Um estudante recifense de apenas 14 anos vem chamando a atenção no Brasil e fora do país ao transformar uma ideia escolar em uma solução para enfrentar a escassez de água em regiões secas. Ainda no ensino fundamental, Lucas Figueiredo desenvolveu uma bomba de água movida a energia eólica, construída com materiais recicláveis e pensada para funcionar sem energia elétrica.
O projeto começou como parte de uma feira de ciências da escola, cresceu, ganhou melhorias técnicas e passou a ser reconhecido em competições científicas. A invenção já rendeu premiações em eventos nacionais e internacionais, incluindo uma medalha de ouro na International Greenwich Olympiad, em Londres, e participação na Milset Expo-Sciences International, em Abu Dhabi.
Lucas contou que a motivação para criar a bomba veio no 6º ano, em 2022, quando foi desafiado pelo Colégio Santa Maria, onde estuda na Zona Sul da capital pernambucana, a desenvolver um trabalho com impacto social.
A partir daí, ele buscou referências e lembrou do filme “O Menino Que Descobriu o Vento”, que retrata a dificuldade de acesso à água em comunidades afetadas pela seca.
A partir da primeira premiação, o estudante mergulhou ainda mais no universo científico. Ele conquistou uma medalha de bronze na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), o que garantiu credenciamento para a competição internacional em Londres.
A expectativa de Lucas é concluir o novo modelo e colocá-lo em funcionamento em condições reais, começando a ajudar comunidades, na cidade de Bom Jardim.
Via: Blog do Erbi

Nenhum comentário:
Postar um comentário