sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Nordeste: Vítima de agressão em elevador diz ter sido ameaçada nas redes sociais: "121 socos"

 

Juliana Soares, estudante de 35 anos que agredida com 61 socos do então namorado, Igor Eduardo Pereira Cabral, em um elevador de um condomínio no bairro de Ponta Negra, Zona Sul de Natal (RN), disse nesta quinta-feira (28), que foi ameaçada nas redes sociais após o crime.

“Recebi uma ameaça na internet dizendo que iam vir a Natal e me dar 121 socos. Eram palavras horríveis, que não posso nem repetir ao vivo”, disse Juliana durante entrevista ao programa Encontro, da TV Globo.

Juliana foi espancada por Igor, no dia 26 de julho e sofreu muitas fraturas no rosto e na mandíbula. Igor Cabral foi preso e virou réu por tentativa de feminicídio.

Após as agressões, a estudante sofreu consequências emocionais além do trauma físico, desenvolvendo atitudes comportamentais diferentes:

Eu tenho alguns comportamentos que não tinha antes, de estar em estado de vigília. Isso é pós-traumático, já é esperado, e eu estou com acompanhamento psiquiátrico e psicológico”.

A estudante contou que está utilizando o seu episódio de violência sofrida para usar a visibilidade do caso para alertar outras mulheres:

Transformei a dor em missão. Se eu consegui, outras mulheres também conseguem. Eu sou uma vítima, mas não sou coitada. O amor não machuca, o amor cuida, trata bem. Qualquer sinal contrário disso é motivo para se afastar, porque às vezes pode ser que você não tenha uma segunda chance, assim como eu tive”.

Juliana deseja retomar a sua vida normalmente e continuar na luta contra a violência doméstica: “Eu sempre trabalhei, sempre estudei, e agora quero estar envolvida com mulheres que sofrem algum tipo de violência, alertando e participando ativamente”.

Via: Bnews

Chavoso fala “na cara” de vereador que dentro da Câmara havia pessoas ligadas ao crime organizado e recebe voz de prisão

 

Durante a CPI dos Pancadões, na Câmara Municipal de São Paulo, na última quinta-feira (28), o professor e ativista Thiago Torres, conhecido como “Chavoso da USP”, foi convocado para depor. Durante o interrogatório, o vereador Rubinho Nunes (União Brasil) questionou o youtuber se ele reconhece que, nas periferias, existem crimes organizados. O youtuber rebateu, alegando que isso ocorre em todo lugar, inclusive na Câmara Municipal.

“Existe em todo lugar, inclusive dentro dessa casa”, respondeu.

Irritado, o vereador pediu que o youtuber explicasse quem seriam as pessoas envolvidas e ameaçou que, caso não respondesse, ele seria preso.

“Se ele negar, sai preso”, afirmou o vereador.

Ainda durante o interrogatório, o vereador ironizou o youtuber, dizendo que ele tem uma visão da realidade “bastante distinta”. Chavoso rebateu, afirmando que isso poderia ser pelo fato de o vereador não morar na comunidade. O vereador retrucou, declarando que “não defende bandido”, sendo rebatido pelo jovem, que afirmou que ele defende “Bolsonaro e Marçal”.

Além de Chavoso, também participou da sessão o produtor Henrique Alexandre Barros Viana, conhecido como “Rato”, da produtora Love Funk.

Polícia desarticula laboratório de drogas em Petrolina

 

Ontem, quinta-feira (28), a Polícia Militar de Pernambuco prendeu dois homens em flagrante e desarticulou um laboratório usado para refino e distribuição de drogas no bairro João de Deus, Zona Oeste de Petrolina. A ação aconteceu após investigações e abordagens realizadas na PE-647, próximo ao aeroporto.

No local, os policiais encontraram mais de 6,7 quilos de cocaína, além de pequenas quantidades de maconha e crack. Também foram apreendidos uma prensa hidráulica, uma balança de precisão e diversos materiais utilizados na preparação e embalagem da droga, como liquidificadores, sacos plásticos e bacias.

Os suspeitos e todo o material apreendido foram levados para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados por tráfico de drogas.

Via: Blog do Waldiney Passos

Mais uma carreta tomba e carga é saqueada na PE-390, em Serra Talhada

 

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma carreta repleta de milho tombou, nesta quinta-feira (28), na PE-390, que liga Serra Talhada ao município de Floresta, Sertão de Itaparica. O acidente ocorreu na chamada ‘Curva do Leme’, no entorno do distrito de Serrinha.

Este é o segundo acidente com as mesmas características, no mesmo local. O primeiro ocorreu em janeiro.

A reportagem do Farol apurou que o motorista do veículo nada sofreu, mas parte da carga foi saqueada. Dezenas de pessoas se aglomeraram pegando o milho espalhado pela pista.

Em conversa com testemunhas, há uma coincidência: manchas de graxa, óleo e areia espalhadas, que podem ter sido jogadas de propósito. “Penso que a polícia deve fazer uma investigação porque isso é muito estranho. Não tem carro que não derrape numa curva como esta, com isso espalhado”, disse um morador do local, pedindo anonimato.

Ainda segundo o morador, o governo de Pernambuco deve trabalhar na construção de lombadas no local, com urgência.

Via: Farol de Notícias

Santa Luzia registra série de envenenamentos de animais e moradores clamam por providências

Foto: Reprodução

 Santa Luzia enfrenta uma situação alarmante: nos últimos meses, diversos casos de envenenamento de animais têm sido registrados, especialmente nas proximidades do Açude, na Rua Padre Jovino e nas imediações da Escola Coelho Lisboa.

Nas redes sociais, moradores têm denunciado os episódios, compartilhando fotos de animais mortos e expressando indignação. Recentemente, uma moradora publicou a imagem de um cachorro encontrado envenenado às margens do açude, afirmando: “Mais uma vítima da crueldade do ser humano”. A postagem repercutiu rapidamente, com outros internautas mostrando casos semelhantes e reforçando a gravidade da situação.

De acordo com relatos, apenas em 2025 já ocorreram diversos incidentes, mas até o momento não há informações sobre ações concretas por parte das autoridades locais. A falta de fiscalização e de respostas efetivas preocupa protetores de animais e moradores, que pedem a investigação rigorosa e a responsabilização dos envolvidos.

Especialistas e organizações de proteção animal lembram que o envenenamento configura crime e alerta para os riscos à saúde pública, já que crianças, adultos e outros animais podem ser atingidos por substâncias tóxicas espalhadas em áreas urbanas.

A população de Santa Luzia cobra providências imediatas, incluindo fiscalização mais efetiva, campanhas educativas e políticas de proteção animal, para evitar novos episódios de crueldade e garantir a segurança da comunidade e dos animais.

Por Patos Online
Com informações do Portal Vale Notícias

Pix: novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe

 

Pix: novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe - Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil


O Banco Central (BC) publicou nesta quinta-feira (28) uma resolução que altera as regras do Pix para melhorar o chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED). A mudança, anunciada em abril, facilita a devolução de recursos para vítimas de fraudes, golpes ou coerção.

A partir de 1º de outubro, o MED passa a ser feito de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com o atendimento da instituição financeira. Todos os bancos participantes vão disponibilizar a funcionalidade no próprio ambiente Pix de seus aplicativos. Dessa forma, a transação poderá ser facilmente contestada, sem a necessidade de entrar em contato com a instituição financeira por meio das centrais de atendimento.

De acordo com o BC, o autoatendimento do MED dará mais agilidade e velocidade ao processo de contestação de transações fraudulentas, “o que aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução para a vítima”.

Contas

Outra mudança no MED, a partir da resolução publicada hoje, é que será possível fazer a devolução do dinheiro a partir de outras contas, e não apenas daquela utilizada na fraude. Até o momento, a devolução dos recursos pode ser feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude. O problema é que os fraudadores, em geral, retiram rapidamente os recursos da conta que recebeu o dinheiro e os transferem para outras. Dessa forma, quando o cliente faz a reclamação e pede a devolução, o mais comum é que a conta já esteja esvaziada.

Com os aprimoramentos, o MED vai identificar possíveis caminhos dos recursos. Essas informações serão compartilhadas com os participantes envolvidos nas transações e permitirão a devolução de recursos em até 11 dias após a contestação, de acordo com o BC. Essa mudança estará disponível a partir de 23 de novembro, de forma facultativa, e se torna obrigatória em fevereiro do ano que vem.

“O BC espera que, com essa medida, aumente a identificação de contas usadas para fraudes e a devolução de recursos, desincentivando fraudes. O compartilhamento dessas informações impedirá ainda o uso dessas contas para novas fraudes”, esclarece o banco, em nota.

Sobre o MED

Existente desde 2021, o Mecanismo Especial de Devolução só pode ser usado em caso comprovado de fraudes ou de erros operacionais da instituição financeira. A ferramenta não pode ser usada para desacordos comerciais, casos entre terceiros de boa-fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador (como erro de digitação de uma chave).

Via: Agência Brasil


Garota de programa é morta com tiro na cabeça após namorado encomendar crime por R$ 10 mil

 

Um jovem de 18 anos, identificado como Wellington Cardoso dos Santos, foi preso na quarta-feira (27), suspeito de ter sido contratado para assassinar uma garota de programa. O crime teria sido encomendado pelo namorado da vítima, que ofereceu R$ 10 mil ao matador de aluguel.

A vítima, Maria Kauane Domingos da Silva, de 22 anos, foi morta dentro de casa com um tiro na cabeça em Mongaguá, litoral de São Paulo, no dia 9 de agosto. O namorado dela, Cleon dos Santos Pires Querido, de 27 anos, também foi preso após confessar ter encomendado o crime.

Em depoimento, Cleon relatou que a namorada já era garota de programa quando eles se conheceram, mas que ele não concordava com a profissão, afirmando que "fornecia uma vida boa para ela". Ele também declarou estar "cansado de sofrer traições" da jovem.

A vítima foi encontrada por vizinhos e socorrida em em estado grave pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela chegou a ser encaminhada a um hospital em Praia Grande, também no litoral paulista, mas não resistiu. 

Cleon foi preso nas proximidades do hospital onde a vítima estava internada. Já o suposto assassino de aluguel foi capturado na Avenida Paschoal Thomeu, no bairro Bonsucesso, em Guarulhos. Ele era investigado por envolvimento em um feminicídio ocorrido no último dia 22, em Mongaguá, e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça.

Via: Bnews

Mulher é presa suspeita de envenenar e matar filho de nove meses

 

Uma mulher de 26 anos foi presa, na última quarta-feira (27), suspeita de envenenar o filho de apenas nove meses. O pequeno Dante foi levado por ela ao hospital, mas teve o óbito constatado pelos médicos.

De acordo com o boletim de ocorrência, Giovanna levou o filho ao Hospital Estadual de Vila Alpina, em São Paulo, alegando que ele estaria com dificuldade para respirar. No exame necroscópico foi constatado que o garoto estava com “sementes azuladas” semelhantes ao veneno de rato conhecido como “veneno girassol”.

A Polícia Civil realizou buscas na casa da mãe e na creche onde a criança ficava. No locais foram apreendidos mamadeiras, utensílios de alimentação, celulares e a agenda escolar do bebê.

Durante as investigações, a polícia conseguiu identificar onde o veneno foi comprado. Depoimentos de testemunhas e câmeras de segurança foram utilizadas na averiguação, segundo o delegado Alexandre Bento, titular do 42º Distrito Policial do Parque São Lucas.

“O trabalho foi árduo, com diversas diligências de campo. Conseguimos levantar provas que apontam para a compra do veneno e reforçam a necessidade da prisão temporária”, afirmou o delegado.

A prisão de Giovanna foi decretada por 30 dias sob suspeita de homicídio qualificado, até que o inquérito seja finalizado e seja confirmado de que forma a criança ingeriu o veneno. Laudos periciais serão anexados ao inquérito e as testemunhas ainda serão ouvidas.

Via: Blog O Povo com a Notícia 

Homem tenta beijar menor à força em mercado

 

Homem tenta beijar menor à força em mercadoNa manhã desta quinta-feira (28) um caso de importunação sexual contra uma jovem menor de idade foi registrado em São José do Belmonte, Sertão de Pernambuco.
Por volta das 7h, policiais militares do 14º BPM foram solicitados pela mãe da vítima, a qual informou que sua filha, menor de idade, estava realizando compras em um mercadinho quando um homem se aproximou, perguntou sua idade e tentou beijá-la à força.
Após o relato, os policiais realizaram rondas no bairro Cohab e localizaram o suspeito, que afirmou ter problemas mentais e fazer uso de medicação controlada.
Diante dos fatos as partes foram conduzidas à Delegacia local, onde foram tomadas as providências cabíveis.

Via: Farol de Notícias

Estudo afirma: celular antes dos 13 anos acarreta doenças mentais


 Dar o celular nas mãos de uma criança, como se fosse um brinquedo, que distrai por horas a fio, pode resolver a vida atribulada dos pais, mas tem um alto preço para a saúde dos pequenos. Uma pesquisa, publicada na revista britânica Journal of Human Development and Capabilities, comprovou que o acesso precoce aos aparelhos, antes dos 13 anos, traz um pacote de consequências psíquicas ao futuro adulto, entre elas, maiores índices de ideais suicidas, agressividade, dissociação da realidade, alucinações e baixa autoestima.

Liderado pela neurocientista Tara Thiagarajan, foram analisados mais de 100 mil jovens adultos, de 18 a 24 anos, usando o instrumento Mind Health Quotient (MHQ), que é uma ferramenta de avaliação da saúde mental, que vai de crítica a ótima. Quem adquiriu um celular aos 5 anos, por exemplo, obteve nota 1, enquanto os que receberam o aparelho aos 13 anos atingiram alcançaram 29 pontos a mais.

Fora o pacote de distúrbios, a pesquisadora alerta para outros perigos, como o cyberbullying, o distúrbio do sono e problemas de relacionamento com os familiares, ainda na infância e na adolescência. Quanto menor a idade, maior o despreparo para enfrentar o excesso de exposição provocada pelos algoritmos, que trazem grandes armadilhas para quem ainda não tem malícia nem estrutura emocional.

Os autores ainda avisam que as mudanças psíquicas provocadas pelo uso do celular podem passar despercebidas pelos pais e até mesmo pela triagem de exames tradicionais de consultórios, pois os sintomas são menos usuais. O distanciamento do mundo real e hostilidade emocional estão entre alguns dos relacionados pelo estudo. Diante dos resultados, os pesquisadores são claros e enfáticos: recomendam ação política imediata — sugerindo restrições ao acesso de crianças menores de 13 anos a smartphones, formação em literacia digital e responsabilização das empresas de tecnologia, de forma análoga a regulamentações sobre tabaco e álcool. Mas enquanto isso não chega, cabe aos pais o primeiro passo de não dar o celular antes dos 13 anos ao filho, mesmo que os amigos da escola tenham.

FONTE: VEJA

Fãs se aglomeram em frente ao Presídio do Róger em apoio a Hytalo Santos; mulher chega a se abraçar com viatura

Por Patos Online - Com Repórter Betinho

 O influenciador digital Hytalo Santos e o marido, Israel Vicente, mais conhecido como Euro, deram entrada no Presídio do Róger, em João Pessoa, na noite desta quinta-feira (28), por volta das 19h. Conforme o procedimento padrão, os dois ficarão em isolamento pelos próximos cinco dias e, em seguida, devem ser transferidos para a ala destinada ao público LGBT da unidade prisional.

A chegada do casal ao presídio foi marcada por grande aglomeração de fãs. Munidos de cartazes e faixas, apoiadores gritaram palavras de incentivo e pediram liberdade para Hytalo. Em meio ao momento, uma admiradora chegou a se abraçar à viatura no instante em que o comboio de escolta entrava no local.

A movimentação chamou atenção de quem passava pela área. A direção da unidade informou que o protocolo de segurança será cumprido rigorosamente durante a permanência do casal no presídio.

Hytalo Santos e Euro deixaram a penitenciária de São Paulo por volta das 11h também desta quinta. O casal de influenciadores foi levado de carro e com escolta policial para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana.

As passagens dos presos foram compradas ainda na terça-feira (26), e uma equipe da Paraíba foi até São Paulo para buscar os influenciadores, de acordo com as autoridades.

Os agentes da Polícia Civil da Paraíba saíram de João Pessoa por volta das 3h05 da madrugada e chegaram ao Aeroporto de Guarulhos por volta das 6h30. A Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo foi responsável por transferir os presos até o aeroporto do estado, onde a equipe paraibana aguardou.

Por Patos Online
Com Repórter Betinho

Criança tenta tirar a própria vida em Ibitiranga; umas das causas apontadas é o vício em celular


 No distrito de Ibitiranga, uma criança de apenas 10 anos tentou tirar a própria vida utilizando um caco de vidro de garrafa. Entre as principais causas apontadas, está o vício em celular, especialmente no uso excessivo de jogos.

Esse triste episódio acende um alerta para toda a sociedade: o celular não deve ser usado como brinquedo ou passatempo para crianças. A infância precisa ser vivida com brincadeiras, interação com outras crianças e convivência com os pais.

Antes de entregar um celular para uma criança assistir a desenhos, uma alternativa mais saudável é ligar a televisão ou propor atividades que estimulem a criatividade, o diálogo e a vida em família.

O uso descontrolado do celular na infância pode trazer sérias consequências emocionais e sociais. É dever de todos — pais, educadores e comunidade — proteger nossas crianças. 

Via: Blog Ivan Vaqueiro

Idosos caem em golpe e perdem R$ 3.500 em Betânia

 

Um audacioso golpe financeiro mobilizou o 14° Batalhão da Polícia Militar nesta quarta-feira (27). Dois idosos caíram em um esquema de estelionato envolvendo empréstimos que prometiam facilidades, mas resultaram em prejuízo de R$ 3.500,00. A informação é de Junior Campos.

De acordo com o boletim do Batalhão, os suspeitos convenceram as vítimas a sacar valores maiores do que os combinados, entregando parte do dinheiro diretamente aos acusados. Após tentar retornar à casa das vítimas para continuar o golpe, os criminosos foram interceptados pela polícia e conduzidos à Delegacia de Betânia.

O caso está registrado como inquérito por estelionato/fraude, enquanto autoridades reforçam que denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia (87) 9 9995-4641.

Justiça proíbe menores de 18 anos de atuar como influenciadores

 

Uma liminar da Justiça do Trabalho proibiu nesta quarta-feira (27) que Instagram e Facebook aceitem em suas plataformas conteúdos com exploração de trabalho infantil artístico sem que haja autorização judicial.

As plataformas terão de remover os posts de forma ativa. A multa diária para a rede social que descumprir a medida é de R$ 50.000 por criança ou adolescente identificado em situação irregular. Cabe recurso.

A decisão provisória, concedida pela juíza Juliana Petenate Salles, da 7ª Vara do Trabalho de São Paulo, atende a uma ação civil pública do Ministério Público do Trabalho do Ministério Público Estadual de São Paulo.

Segundo a magistrada, “manter crianças e adolescentes expostos na internet para fins de lucro, sem devida avaliação das condições em que ocorre o trabalho artístico e sem autorização da Justiça, gera riscos sérios e imediatos”.

A juíza lista em sua decisão alguns dos riscos: 

  • pressão para produzir conteúdo;
  • exposição a ataques de haters e prejuízos na autoestima;
  • impactos sociais e educacionais. Afirma que o trabalho na internet pode atrapalhar os estudos e privar a criança de atividades da infância;
  • uso indevido e ilimitado de imagens que podem ser compartilhadas por terceiros.

A ação pública pede às redes sociais uma indenização de R$ 50 milhões por danos morais coletivos. Exige ainda a implementação de ferramentas de controle como sistemas para identificar conteúdos feitos com participação de crianças e adolescentes sem aval judicial prévio. O processo ainda não teve o mérito julgado.

Proteção à infância

Segundo os integrantes do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público Estadual paulista, o objetivo da ação não é proibir a participação artística de crianças nas redes sociais, mas cobrar mecanismos para que haja a proteção necessária à atividade.

Os órgãos afirmam que é responsabilidade das plataformas combater as violações, uma vez que elas lucram diretamente com os conteúdos. “As plataformas digitais se beneficiam com a monetização resultante da atividade de influencer mirim e mantêm conduta omissa ao não adotar o devido dever de diligência em sua zona de influência, fugindo de sua responsabilidade direta na prevenção e combate a essas violações”, diz a ação.

Adultização

A exploração infantil na internet ganhou destaque depois da publicação, em 6 de agosto, do vídeo do influenciador Felipe Bressanim, o Felca, sobre “adultização”. O material, com mais de 48 milhões de visualizações, mobilizou o Congresso, que registrou 17 projetos sobre o tema.

O mais relevante, que ficou conhecido como PL da Adultização, foi aprovado nesta quarta-feira pelo Senado. Já havia sido aprovado pela Câmara em 20 de agosto. O texto cria um Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para o ambiente digital.

Via: PE notícias

Idosa fica em estado grave após incêndio em residência no bairro Mutirão, em Patos

Fotos: Divulgação/4º BBM

 Um incêndio de grandes proporções atingiu uma residência no bairro Mutirão, em Patos, na noite desta quinta-feira (28), deixando a idosa Terezinha Inácio Pereira, de 68 anos, em estado grave. O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, através do 4º BBM, foi acionado por volta das 23h45min para atender à ocorrência.

Ao chegar ao local, as guarnições da ABT-25 e da LABS-36 encontraram a vítima já retirada da casa por vizinhos e em atendimento inicial pelo SAMU (USB-02). Segundo relatos, um morador vizinho ouviu os gritos da idosa e conseguiu resgatá-la através de um muro lateral, evitando que fosse consumida pelas chamas.

Segundo informações repassadas pelo comandante do 4º BBM, TC Danilo Galvão, ao Patos Online, os bombeiros realizaram o desligamento da energia e arrombaram o imóvel para o combate direto ao incêndio, que já se alastrava pelos cômodos. Foram montadas duas linhas de ataque, seguidas pelo rescaldo do material. Também foi feito o resfriamento de uma edificação vizinha, evitando que o fogo se propagasse para outras casas.

A operação foi concluída por volta das 2h da madrugada, e a residência foi deixada sob responsabilidade de vizinhos, uma vez que não havia familiares presentes no local.

A idosa foi socorrida em estado grave e encaminhada ao Complexo Hospitalar Regional de Patos.

Segundo atualização do hospital, ela permanece internada na área vermelha, em estado grave, entubada e respirando com ajuda de aparelhos. A vítima sofreu queimaduras de segundo grau em mais de 20% do corpo e será transferida para o Hospital de Trauma de Campina Grande para tratamento especializado.

Causas do incêndio

De acordo com informações preliminares do Portal Polêmica Patos, o fogo teria começado quando a idosa acendeu um candeeiro para iluminar o quarto. As chamas atingiram roupas e, em questão de segundos, o fogo se espalhou devido ao acúmulo de tecidos, madeiras e objetos no interior da residência.

A cuidadora da vítima relatou ainda que, no último dia 22 de agosto, já havia ocorrido um princípio de incêndio na mesma residência, controlado pelos vizinhos. Terezinha mora sozinha e tem o hábito de utilizar candeeiros para clarear os cômodos à noite.

Por Patos Online

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Sertão: Adolescente de PE que recebeu vídeo íntimo do pai se aproximou do homem no Dia dos Pais

 

A adolescente de 16 anos, que recebeu mensagens e um vídeo de cunho sexual do próprio pai, um advogado de 34 anos, em Inajá, no Sertão de Pernambuco, relatou em depoimento que voltou a conversar com ele no Dia dos Pais, em 10 de agosto. Até então, segundo ela, os dois não tinham proximidade.

Segundo a jovem, a reaproximação começou quando enviou uma mensagem para parabenizar o pai pela data. “Nos primeiros dias as conversas eram normais, sem qualquer teor sexual”, afirmou no inquérito policial acessado pelo g1. O advogado passou por audiência de custódia no dia 17 de agosto, foi liberado e cumpre algumas medidas protetivas relativas à lei Maria da Penha. De acordo com a Polícia Civil, ele é investigado por estupro de vulnerável.

O documento mostra que a mãe da adolescente morreu quando ela tinha dois anos, e desde então a menina foi criada pelos avós maternos. O pai chegou a reconhecê-la legalmente e pagava pensão de R$ 200 por mês, além de oferecer presentes em datas comemorativas. O reconhecimento da paternidade teria ocorrido por iniciativa do avô paterno. A data em que o reconhecimento foi realizado não foi divulgado.

“[O pai do advogado] ao ver [a jovem] reconheceu como sua neta, e assim, devido ao reconhecimento do pai [do advogado], este possivelmente por exigência a registrou como sua filha”, consta no inquérito.

De acordo com a adolescente, a aproximação durou apenas alguns dias, com conversas normais que teriam começado na terça-feira (13), até que o teor das mensagens mudou, com conteúdos de cunho sexual no sábado (16).

Segundo o inquérito, a menor teria bloqueado o pai e ligado para um primo e contado sobre a conversa. A tia, quando tomou conhecimento, orientou a jovem a desbloquear o advogado e tentar confirmar se a pessoa que mandava mensagens era mesmo o genitor.

Depois que o homem enviou um vídeo se masturbando para menina, a família procurou a polícia, e a denúncia foi formalizada na mesma data pela tia, que acompanhou a jovem até a delegacia e afirmou nunca ter tentado interferir na relação entre pai e filha até ver as mensagens.

Via: G1

Dispositivo que lê a mente permite mover objetos com o poder da concentração

 

Foto: Divulgação/Neurosky

Um aparelho que capta sinais cerebrais e os transforma em comandos para movimentar objetos está chamando atenção pelo seu potencial educativo e terapêutico. Desenvolvido nos Estados Unidos, o dispositivo, chamado MindWave, permite que usuários façam objetos levitarem por alguns segundos, apenas com o foco mental.

Parecido com um fone de ouvido, o equipamento da empresa americana Neurosky possui um sensor que fica na testa e um clipe acoplado à orelha. Essa estrutura permite a leitura não invasiva das ondas cerebrais, distinguindo estados de concentração e relaxamento. Os dados captados são enviados via Bluetooth para um minicomputador, que converte os sinais em comandos específicos, capazes de controlar desde bonecos até mini-helicópteros.

No Brasil, a tecnologia já foi aplicada em experimentos com carrinhos de autorama, brinquedos e objetos leves, com foco em promover interatividade e atenção. Segundo Wagner Sanchez, pró-reitor da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista), o MindWave se mostra promissor especialmente no estímulo à concentração de crianças, tornando-se uma ferramenta lúdica e educativa.

Além de aplicações recreativas, o equipamento também é apontado como útil em práticas de meditação e no acompanhamento de níveis de foco, sugerindo uma nova interface entre mente e tecnologia para o bem-estar mental.

Via: pe

Falta homem no Brasil? IBGE aponta que mulheres são maioria

 

O Brasil tem hoje menos homens do que mulheres, segundo dados da PNAD Contínua 2024 divulgados pelo IBGE na sexta-feira (22). A pesquisa revela que, em média, há 92 homens para cada 100 mulheres no país.

A diferença explicada principalmente pela maior expectativa de vida feminina. A distribuição, porém, não é uniforme: os homens são maioria apenas em dois estados do país: Tocantins e em Santa Catarina, enquanto em todas as demais unidades federativas as mulheres predominam.

O levantamento também mostra um contraste entre faixas etárias. Entre os jovens, os homens aparecem em maior número, mas essa proporção se inverte com o avanço da idade. Nas faixas etárias mais elevadas, as mulheres passam a se destacar de forma significativa, reflexo direto de sua longevidade maior. Esse cenário evidencia como fatores biológicos, sociais e de saúde impactam a composição demográfica brasileira ao longo do tempo.

Os números reforçam tendência observada no último Censo de 2022, quando a população brasileira somava 104,5 milhões de mulheres e 98,5 milhões de homens, cerca de 6 milhões a mais de mulheres.

Via: Bnews

Jovem é presa na Paraíba suspeita de planejar assassinato da família e ataque a escola

Foto: Divulgação/Polícia Civil

 Uma jovem foi presa em flagrante na noite desta quarta-feira (27), no município de Mamanguape, Litoral Norte da Paraíba, sob suspeita de planejar a morte dos próprios pais, dos avós e um ataque armado à escola onde havia estudado.

De acordo com a Polícia Civil, o caso chegou ao conhecimento das autoridades após uma denúncia anônima feita pelo número 197, relatando a intenção criminosa da mulher. Durante a investigação, os policiais foram até a residência da suspeita, onde ela confessou o plano e chegou a ameaçar novamente os pais na presença da equipe policial.

Na casa, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, uma faca, uma balança de precisão e luvas, objetos que, segundo a polícia, seriam utilizados na execução dos crimes. Ainda conforme as apurações, a jovem mantinha um fã-clube virtual dedicado a um autor de ataque semelhante ocorrido em São Paulo em 2024, o que reforçou as suspeitas de que estaria inspirada em crimes anteriores.

As investigações apontam que o plano incluía o assassinato dos pais, a morte dos avós com a espingarda pertencente ao avô e, em seguida, um atentado contra a escola onde estudou.

A jovem foi autuada em flagrante por ameaça no âmbito familiar e encaminhada para a Delegacia de Mamanguape, onde segue custodiada e à disposição da Justiça.

Por Patos Online
Com informações da Polícia Civil

SAMU de Itapetim realiza atividade educativa em escola do município

A Escola Municipal Antônio Piancó Sobrinho, no município de Itapetim, no sertão de Pernambuco, recebeu na tarde desta terça-feira (02) uma i...