sexta-feira, 30 de setembro de 2022

PE: Estudantes de curso preparatório militar incitam palavras de ódio em treinamento; Veja vídeo

 

Um grupo de alunos pertencentes a um curso preparatório para carreira militar foi filmado incitando frases violentas, no Centro do Recife (PE). O vídeo viralizou, na última quinta-feira (29), nas redes sociais, após a publicação realizada pelo coletivo Jornalistas Livres. Já o treinamento faz parte da MAC Cursos, de acordo com informações do site g1. 

Nas imagens, é possível ver crianças, adolescentes e adultos repetindo vários versos de uma canção de Treinamento Físico Militar (TFM).Um trecho diz: "Ao descer da embarcação na aldeia inimiga causarei destruição. Matarei pela cidade, seja aleijado ou criança, menininho ou mulher. Sangue frio em minha veia congelou o meu coração. Eu não tenho sentimento e nem tão pouco compaixão", diz um trecho.

Assista:

Os alunos carregam mochilas, fazem movimentos onde marcham e repetem várias frases proferidas por um professor. Ainda segundo a publicação, a aula aconteceu em frente ao prédio do Shopping Pilar, na Rua Imperatriz Tereza Cristina, no bairro da Boa Vista, onde é realizado o curso.

"Tem que investigar. A minha filha tem 14 anos, mas tem gente ainda mais jovem. E tem aluno ali que a mãe não tem condições de pagar e ensinam esse tipo de coisa. Podia fazer outra música, mas não de violência. O que eu não quero para a minha mãe eu não quero para a mãe do filho dos outros", comentou uma mãe de uma estudante, de 14 anos, em entrevista ao g1. 

Posicionamentos

Responsável pela gestão de relacionamento da empresa que oferta o curso, Jesana Rodrigues, mencionou que um aluno iniciou o cântico da canção do Exército. Por não ter interrompido a ação, o instrutor foi suspenso pela direção. Em nota, a MAC Cursos informou, ao g1, que “repudia qualquer música com este tipo de apologia”.

Já a Polícia Civil de Pernambuco comunicou, por meio de nota, que instaurou um inquérito para “elucidar o fato e apurar as responsabilidades". Por outro lado, o MPPE também decretou que instaurou um inquérito civil por meio da 22ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação e do Recife. 

Por fim, o Exército relatou que o vídeo "não guarda nenhuma correlação com esse propósito, razão pela qual não pode estar inspirado nas canções entoadas pelas tropas". A PM, por sua vez, afirmou ao g1 que "não tem nenhuma responsabilidade sobre os cursos preparatórios para o ingresso na carreira" e que a preparação para ingresso na carreira de policial militar "deve ser escolha de cada um".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CABO DENIS CONSTRÓI PARQUE PARA AS CRIANÇAS E PESSOAS DA TERCEIRA IDADE NO SÍTIO MALHADA DE SÃO VICENTE

Em mais um projeto social criado pelo cabo Denis, no grupo do sítio malhada, zona rural de São Vicente, as crianças e as pessoas da melhor i...