
Um aparelho que capta sinais cerebrais e os transforma em comandos para movimentar objetos está chamando atenção pelo seu potencial educativo e terapêutico. Desenvolvido nos Estados Unidos, o dispositivo, chamado MindWave, permite que usuários façam objetos levitarem por alguns segundos, apenas com o foco mental.
Parecido com um fone de ouvido, o equipamento da empresa americana Neurosky possui um sensor que fica na testa e um clipe acoplado à orelha. Essa estrutura permite a leitura não invasiva das ondas cerebrais, distinguindo estados de concentração e relaxamento. Os dados captados são enviados via Bluetooth para um minicomputador, que converte os sinais em comandos específicos, capazes de controlar desde bonecos até mini-helicópteros.
No Brasil, a tecnologia já foi aplicada em experimentos com carrinhos de autorama, brinquedos e objetos leves, com foco em promover interatividade e atenção. Segundo Wagner Sanchez, pró-reitor da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista), o MindWave se mostra promissor especialmente no estímulo à concentração de crianças, tornando-se uma ferramenta lúdica e educativa.
Além de aplicações recreativas, o equipamento também é apontado como útil em práticas de meditação e no acompanhamento de níveis de foco, sugerindo uma nova interface entre mente e tecnologia para o bem-estar mental.
Via: pe
Nenhum comentário:
Postar um comentário