A Justiça do Ceará determinou a suspensão do 16ª Edição do Festival Internacional da Cana-de-Açúcar, o “Pindorecana”, previsto para ocorrer desta quinta (24) até domingo em Pindoretama. O argumento usado é que a cidade precisa investir recursos para melhorar escolas e unidades de saúde.
A decisão foi dada na quarta (23) pelo juiz Vinicius Rangel Gomes, da Vara Única de de Pindoretama, que acolheu pedido do MP-CE (Ministério Público do Estado do Ceará).
Na festa, diz a ação, a prefeitura iria gastar R$ 1,69 milhão em apenas cinco atrações, sendo a principal delas o cantor Wesley Safadão, que tem show marcado para o sábado no Estádio Municipal “O Costão”. O cachê acertado para o artista foi de R$ 1,1 milhão.
Além dele, o festival tinha shows previstos de Taty Girl, Forró Real, Gil Mendes e Tito, sem contar os custos estruturais da festa —que não foram informados na ação.
Para o MP-CE, o investimento representa “valores desproporcionais” para uma cidade com 23 mil habitantes, considerando “o atual quadro dos serviços públicos prestados à população”.
Na ação, o MP-CE cita duas ações impetradas em 2022 e 2025 exigindo reformas de escolas e UBSs (unidades básicas de saúde).
Segundo relatórios da Defesa Civil do Município, de 2022, havia “necessidade de reparos quanto à estrutura física, hidráulica e elétrica de várias escolas e creches municipais”. O MP-CE cita que até hoje as reformas não foram concluídas pela prefeitura.
A ação deste ano cita problemas nas UBSs, como “trincas/rachaduras, mofos e infiltrações em suas instalações”, além da necessidade de “adequar as instalações sanitárias e demais salas/cômodos”.
Via: Afogados Online

Nenhum comentário:
Postar um comentário