terça-feira, 30 de julho de 2024

Mosca das frutas tem gene que pode reverter sintomas de Parkinson

 

A doença de Parkinson é caracterizada pela lenta deterioração do cérebro devido ao acúmulo de alfa-sinucleína, uma proteína que danifica os neurônios. Isso leva a movimentos lentos e bastante rígidos que muitas pessoas já associam à doença. Mesmo sabendo um pouco sobre essa doença, ela ainda tem vários mistérios que a circundam. Contudo, felizmente, descobertas que podem ajudar tem sido feitas. Como no caso desse gene das moscas das frutas que pode reverter sintomas de Parkinson.

Essa descoberta foi feita pelos pesquisadores da Simon Fraser University, no Canadá, em parceria com o Baylor College of Medicine, nos EUA. No estudo feito por eles foi mostrado que aumentar a quantidade do gene Cdk8 nas moscas que foram afetadas pelo Parkinson conseguiu restaurar as funções celulares prejudicadas. Com isso veio uma esperança para novos tratamentos em humanos.

Conforme descobriu o laboratório de Verheyen na Simon Fraser University, aumentar o gene Cdk8 nas moscas das frutas com Parkinson conseguiu reverter os sintomas da doença. Isso mostra o potencial desses insetos na compreensão e combate das doenças humanas complexas.

Estudo

Olhar digital

De acordo com Esther Verheyen, professora de biologia molecular e bioquímica na Simon Fraser University e autora do estudo, a mutação genética relacionada com o Parkinson afeta a função das mitocôndrias e faz com que haja um mau funcionamento celular e morte das células.

Ainda conforme o estudo, o gene Cdk8 das moscas das frutas e o CDK19, que é o homólogo humano dele, é capaz de regular as mitocôndrias. Até então não tinha sido identificado esse papel na regulação mitocondrial.

O estudo mostrou que o gene Cdk8 é capaz de compensar um defeito nas células com mutações que causam Parkinsonismo herdado. Isso porque ele ajuda na eliminação das mitocôndrias defeituosas e consegue restaurar a saúde celular.

Gene das moscas das frutas e Parkinson

Olhar digital

Usar as moscas das frutas no estudo de doenças humanas faz com que seja possível inserir genes benéficos e remover os prejudiciais para achar maneiras de aliviar os sintomas.

Conforme Verheyen, várias doenças humanas tem contraparte nas moscas das frutas, o que faz com que seja possível que os pesquisadores consigam conhecimentos importantes para os tratamentos clínicos. Por conta disso que o laboratório de Verheyen usa esses insetos por conta da semelhança funcional de suas células com as células humanas.

Esse estudo feito com o gene das moscas das frutas dá uma perspectiva nova para o tratamento do Parkinson. Além disso, todo o estudo feito com elas é importante para entender a doença e potencialmente reverter os sintomas dela.

Fonte: Olhar digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inflação dos alimentos ficará acima de 6% com a seca e as queimadas, diz pesquisa

  As queimadas e a seca que atingem os principais biomas do Brasil já provocam alta no preço dos alimentos que devem fechar o ano com inflaç...