quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Mais de 11 mil celulares foram recuperados em Pernambuco em 2024 através do Alerta Celular


Ao longo de 2024, a Secretaria de Defesa Social (SDS) recuperou 11.128 celulares furtados ou roubados em Pernambuco. A recuperação destes aparelhos foi feita através do Alerta Celular.

De acordo com a pasta, desde a implementação do Alerta Celular, em 2017, foram recuperados 77.787 celulares. A ferramenta consiste num serviço que registra os dados de celulares e ajuda as polícias a identificar e recuperar aparelhos roubados

Quando o usuário do celular registra o IMEI (número de identificação do aparelho), a polícia pode encontrar o telefone se ele for roubado. Depois do cadastro, a SDS fica com os dados do proprietário e com os do celular registrados no sistema. Quando a PM aborda algum suspeito, pode verificar por um aplicativo, na hora, se o celular foi roubado e quem é o verdadeiro dono.

A Secretaria de Defesa Social divulgou que atualmente 906.316 celulares estão cadastrados no sistema, uma média de quase 320 aparelhos registrados por dia no Alerta Celular.

Esse banco de dados possibilitou que as Forças de Segurança efetuassem 1.719.812 de consultas referentes à situação dos aparelhos durante as abordagens policiais. Além disso, foram realizadas, no ano passado, 817 ações do Alerta Celular, uma média de duas atividades por dia, com a finalidade de incentivar as pessoas a fazerem o cadastramento no site.

Equipes da SDS atuam em diversos espaços públicos estratégicos, a exemplo de terminais integrados, praias, shoppings, mercados públicos e parques, inclusive aos finais de semana.

Nesses locais, as equipes divulgam todos os benefícios que a plataforma oferece e auxiliam a população pernambucana a cadastrar seus aparelhos e, até mesmo, registrar boletim de ocorrência de imediato, em caso de ser vítima dessa modalidade criminosa.

Para começar a proteger seu celular, basta acessar o site alerta.sds.pe.gov.br, fazer o cadastro e, depois, clicar no ícone do Alerta Celular.

No formulário, o usuário precisa informar o IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel), que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui, com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, e o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).

Via: Marcelo Patriota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PCC sequestra, mata e enterra corpo após vítima transferir R$ 40 mil; Veja

  Um homem (foto em destaque) foi sequestrado nessa segunda-feira (27/1) e mantido em cárcere privado por dois dias até ser morto em Goiânia...