domingo, 1 de junho de 2025

Morto-vivo? Homem tenta declarar IR e descobre que o CPF está cancelado

 

Um homem descobriu que estava oficialmente morto, desde 2020, em Foz do Iguaçu (PR). Augusto da Silva, entregador de 50 anos, foi tentar declarar o Imposto de Renda e percebeu que seu CPF estava cancelado por óbito e se surpreendeu com a notícia. Augusto usava seus documentos normalmente, inclusive movimentava conta bancária, fazia Pix, entregava declarações anuais. 

Após procurar atendimento na Receita Federal, ele conseguiu resolver o problema apenas em 29 de maio, um dia antes do prazo final para a entrega da declaração. Com o CPF cancelado, Augusto poderia ter seu acesso a serviços bancários e poderia impedi-lo também de conseguir empréstimos, benefícios sociais ou se inscrever em concursos públicos.

O CPF pode ser cancelado em situações de falecimento, fraude ou erro cadastral. A Receita orienta que, para evitar surpresas, é necessária a consulta da situação cadastral. A regularização pode ser feita online ou presencialmente em cartórios e agências autorizadas.

Via: Bnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além de bispo e pastor, Bolsonaro quer padre na Papudinha; Saiba quem é

  A defesa de Jair Bolsonaro (PL) encaminhou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, um pedido para que o ex-pre...