quinta-feira, 17 de julho de 2025

O algoritmo te manipula e você nem percebe


 Você já se perguntou por que certos tipos de conteúdo aparecem com tanta frequência no seu feed enquanto outros somem sem deixar rastros? A resposta está em uma tecnologia invisível: o algoritmo de engajamento.

Ele, não apenas, molda o que você vê como, também, influencia o que você sente, pensa e até consome. 

O algoritmo de engajamento

“…analisar o seu comportamento: o que você curte…”

De forma genérica, esse algoritmo é um conjunto de regras e cálculos usados pelas redes sociais (Instagram, X, TikTok…), para decidir quais postagens serão exibidas para você.

Isso é feito ao analisar o seu comportamento: o que você curte, salva, compartilha, comenta e, pasme, até quanto tempo você passa olhando para um vídeo ou post. 

De acordo um o especialista em mídias digitais, Rodrigo Sanches:

… quanto mais tempo você permanecer dentro do aplicativo, mais lucrativo você se torna para a plataforma. O algoritmo entende que, se você interage com um tipo de conteúdo, vai querer mais daquilo.

Mas, não se engane, ele esconde uma grande armadilha: o algoritmo não prioriza o que é mais verdadeiro, útil ou sustentável. Mas o que gera mais reação.

A psicóloga comportamental, Laura Matarazzo alerta:

"O algoritmo não distingue verdade de mentira, ele só mede o impacto emocional. Não é atoa que vemos tantas fake news e vídeos extremos viralizando

“…inviabiliza que o pensamento crítico e o diálogo sejam exercidos.”

E o pior, você nem percebe a influência desses cliques!

Portanto, o fato de sermos expostos apenas ao que já concordamos, inviabiliza que o pensamento crítico e o diálogo sejam exercidos.

É possível driblar o algoritmo?

A resposta mais direta é: em partes. Você pode manipular o que aparece no seu feed, interagindo mais com o que você quer e menos com o que não quer.

Algumas plataformas oferecem ferramentas para redefinir ou personalizar o seu algoritmo. Com o botão “não tenho interesse” ou “ver menos conteúdos como este”.

Outra dica é: “sair da sua zona de conforto” em vez de depender apenas do feed:

  • Busque conteúdos por conta própria,
  • Siga perfis diferentes
  • Consuma informação fora das redes (sites confiáveis).

Enfim, o algoritmo de engajamento é uma das forças mais poderosas da era digital. Ele decide o que viraliza, o que desaparece e, muitas vezes, o que você vai pensar sobre algo.

Saber como ele funciona é o primeiro passo para retomar o controle do seu feed e o principal: da sua própria opinião. 

Via: Fatos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sertão: Motociclista morre após colisão com cavalo na BR-316 em Petrolândia

  Na noite desta segunda-feira (15), um grave acidente foi registrado na BR-316, nas proximidades do Bairro Nova Esperança, em Petrolândia, ...