sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Delegada ganha destaque no combate à corrupção em Pernambuco


Há nove anos na Polícia Civil de Pernambuco, a delegada Patrícia Domingos vem ganhando cada vez mais destaque na mídia pelo trabalho desenvolvido no combate à corrupção. Neste ano, ela já comandou pelo menos três grandes operações envolvendo denúncias de fraudes em licitações e lavagem de dinheiro em prefeituras e também indiciou gestores e empresários acusados de corrupção no Governo do Estado.

Discreta nos casos em que atua e sem exageros quando está na frente das câmeras, a delegada Patrícia Domingos comanda as investigações que resultaram, nesta semana, no afastamento do prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira, de dois secretários e de quatro servidores. O inquérito, ainda em andamento, apontou indícios de fraudes em diversas licitações, como na aquisição de medicamentos, com a participação de empresários e funcionários fantasmas.

Nos bastidores, colegas de trabalho e profissionais de segurança já deram até um apelido para Patrícia: a “Sérgio Moro” da Polícia Civil de Pernambuco. Não à toa.

Em fevereiro deste ano, a delegada Patrícia Domingos prendeu três empresários e um funcionário público suspeitos de de participar de um esquema de desvio de dinheiro na Prefeitura de Panelas, no Agreste do Estado. Pelo menos R$ 1 milhão teria sido desviado. O esquema envolvia setores como eventos e limpeza urbana.

Em abril, uma operação, a partir de investigações feitas pela delegada, prendeu policiais civis e militares envolvimentos em esquema de extorsão contra um comerciante no Centro do Recife.

Foi também Patrícia quem investigou e indiciou o ex-gestor do Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciods), o coronel Ricardo Fentes, por corrupção passiva e falsidade ideológica. Investigações apontaram que o esquema, iniciado em 2015, envolvia pagamento de propina relacionada a contratos com empresas que prestavam serviços ao órgão ligado à Secretaria de Defesa Social.

Em junho, a delegada anunciou o indiciamento do ex-comandante do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv), o tenente-coronel Clóvis Fernando Pereira, e o então chefe de Fiscalização e Vistoria do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), Laurent Licari, além de dois empresários ligados a empresas de ônibus. Os dois primeiros foram indiciados por corrupção passiva. Os outros dois por corrupção ativa. Segundo Patrícia Domingos, o esquema envolvia o direcionamento de fiscalizações direcionadas para três empresas específicas com o objetivo de prejudicá-las.

PROFISSÃO: Patrícia já passou por várias delegacias no Grande Recife. Entre elas a de Jaboatão dos Guararapes. Mão de ferro, certa vez foi alvo de protestos organizados por familiares de presos em frente à delegacia. Mas não se abalou e intensificou as prisões de criminosos na região.

O trabalho como titular da Delegacia de Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp), desde 2015, tem recebido elogios de toda a cúpula da SDS. Patrícia, que é pós graduada em Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo, Constitucional e Tributário, já comandou treinamentos para profissionais de segurança do Estado sobre o combate ao crime organizado. Foi numa dessas capacitações que revelou que o trabalho contra a corrupção em prefeituras do Interior do Estado rendeu até uma macumba contra ela. Mas, como se vê, o “trabalho” só trouxe mais estímulo para ela acabar com o mal enraizado em órgãos públicos deste país, e que prejudica milhões de cidadãos diariamente.

“Hoje completo 9 anos como delegada, profissão da qual tanto me orgulho e utilizo como instrumento do bem e da Justiça, fazendo dela a ferramenta para a paz que eu tanto almejo para o mundo”, escreveu a delegada, no mês passado, em uma rede social. (Via: Ronda JC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CABO DENIS CONSTRÓI PARQUE PARA AS CRIANÇAS E PESSOAS DA TERCEIRA IDADE NO SÍTIO MALHADA DE SÃO VICENTE

Em mais um projeto social criado pelo cabo Denis, no grupo do sítio malhada, zona rural de São Vicente, as crianças e as pessoas da melhor i...