sexta-feira, 31 de maio de 2024

"Faraó do Bitcoin" foragido após golpe de mais de R$ 4 bilhões é preso

 

Conhecido como o "Faraó do Bitcoin" e foragido da Justiça desde 2022, um homem chamado Claudio Barbosa foi localizado e preso em Florianópolis (SC). Ele é investigado por fazer parte de um esquema de pirâmide com criptomoedas, no qual a Polícia Federal (PF) afirma que o suspeito causou um prejuízo total de R$ 4,1 bilhões, entre mais de 80 países.

Segundo o portal G1, Claudio foi localizado após a Polícia Militar (PM) receber uma denúncia de que um foragido do Mato Grosso do Sul (MS) circulava na região do Norte da Ilha.

O "Faraó do Bitcoin" foi encontrado pela polícia na terça-feira (26), no bairro de Jurerê Internacional. De acordo com a PM, ele estava em um carro de luxo da marca Audi quando foi abordado e levado à sede da PF. O suspeito ainda segue preso nesta sexta-feira (31).

Cláudio Barbosa era diretor de tecnologia da Trust Investing. A empresa foi alvo da PF na operação "La Casa de Papel" em 2022. A empresa descreve o investigado como "empresário, com ampla experiência em Tecnologia da Informação, na gerência de sistemas e processos digitais". A polícia afirma que a empresa oferecia pacotes a partir de U$ 15, prometendo ganhos até 20% mensal e 300% anual. Um dos presos durante a operação foi Patrick Abrahão, marido da cantora Perlla.


Ainda segundo o portal G1, a defesa de Barbosa considera a custódia cautelar do suspeito "totalmente desnecessária" porque o processo está na fase final. Foi solicitada a liberação dele durante a audiência de custódia, a qual foi negada pela Justiça. O processo corre na cidade de Campo Grande (MS).

A defesa ainda alega haver ausência de regulação sobre o tema criptoativos no Brasil, e que as investigações aconteceram antes da Lei nº 14.478/2022, o Marco Legal dos Criptoativos. A lei estebelece normas para a prestação de serviços digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Policial Polícia Militar recupera moto tomada de assalto em Itapetim

Policiais Militares do 23º BPM desenvolveram uma ação coordenada que resultou na recuperação de uma motocicleta que havia sido roubada no mu...