Para se ter uma noção, são cerca de 99 milhões de pessoas que usam a rede social todos os dias. Por isso que praticamente todas as mudanças que acontecem com a rede social acabam repercutindo muito. Como por exemplo, o anúncio de que o Instagram irá acabar com os filtros. Isso irá acontecer no dia 14 de janeiro de 2025.
A Meta anunciou essa decisão em agosto de 2024 como parte de uma reestruturação financeira da empresa. E essa decisão tem um impacto direto para os criadores de conteúdo que usavam a criação e comercialização de filtros como uma forma de renda. No entanto, não quer dizer que os filtros do Instagram irão acabar. Isso porque os que são criados pela própria Meta irão continuar disponíveis.
Outro ponto é que a empresa está desenvolvendo o chamado Move Gen, que é uma ferramenta que tem como base a inteligência artificial e que, em teoria, irá poder ser usada para substituir os filtros e efeitos tradicionais.
Instagram e o fim dos filtros
Com esse anúncio de que o Instagram irá acabar com os filtros, o que muda? A realidade é que para o usuário comum da rede social esse fim irá ter pouco impacto. Contudo, o Spark Hub, plataforma da Meta que era destinada para a criação dos filtros, irá ser encerrado e isso terá um impacto significativo para os produtores de conteúdo da rede social.
Isso porque como eles não irão ter mais acesso à essa ferramenta, eles não conseguirão criar novos filtros e comercializá-los. A recomendação da Meta é que os filtros e efeitos que já foram criados sejam baixados e organizados em um outro portfólio para que ainda possa funcionar como uma demonstração do trabalho deles.
Quais filtros irão poder ser usados?
A priori, os usuários irão ter acesso somente aos filtros e efeitos primários que foram criados e distribuídos pela própria Meta. No entanto, ainda em agosto do ano passado, quando foi feito o anúncio do fim do Spark Hub, a empresa disse que irá continuar trabalhando para criar novos filtros e mais recursos que, teoricamente, irão substituir os efeitos de realidade aumentada (RA).
Filtros baseados em IA
Em dezembro de 2024, Adam Mosseri, CEO do Instagram, fez a apresentação de um vídeo na própria rede social sobre o Move Gen, que será o novo recurso baseado em modelos de pesquisas de inteligência artificial (IA) criado pela Meta.
De acordo com ele, essa ferramenta “permitirá alterar quase qualquer aspecto dos seus vídeos com um simples comando de texto”. Em seu anúncio, ele fez uma demonstração de como ela irá funcionar mudando roupas e acessórios, e colocando imagens de fundo nos vídeos.
Até o momento não existe uma data oficial para que o Move Gen seja lançado. O esperado é que ele esteja disponível ainda esse ano.
Fonte: Techtudo / Via Fatos Desconhecidos
Imagens: West news
Nenhum comentário:
Postar um comentário