domingo, 28 de novembro de 2021

Menino surpreende ao aprender a ler com 2 anos de idade no interior de SP

Pequeno Murilo aprendeu a ler com apenas 2 anos 
de idade em Rio Preto — Foto: Reprodução/Tv Tem

 O pequeno Murilo surpreendeu a família e as professoras ao aprender a ler com apenas 2 anos. Ele é o único entre os 300 alunos de uma escola municipal de São José do Rio Preto (SP) a desenvolver a habilidade.

De acordo com a gerente de educação especial Carla Job, o menino está três anos adiantado em relação aos colegas da mesma idade.

“Nós iniciamos o trabalho das habilidades, que a criança vai precisar para o processo de alfabetização, a partir dos 4 anos. Tem um tempo de trabalhado com as crianças. Ele seria de 4 a 8 anos. Ou até mais”, explica.

Menino de 2 anos aprende a ler em Rio Preto
00:00/05:04

Menino de 2 anos aprende a ler em Rio Preto

Segundo a auxiliar financeiro Paola Aparecido da Costa Marques, o filho sempre gostou de letras, mas o incentivo que recebeu em casa foi o principal para aprender a ler.

“A gente foi mostrando as letras. Ele começou a formar as palavras, a soletrar, a juntar as frases e começou a ler, automaticamente”, afirma a mãe do menino.

Paola Marques descobriu que o filho conseguia ler do nada, em uma sorveteria, durante um momento de lazer entre a família.

“Tem os sabores dos sorvetes expostos. Ele apontou e disse que queria o de Maracujá. Tem que ter acompanhamento, disposição e paciência dos pais, porque estamos em um cotidiano muito corrido. A gente acaba não dando importância para os detalhes”, afirma a mãe.

Murilo lendo ao lado da mãe em escola de Rio Preto  — Foto: Reprodução/Tv Tem

Murilo lendo ao lado da mãe em escola de Rio Preto — Foto: Reprodução/Tv Tem

Murilo começou a frequentar a escola neste ano e surpreendeu as professoras após pedir um livro para ler.

“Dentro da sala de aula, ele sempre está com o livro. As crianças acompanham a leitura. Ele incentiva as outras crianças a gostarem da leitura e é um excelente aliado para nossa escola”, conta a coordenadora pedagógica, Alessandra Biassotti.

A habilidade do menino chegou ao Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento de Rio Preto. A unidade acompanha crianças que têm algum domínio de inteligência desenvolvido. Murilo se transformou em uma delas.

“Nós buscamos orientar a família em relação aos estímulos que podem oferecer para os filhos não perder o interesse por aquilo que é da escola. A orientação é tanto para escola, quanto para a criança”, diz a gerente de educação especial, Carla Job.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais de 66 mil pessoas esperam consultas para diagnóstico de autismo em Pernambuco, aponta TCE

Unrecognizable little girl making words from colorful plastic letters during meeting with psychologist, child development specialist exercis...