Você já se perguntou por que certos tipos de conteúdo aparecem com tanta frequência no seu feed enquanto outros somem sem deixar rastros? A resposta está em uma tecnologia invisível: o algoritmo de engajamento.
Ele, não apenas, molda o que você vê como, também, influencia o que você sente, pensa e até consome.
O algoritmo de engajamento

“…analisar o seu comportamento: o que você curte…”
De forma genérica, esse algoritmo é um conjunto de regras e cálculos usados pelas redes sociais (Instagram, X, TikTok…), para decidir quais postagens serão exibidas para você.
Isso é feito ao analisar o seu comportamento: o que você curte, salva, compartilha, comenta e, pasme, até quanto tempo você passa olhando para um vídeo ou post.
De acordo um o especialista em mídias digitais, Rodrigo Sanches:
… quanto mais tempo você permanecer dentro do aplicativo, mais lucrativo você se torna para a plataforma. O algoritmo entende que, se você interage com um tipo de conteúdo, vai querer mais daquilo.
Mas, não se engane, ele esconde uma grande armadilha: o algoritmo não prioriza o que é mais verdadeiro, útil ou sustentável. Mas o que gera mais reação.
A psicóloga comportamental, Laura Matarazzo alerta:
"O algoritmo não distingue verdade de mentira, ele só mede o impacto emocional. Não é atoa que vemos tantas fake news e vídeos extremos viralizando

“…inviabiliza que o pensamento crítico e o diálogo sejam exercidos.”
E o pior, você nem percebe a influência desses cliques!
Portanto, o fato de sermos expostos apenas ao que já concordamos, inviabiliza que o pensamento crítico e o diálogo sejam exercidos.
É possível driblar o algoritmo?
A resposta mais direta é: em partes. Você pode manipular o que aparece no seu feed, interagindo mais com o que você quer e menos com o que não quer.
Algumas plataformas oferecem ferramentas para redefinir ou personalizar o seu algoritmo. Com o botão “não tenho interesse” ou “ver menos conteúdos como este”.
Outra dica é: “sair da sua zona de conforto” em vez de depender apenas do feed:
- Busque conteúdos por conta própria,
- Siga perfis diferentes
- Consuma informação fora das redes (sites confiáveis).
Enfim, o algoritmo de engajamento é uma das forças mais poderosas da era digital. Ele decide o que viraliza, o que desaparece e, muitas vezes, o que você vai pensar sobre algo.
Saber como ele funciona é o primeiro passo para retomar o controle do seu feed e o principal: da sua própria opinião.
Via: Fatos Curiosos
Nenhum comentário:
Postar um comentário