
Ao clicar no link, o usuário é direcionado para uma página, hospedada na Rússia, coincidentemente o país a receber o próximo mundial. A falsa promoção já é ativada quando a vítima compartilha o texto com três contatos. O que acontece na sequência depende do sistema operacional de cada smartphone.
Se o sistema for iOS (iPhone), o usuário será convidado a instalar aplicativos legítimos que geram lucros aos cibercriminosos em seu telefone. No caso do Android, será oferecida a instalação de um serviço malicioso, que exibe propagandas de forma agressiva, entre outras ações.
Nos dois casos, o usuário tem seu smartphone infectado e não recebe a camisa prometida. Segundo a Kaspersky Lab, o ataque está utilizando domínios registrados e hospedados na Rússia.
"As mensagens maliciosas dessa campanha se utilizam de domínios brasileiros e russos, escritas em português nativo, porém utilizando servidores de controle hospedados na Rússia", afirma o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, Fabio Assolini.
Fonte: extra.globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário