A diretora do Conjunto Penal de Eunápolis, Joneuma Silva Neres, 33 anos, exonerada, nesta terça-feira (7), foi a primeira mulher a ocupar este cargo em um presídio masculino da Bahia. Ela foi nomeada em março de 2024 como substituta do tenente-coronel PM Cleber Santos.
Embora a exoneração de Joneuma tenha sido assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira (7), ela já estava afastada da função desde dezembro, após a Secretaria de Administração e Ressocialização Penitenciária (Seap) anunciar uma intervenção no presídio.
A medida foi tomada depois do Conjunto Penal da cidade de Eunápolis, localizada no sul da Bahia, ser invadido por criminosos armados no dia 12 do mesmo mês, resultando na fuga de 16 detentos, entre eles, Ednaldo Pereira de Souza, conhecido como "Dadá", líder do Primeiro Comando de Eunápolis (PCE).
Graduada em direito, Joneuma também possui curso de formação para Agente Penitenciário. Antes de assumir o posto de gestão em Eunápolis, ela já tinha atuado no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), onde iniciou sua carreira na segurança pública.
Também houve mudanças na gestão do presídio de Jequié, cidade baiana que foi afetada por uma sequência de mortes violentas entre a última sexta-feira (3) e o domingo (5), levando a Secretaria da Segurança Pública (SSP) a montar uma força-tarefa na região com o emprego reforçado de equipes das polícias Militar e Civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário