magnetron que gera essas ondas.

Quando você liga o micro-ondas e seleciona o tempo de cozimento, o magnetron começa a emitir ondas que são distribuídas uniformemente pelo interior do aparelho graças a um ventilador ou um refletor.

Essas ondas penetram nos alimentos e fazem com que as moléculas de água e outras substâncias polares presentes neles comecem a vibrar rapidamente.

Essa vibração gera calor por fricção, o que cozinha ou aquece os alimentos de dentro para fora. A eficiência do micro-ondas se deve ao fato de que as ondas penetram diretamente no alimento, reduzindo o tempo de cozimento em comparação aos métodos tradicionais que dependem da condução do calor de fora para dentro.

O interior do forno de micro-ondas possui um revestimento com material metálico que reflete as ondas de volta para o alimento, enquanto a porta possui uma tela de metal com pequenos furos que impedem a fuga das ondas, garantindo a segurança do usuário.

Assim, o micro-ondas proporciona uma maneira rápida e eficiente de aquecer e cozinhar alimentos.

O mesmo se replica na arma, que aquece e transforma o apontador em um canhão de micro-ondas. Apesar da pontaria única, sua precisão e aquecimento com condução de calor o tornam uma arma letal.

Via Epirus

Projeto Leonidas

O Leonidas foi desenvolvido pela Epirus, empresa que obteve um contrato de US$ 66 milhões para entregar quatro protótipos do armamento ao Exército americano durante o ano fiscal de 2024.

Se o projeto receber aprovação, ele entrará no Programa de Defesa dos EUA, resultando em um arsenal ainda maior de armas de micro-ondas.

Além disso, a Marinha norte-americana está testando armas de micro-ondas de pequeno porte. A ideia é instalar essas armas em veículos táticos leves, permitindo seu uso contra pequenas embarcações em operações de campo.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polêmica no São João de Monteiro: banda é expulsa de camarim para ceder vaga a Zezé Di Camargo e Luciano

  Foto: reprodução A tradicional festa junina de São João de Monteiro, no Cariri da Paraíba, que é conhecida por sua animação e celebração d...