Em 2025, Pernambuco voltou a registrar um aumento nos registros de feminicídios. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), 88 mulheres foram mortas em crimes relacionados à sua condição de gênero, o maior quantitativo de vítimas dos últimos oito anos.
O número representa um crescimento de 15,8% em relação a 2024, quando houve 76 vítimas.
O levantamento, organizado pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística, mostra que o cenário em relação à violência contra as mulheres vai na contramão dos índices gerais de homicídios. Em 2025, foram 3.040 assassinatos no total, 10% a menos do que o quantitativo registrado em 2024.
Para o pesquisador Sandro Sayão, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em segurança pública, as estatísticas chamam atenção diante de uma cultura ainda bastante enraizada no machismo.
A Polícia Civil informou que ampliou as investigações e os pedidos de medida protetiva nos últimos anos por meio das delegacias especializadas. Em 2025, foram mais de 7.600 inquéritos remetidos à Justiça e quase 16.500 medidas solicitadas, segundo a corporação.
Via: Blog do Erbi

Nenhum comentário:
Postar um comentário