quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Mais de um quarto dos profissionais de saúde não lavam as mãos

Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro mostra que médicos cariocas e demais profissionais da saúde andam negligenciando na mais eficaz e econômica medida de combate à infecção hospitalar: lavar as mãos antes e depois de examinar o paciente. Os pesquisadores passaram quatro meses na UTI do Hospital Clementino Braga Filho. Constataram que os médicos lavaram as mãos em apenas 39,6% das vezes em que tal procedimento é obrigatório.

"Louis Pasteur não era médico mas interessou-se em saber por que tantas mulheres morriam de febre puerperal. Foi aos necrotérios e colheu sangue do útero das mortas. Descobriu que em todas estava presente o microorganismo estreptococos. Em 1879, na Academia de Medicina de Paris, ouviu um obstetra dizer que jamais a humanidade saberia a causa das mortes. Pasteur o interrompeu irado: “A causa da doença são vocês, médicos, que não lavam as mãos e levam germes de uma gestante para outra.”


Fonte: Revista ISTOÈ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Policial Polícia Militar recupera moto tomada de assalto em Itapetim

Policiais Militares do 23º BPM desenvolveram uma ação coordenada que resultou na recuperação de uma motocicleta que havia sido roubada no mu...