Nunca pule na água para fugir de abelhas
É um equívoco comum que mergulhar na água fará as abelhas desistirem de você. Claro, elas não vão praticar nado sincronizado ao seu lado, mas adivinha? Abelhas são pacientes. Elas vão flutuar acima da água, esperando pacientemente pela sua cabeça aparecer, e elas têm mais tempo de sobra do que você!
Isso significa que você está preso entre a cruz e a espada – ou corre o risco de se afogar ou sobe para respirar e de brinde recebe um ataque de abelhas.
Justin Schmidt, um renomado especialista em comportamento de insetos, falou sobre isso em entrevistas e até documentou no seu livro de 2016, “The Sting of the Wild”. Ele narra como um homem tentou evitar um ataque de abelhas submergindo-se em um lago, mas foi feito refém pelas abelhas pairando acima. Esses insetos tenazes mantiveram a vigília até o pôr do sol, quando finalmente retornaram à colmeia.
A ironia? O CO2 que exalamos, especialmente em pânico, é como uma chamada para as abelhas. Elas são atraídas pelas bolhas de ar que criamos quando estamos debaixo d’água, praticamente pintando um alvo em nossas cabeças.
Então, se você irritou uma colmeia, qual é o plano?
Primeiro, não bata ou esmague-as. As abelhas interpretam o movimento como agressão, desencadeando o modo de ataque delas. Em vez disso, tente sair da área calmamente, sem correr (ainda). Se elas lançaram o ataque, procure refúgio em um espaço fechado como um carro.
Como último recurso, tente correr (aparentemente uma maratona!). As abelhas tendem a perder o interesse depois de cerca de 2km. Mas e se você estiver na ponta perdedora desta batalha e levar uma ferroada?
Primeiro, remova o ferrão esticando a pele e usando as unhas ou uma pinça. Limpe a área e aplique uma compressa fria. Mas, se você começar a ter sintomas graves de alergia, como dificuldade para respirar, corra para obter ajuda médica.
Para resumir, as abelhas podem ser polinizadoras e produtoras de mel cruciais, mas também são uma adversária formidável quando enfurecidas. O velho plano de fuga para a água? Nem tão infalível assim. Mantenha a calma, não esmague e mantenha seus tênis de corrida à mão. Ou melhor ainda, vamos apenas dar a essas pequenas criaturas o respeito que elas merecem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário