terça-feira, 10 de setembro de 2024

Bilionários já preparam mansões para o apocalipse: bunkers de luxo começam a virar tendência

 

Os bunkers são um tipo de buraco blindado, desenvolvidos para proteger seus ocupantes de grandes desastres, sejam eles de força natural ou provocados por humanos. Um bunker deve ter no mínimo 2 metros de profundidade e todo um esquema de sobrevivência. Mas claro que quando eles são pensados para as pessoas mais ricas do mundo os detalhes mudam um pouco. Com isso, bilionários já estão preparando os seus bunkers de luxo.

Essa tendência começou com a pandemia do covid-19, que acabou trazendo uma nova preocupação para o 1% amais rico do mundo. Isso fez com que eles tomassem medidas preventivas contra algumas possibilidades como fenômenos climáticos extremos ou acontecimentos apocalípticos como guerras nucleares. Tanto que Mark Zuckerberg já é um dos bilionários que tem o seu bunker de luxo embaixo da mansão dele no Havaí.

Com o pensamento de se preparar para qualquer acontecimento inesperado, os bilionários começaram a construir seus bunkers de luxo e de alta tecnologia, fazendo eles serem bem mais do que simples abrigos, mas espaços de entretenimento.

“Temos visto um foco maior no entretenimento. Se quisermos sobreviver no subsolo, queremos nos divertir”, disse Al Corbi, fundador da Strategically Armored & Fortified Environments (SAFE).

Bunkers de luxo

IGN

De acordo com Corbi, os bilionários não se contentam somente com um bunker simples e blindado. Eles evoluíram e se tornaram verdadeiras fortalezas do século XXI, tendo uma alta tecnologia e sistemas de defesa impressionantes. Por conta disso que não é uma brincadeira quando o especialista os compara com as fortalezas medievais.

Atualmente, a SAFE está construindo um desse bunkers de luxo nos EUA. Conforme Corbi, ele tem portas à prova de explosão, janelas inquebráveis, sistemas de entrada biométrica e um fosso de dez metros de profundidade com ponte giratória e canhões de água que conseguem abater helicópteros, drones ou qualquer outro tipo de ameaça. “Se voltarmos à época medieval, o fosso é um dos maiores impreendimentos”, afirmou ele.

Como se tudo isso já não fosse o bastante, no caso de uma ameaça, é implantado uma fina película inflamável na superfície da água que acaba ficando em chamas e criando um anel de fogo para proteger o bunker. E no momento em que não existir nenhuma ameaça, o dono pode usar “o fosso como pista para corridas de jet ski com seus amigos”.

Construções

IGN

De acordo com Al Corbi, 50 anos atrás os bunkers construídos pela sua empresa já eram parecidos com hotéis de luxo, mas hoje em dia essas exigências aumentaram. Ainda conforme ele, atualmente os pedidos de informações a respeito dos bunkers de luxo aumentaram de forma considerável desde que todos souberam que Zuckerberg tinha construído um para ele.

Graham Harris, sócio fundador da SHH Architecture and Interior Design em Londres, confirmou o aumento dessa preocupação entre os bilionários com relação à segurança da casa deles. Conforme Harris, até o momento seus projetos eram limitados a blindar os banheiros das suítes da mansão com paredes de concreto grossas e portas de segurança para que o cômodo se tornasse um quarto do pânico.

“Se alguém arrombar a porta à noite, pode entrar, mas não pode entrar no quarto, onde a família está segura por tempo suficiente para a chegada da polícia”, disse Corbi.

Completando, o fundador da SAFE disse que as zonas seguras “cresceram muito em tamanho e estatura. Fizemos uma casa em Highgate [área residencial de luxo em Londres] onde o cinema era na verdade uma sala segura com seu próprio suprimento de ar filtrado separadamente, portas seguras, uma pequena cozinha e uma área totalmente equipada que poderia sustentar uma família por mais de uma semana”.

“Se eu tivesse que gastar um euro em um bunker ou em preparação médica, sei o que faria. Já se foi o tempo em que você podia jogar um simples kit de primeiros socorros em um bunker pré-fabricado e se considerar seguro”, finalizou Corbi.

Fonte: IGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia investiga desaparecimento de irmãs supostamente torturadas e mortas na frente dos filhos

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está investigando o desaparecimento de duas irmãs, que sumiram há quase 24 horas. A ...