quinta-feira, 31 de agosto de 2023

"Anjo da Morte": acusado de tentar matar filho do presidente do TJ teria agido para se defender

 A Defensoria Pública do Estado do Piauí apresentou um recurso em sentido estrito buscando a absolvição de Francisco Jefferson da Silva Cruz, apelidado de "Anjo da Morte". Cruz é membro da facção criminosa "Comando Vermelho" e foi acusado de tentar assassinar André de Almeida Sousa e Silva, advogado e filho do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida. A juíza Maria do Perpetuo Socorro Ivani de Vasconcelos da 1ª Vara Criminal de Parnaíba o pronunciou para ser julgado pelo Tribunal Popular do Júri. Caso a absolvição não seja concedida, o defensor solicita a desclassificação da acusação para homicídio privilegiado e a exclusão das qualificadoras. As informações são do Ronda 180 Graus.

FOTO: REPRODUÇÃO

Segundo a petição de recurso, as evidências unidas ao processo indicam que o acusado não cometeu o crime, mas agiu em legítima defesa, em meio a uma intensa emoção após ser provocado pela vítima. O defensor sustenta que Cruz usou a força de maneira moderada, empregando apenas um único disparo de arma de fogo para pôr fim à agressão que estava sofrendo. Alega também que ele estava em desvantagem, já que a vítima estava acompanhada por outro indivíduo. 

O recurso destaca que os depoimentos feitos em juízo apontam que o acusado foi injustamente provocado pelo advogado. A provocação envolveu Cruz exibindo partes íntimas para mulheres que o acompanhavam e enfrentando agressões verbais e físicas por parte da vítima.

O defensor, Antonio Caetano de Oliveira Filho, contesta as qualificadoras presentes na decisão de pronúncia. Ele argumenta que essas qualificadoras, que incluem motivo fútil e uso de meio que dificulta a defesa do ofendido, representam um excesso de acusação. Segundo ele, essas qualificadoras podem aumentar significativamente a pena e converter o crime em hediondo, prejudicando injustamente o acusado. O defensor afirma que essas qualificadoras precisam ser comprovadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Policial Polícia Militar recupera moto tomada de assalto em Itapetim

Policiais Militares do 23º BPM desenvolveram uma ação coordenada que resultou na recuperação de uma motocicleta que havia sido roubada no mu...