terça-feira, 14 de outubro de 2025

Quem é o sanfoneiro de 9 anos que 'montou banda' com irmãos mais novos na PB

O sanfoneiro mirim, Samuel Dantas, de 9 anos, que montou uma banda de forró por brincadeira com irmãos mais novos, e se inspirou no pai, que é músico, desenvolveu gosto pela música desde muito antes, já aos os três anos. Na liderança da banda, ele mantém a essência da música nordestina na família, que saiu do interior da Paraíba e foi para a capital, João Pessoa.

Um vídeo publicadoviralizoui de Samuel, Joab Dantas, no qual o menino aparece tocando triângulo aos três anos de idade, viralizou nas redes sociais no começo de 2025 ao ser compartilhado por um perfil.

O menino disse que não pode esconder a ligação que tem com a história do pai na música e que, mesmo brincando de música consegue aprender coisas importantes. Ele contou que já está em processo de aprendizagem para saber como tocar sanfona.

"Gosto de tocar sanfona porque é bonito e eu gosto de ver meu pai tocar. Também tô aprendendo a tocar sanfona", conta Samuel.

O pai, inclusive, contou ao g1 que a música esteve presente na vida dele desde quando tinha a idade dos filhos. Sua infância, vivida na cidade de Picuí, no Seridó da Paraíba, foi repleta de confraternizações de família regadas por música e pelo ritmo do forró. Ele pensa em passar essa tradição à frente para os filhos.

"Sinto uma profunda alegria e orgulho em tê-los inserido nesta cultura que é tão nossa. Para eles, é praticamente como se fosse uma brincadeira quase que diária. Um vê o outro tocando, aí o outro vai lá e pega o outro instrumento e quando a gente vai perceber, já tá todo mundo junto brincando tocando", explica Joab.

A família do pai de Samuel saiu de Picuí e veio para João Pessoa, onde a família reside atualmente, e também onde foi registrado o vídeo que viralizou no começo desse ano. Naquela ocasião, Samuel aparece tocando triângulo. O registro mostra a criança de pé ao lado do pai, que toca sanfona no palco durante uma apresentação.

"Samuel aprendeu a fazer seus primeiros ritmos no triângulo aos 3 anos de idade, de tanto vivenciar a essência desse estilo em casa e nos lugares em que frequentava já desde novinho. A música ajuda bastante na questão do diálogo com outras pessoas, da interação, de forma bem positiva", conta Joab Dantas, pai do menino. (Íntegra, clique aqui). 

Na gravação, Samuel aparece tocando triângulo e acertando as batidas da música com uma enorme desenvoltura para alguém ainda tão pequeno. O pai lembra da ocasião com carinho, e fala que ter contato com a música desde cedo teve um impacto muito positivo no crescimento do filho.

Via: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOSPITAL REGIONAL EMÍLIA CÂMARA DE AFOGADOS SE DESTACA PELO EXCELENTE ATENDIMENTO

O Hospital Regional Emília Câmara (H. R. E. C) de Afogados da Ingazeira, no sertão de Pernambuco, vem se destacando e sendo referência em to...