quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

2017: Em Pernambuco, violência subiu e transparência sumiu


Pernambuco deve terminar o ano com aproximadamente 5,5 mil assassinatos registrados. Além de ser um recorde histórico da violência, o resultado demonstra que a guerra contra a criminalidade não está sendo combatida de maneira eficaz pelo Governo do Estado. No ano em que o programa de segurança Pacto pela Vida completou dez anos, não houve freio para os homicídios, nem para os crimes contra o patrimônio (roubos e furtos). A promessa de novos policiais civis e miliares para reforçar a segurança nas ruas e para melhorar o poder investigativo ficou, mais uma vez, para o ano seguinte. É esperar.

Enquanto isso, o ano de 2017 também foi marcado pela falta de transparência em relação à violência no Estado. Em fevereiro, após dez anos, a Secretaria de Defesa Social (SDS) anunciou que deixaria de divulgar, diariamente, informações sobre os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Nome das vítimas, idade, sexo, cor da pele, cidade onde o crime aconteceu. Todos os dados que serviam de base para estudos e para garantir mais transparência sobre o combate à violência foram retirados do site oficial da SDS. Em troca, um boletim mensal “seco” com o número de mortes passou a ser divulgado.

Os profissionais de segurança, como delegados, agentes, peritos e até gestores também passaram a ser proibidos de dar entrevistas à imprensa. Processos administrativos na Corregedoria da SDS se multiplicaram. As informações repassadas pelo setor de estatística e de comunicação também foram diminuindo e ficando restritas, muitas vezes, a apenas notas oficiais. Se o ano já era difícil por conta do impacto da violência, só cresceram as dúvidas quanto à falta de transparência quando o assunto era segurança.

Exemplo disso é que o blog solicitou à assessoria de imprensa da Polícia Civil de Pernambuco as estatísticas de inquéritos concluídos em relação aos homicídios registrados neste ano. Durante quase dez dias, inúmeros e-mails reforçando a solicitação foram enviados, mas o balanço não foi divulgado. O blog fez o mesmo encaminhamento à assessoria da SDS, mas nenhuma resposta foi dada.

Fonte: Ronda JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Policial Polícia Militar recupera moto tomada de assalto em Itapetim

Policiais Militares do 23º BPM desenvolveram uma ação coordenada que resultou na recuperação de uma motocicleta que havia sido roubada no mu...