Muitos acreditam que, para calcular a idade dos cachorros, basta multiplicar por 7. Mas não funciona bem assim! Entenda como eles envelhecem.
Há diversas pesquisas focadas em entender a idade dos cachorros, sua relação com os humanos e o processo de domesticação. Um ponto que frequentemente desperta interesse ao falar desses animais é o modo como eles envelhecem, que, como já se sabe, ocorre em um ritmo distinto do envelhecimento humano.
Há diversas pesquisas focadas em entender a idade dos cachorros, sua relação com os humanos e o processo de domesticação. Um ponto que frequentemente desperta interesse ao falar desses animais é o modo como eles envelhecem, que, como já se sabe, ocorre em um ritmo distinto do envelhecimento humano.
É certo que esses animais, que até têm um dia comemorativo dedicado a eles – o Dia do Cachorro – envelhecem de uma forma bastante peculiar.
Muitas pessoas acreditam que um ano humano equivale a sete anos de um cão, mas essa fórmula simplificada não é exata, afirma a Encyclopedia Britannica, uma plataforma de conhecimento geral sediada no Reino Unido.
Então, como se calcula a idade dos cachorros e como a ciência explica o envelhecimento deles?
Como se mede a idade dos cachorros
De acordo com a Britannica, o envelhecimento dos cães (Canis lupus familiaris), mamíferos da família dos Canídeos que foram domesticados, é influenciado por vários fatores, como o porte e a raça.Os cães de raças maiores tendem a envelhecer mais rapidamente do que os de raças menores, por exemplo. Além disso, os primeiros anos de vida de um cão são os mais acelerados em termos de desenvolvimento, explica a enciclopédia.
A Britannica destaca que, no primeiro ano de vida, “um cão pode atingir uma maturidade equivalente à de um adolescente humano”. Nos anos seguintes, o processo de envelhecimento desacelera um pouco.
Por isso, estimativas mais precisas levam em consideração esses fatores para calcular de forma mais adequada a idade de um cão em “anos humanos”.
Assim, o cálculo comum de que um ano humano corresponde a sete anos de vida de um cão é uma simplificação exagerada, embora o ritmo de envelhecimento canino ainda seja mais rápido que o dos humanos. O cálculo ideal da idade varia conforme a fase da vida do animal.
Como calcular a idade dos cachorros
A plataforma de conhecimento afirma que uma forma mais precisa de calcular o envelhecimento dos cães seria considerar os primeiros dois anos de vida canina como equivalentes a cerca de 24 anos humanos.Após esse período, cada ano adicional do cão corresponderia a aproximadamente 4 a 5 anos humanos.
A expectativa de vida dos cães, como a ciência já demonstrou, está diretamente ligada ao seu porte. Cães de raças pequenas, como os chihuahuas, podem viver entre 14 e 16 anos ou mais.
Já raças grandes, como os são bernardos, têm uma vida média de 8 a 10 anos. Esses dados são da American Animal Hospital Association, uma entidade que credencia hospitais veterinários nos Estados Unidos e Canadá, garantindo altos padrões de atendimento.
O artigo da Britannica também destaca que fatores como genética, estilo de vida e cuidados veterinários não podem ser ignorados ao avaliar a longevidade dos cães.
Alguns podem viver muito além da média, e há registros de cães que ultrapassaram os 20 anos de idade, segundo a plataforma.
Qual é a origem do cachorro doméstico?
De acordo com um artigo da National Geographic, intitulado “Cachorros domésticos: fatos interessantes sobre o melhor amigo do homem”, cães e humanos compartilham um vínculo profundo que já dura milênios.Provavelmente, o cachorro foi o primeiro animal que conseguimos domesticar. Desde então, ele acompanha a humanidade por cerca de 10 mil anos, afirma o texto.
Segundo o artigo, os cientistas acreditam que todos os cães, sejam domésticos ou selvagens, possuem um encontro na árvore genealógica da evolução.
Esse ancestral seria um pequeno lobo originário do sudeste asiático, embora ainda não haja consenso entre os especialistas sobre essa ancestralidade nem sobre como exatamente surgiu a antiga aliança entre humanos e canídeos, ressalta o artigo.
No entanto, se sabe que, mesmo com a idade dos cachorros diferente, os lobos ainda trazem várias semelhanças consideráveis. Possivelmente tiveram o mesmo ancestral comum.
Fonte: National Geographic
Nenhum comentário:
Postar um comentário