quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

DeepSeek, a IA chinesa que está desafiando o ChatGPT

 

Com o passar do tempo, as ferramentas de inteligência artificial têm chamado atenção do mundo todo. Por mais que elas tragam algumas questões, desde a sua criação as pessoas compreendem, cada vez mais, seu uso. Existe uma velocidade em seu surgimento, como no caso do DeepSeek-R1: um modelo de linguagem ampla e de código aberto criado por uma startup chinesa.

Segundo analistas, essa criação mostra que não é preciso chips avançados e caros para que uma IA , de ponta, seja desenvolvida. Ou seja, todas as sansões aplicadas por Trump podem ser ineficazes.

Claro que o lançamento do DeepSeek-R1 fez barulho no mundo da tecnologia, ainda mais porque ele conseguiu ultrapassar o ChatGPT como o aplicativo mais bem avaliado na App Store dos Estados Unidos.

Para quem não sabe, o DeepSeek-R1 foi desenvolvido para fazer tarefas complexas de raciocínio e os resultados, que ele entrega, surpreendem o mercado e o que o diferencia é o seu baixo custo. Essa é a ameaça para os principais jogadores desse mercado.

DeepSeek

Colocando em números, essa IA chinesa foi treinada com o custo de, aproximadamente, seis milhões de dólares enquanto ferramentas como o Llama 3.1, da Meta, custaram mais de 60 milhões de dólares em sua criação.

Além disso, a startup chinesa usa estratégias como o aprendizado por reforço que oferece a possibilidade de aprender por meio da tentativa e do erro. Ela, também, ativa uma fração dos parâmetros, do modelo, para tarefas específicas, o que economiza os recursos computacionais, além de melhorar a capacidade no processamento de dados e conseguir identificar padrões complexos.

Outro ponto usado, pela empresa Chinesa, é o modelo parcialmente aberto, o que dá aos pesquisadores o acesso aos algoritmos e torna a IA mais democrática, além de promover a colaboração na comunidade global.

A DeepSeek foi fundada em 2023 como um braço de pesquisa da High-Flyer, que é um fundo quantitativo de oito bilhões. Contudo, desde então, ela acabou se tornando uma das startups mais comentadas do mundo. Seu objetivo inicial era criar modelos de inteligência artificial eficientes focados em pesquisa fundamental, ao invés do lucro.

O fundador da empresa é Liang Wenfeng, um gestor conhecido por sua atuação em tecnologia e finanças, que escolheu uma equipe de recém-formados. Isso deu a empresa uma cultura de inovação e exploração de caminhos não convencionais. “O retorno financeiro imediato não era o objetivo; queríamos resolver os problemas mais difíceis do mundo”, disse ele.

Embora tenha alcançado o sucesso extremo, a DeepSeek tem alguns obstáculos a enfrentar, como por exemplo, a censura. Isso porque a IA está sujeita a restrições governamentais chinesas que podem limitar sua utilização por outros mercados.


Fonte: Olhar digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PCC sequestra, mata e enterra corpo após vítima transferir R$ 40 mil; Veja

  Um homem (foto em destaque) foi sequestrado nessa segunda-feira (27/1) e mantido em cárcere privado por dois dias até ser morto em Goiânia...