Ronaldo Fenômeno anunciou, nesta segunda-feira (16), seu desejo de ser candidato à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2026 em eleições que ocorrerão entre março de 2025 e março de 2026.
O ex-jogador precisará do apoio de quatro federações estaduais e quatro clubes para se lançar candidato e já declarou que irá viajar pelo país em campanha para convencimento destes parceiros.
"Eu tenho centenas de motivações, mas a maior delas é voltar com o respeito do futebol brasileiro a nível mundial. O que mais acontece comigo nas ruas são as pessoas parando e pedindo para eu voltar a jogar, porque a situação da Seleção não é das melhores neste momento, tanto dentro de campo quanto fora", disse.
Atualmente, a CBF é comandada por Ednaldo Rodrigues, que segue até março de 2026, e ele tem uma janela que começa um ano antes (em março de 2025) para convocar as eleições.
O colégio eleitoral é formado pelas 26 federações estaduais e a do Distrito Federal, com voto com peso três, pelos 20 clubes das Série A (peso dois) e pelos 20 clubes da Série B (peso 1).
"Esse anúncio é justamente para isso, para mandar uma mensagem aos presidentes de federações de clubes de que eu sou um candidato à presidência da CBF, tenho planos incríveis, e antes de que qualquer um se comprometa com seu voto, eu gostaria de ter uma conversa pessoal com cada um. Vou rodar o Brasil para sentir isso de cada um.", comentou o ex-jogador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário