SERTÃO ONLINE

SERTÃO ONLINE
(MAIS QUE INTERNET) CLICK NA IMAGEM PARA IR AO INSTA

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Assistente social do Hemonúcleo de Patos faz apelo para comparecimento de doadores. Ouça;

 

Human blood in storage



A assistente social do Hemonúcleo de Patos, Vânia Batista, fez um apelo no jornal Notícias da Manhã desta segunda-feira, 28, para o comparecimento dos doadores.

“Isso preocupa por que a gente tem tipo um aumento bastante da demanda, em virtude de cirurgias que tem sido realizados no complexo hospitalar aqui, mas toda uma rede hospitalar que precisa de sangue”, explicou Vânia Batista.

Segundo ela, até a última sexta-feira, 25 de setembro, o número de procedimentos registrados foi de apenas 322 doações, reduzindo bastante o estoque disponível para atendimento aos hospitais de Patos e região.

Nos últimos três meses, o Hemonúcleo de Patos registrou apenas 1049 doações, o que representa uma média de quase 350 procedimentos mensais, quantitativo 30% inferior a meta de 500 doações mensais estabelecida pelo órgão.

COMO DOAR

As doações feitas no Hemonúcleo de Patos, localizado a Rua 5 de agosto, bairro Belo Horizonte, são utilizadas para abastecer as necessidades existentes nas casas de saúde da cidade, a exemplo do Complexo Hospitalar Regional de Patos Deputado Janduy Carneiro, Hospital São Francisco, Maternidade Dr. Peregrino Filho, além do Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, na cidade de Santa Luzia.

Para ser doador de sangue, é necessário ter a partir de 18 anos, apresentar documento original com foto, estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas horas.

Os menores de 16 anos também podem doar sangue, desde que atendam aos critérios de saúde necessários, e tenham a autorização dos pais ou responsáveis.

Em função da pandemia do covid-19, estão sendo tomadas todas as medidas de prevenção contra o coronavírus, mediante uso de equipamentos de proteção individual e higienização dos ambientes, para manter o serviço funcionando com segurança aos profissionais e pacientes doadores de sangue.

As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. O telefone para contato é o (83) 3423-2180.

Vânia Batista

Por Genival Junior – Patosonline.com

Áudio de Misael Nóbrega-Rádio Espinharas FM 97,9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criança de 10 anos morre vítima de dengue hemorrágica em Tabira

Uma triste noticia abalou a cidade de Tabira no final da tarde desta Segunda Feira (15). O falecimento do jovem atleta Luíz Davi, 10 anos. N...