O Pix está ganhando espaço nas vendas da Black Friday. Uma pesquisa encomendada pela Getnet mostra que 25% dos lojistas e empreendedores citaram o crédito parcelado como o método de pagamento preferido pelos clientes, mesma porcentagem dos que preferem o Pix na máquina de cartão. O crédito à vista foi citado por 18% dos entrevistados e o débito, por 13%. O Pix direto na conta da empresa respondeu por 8% do total e o Pix na conta pessoal, 7%.
“As dificuldades econômicas e o aumento da inadimplência se refletem na preferência do consumidor por compras de crédito parceladas”, diz em nota Fabio Coelho, vice-presidente de finanças e administrativo da Getnet Brasil. “Também é importante ressaltar a consolidação do Pix como meio de pagamento”, acrescenta.
Na percepção dos entrevistados pela Getnet, o Pix na máquina de cartão foi a modalidade que mais cresceu nos últimos 12 meses de acordo com 42% das respostas.
Segundo dados da Confi.Neotrust, em 2023 houve queda de 14,4% no faturamento do comércio da quinta-feira anterior à Black Friday até domingo, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Ainda assim, entre os resultados registrados na Getnet, o volume de transações teve alta de 14% no ponto de venda físico, puxado pelo varejo, com 17% de crescimento, e 13% no atacado. Já na área digital houve queda de 18%.
Nos últimos dois anos, destacou-se uma mudança nos hábitos do consumidor: a sexta-feira que antes marcava a Black Friday (a última do mês de novembro) teve redução no volume de transações pelo segundo ano consecutivo em 2023, deixando o resultado da alta de vendas diluído ao longo do mês. “O consumidor passou a antecipar suas decisões de compra na expectativa da Black Friday e o varejista tem acompanhado esse movimento”, diz Coelho. “Isso faz da Black Friday quase que um mês inteiro de aquecimento nas vendas”.
Mayra Borges, vice-presidente de negócios da Getnet Brasil, comenta que a Black Friday se tornou tão importante quanto as festas de fim de ano para o comércio. “Até segmentos que antes não ligavam tanto para a data, como marketplaces e mesmo aplicativos de delivery de comida, estão fazendo campanhas”.
Ela conta que a credenciadora monta uma “operação de guerra” para garantir o atendimento nesse período. “Preparamos todo o ecossistema, monitoria, reforçamos o plantão de sistemas, para que tudo funcione perfeitamente.” Segundo a executiva, cada vez mais a Cyber Monday — segunda-feira seguinte à Black Friday — também vem ganhando relevância.
“As dificuldades econômicas e o aumento da inadimplência se refletem na preferência do consumidor por compras de crédito parceladas”, diz em nota Fabio Coelho, vice-presidente de finanças e administrativo da Getnet Brasil. “Também é importante ressaltar a consolidação do Pix como meio de pagamento”, acrescenta.
Na percepção dos entrevistados pela Getnet, o Pix na máquina de cartão foi a modalidade que mais cresceu nos últimos 12 meses de acordo com 42% das respostas.
Segundo dados da Confi.Neotrust, em 2023 houve queda de 14,4% no faturamento do comércio da quinta-feira anterior à Black Friday até domingo, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Ainda assim, entre os resultados registrados na Getnet, o volume de transações teve alta de 14% no ponto de venda físico, puxado pelo varejo, com 17% de crescimento, e 13% no atacado. Já na área digital houve queda de 18%.
Nos últimos dois anos, destacou-se uma mudança nos hábitos do consumidor: a sexta-feira que antes marcava a Black Friday (a última do mês de novembro) teve redução no volume de transações pelo segundo ano consecutivo em 2023, deixando o resultado da alta de vendas diluído ao longo do mês. “O consumidor passou a antecipar suas decisões de compra na expectativa da Black Friday e o varejista tem acompanhado esse movimento”, diz Coelho. “Isso faz da Black Friday quase que um mês inteiro de aquecimento nas vendas”.
Mayra Borges, vice-presidente de negócios da Getnet Brasil, comenta que a Black Friday se tornou tão importante quanto as festas de fim de ano para o comércio. “Até segmentos que antes não ligavam tanto para a data, como marketplaces e mesmo aplicativos de delivery de comida, estão fazendo campanhas”.
Ela conta que a credenciadora monta uma “operação de guerra” para garantir o atendimento nesse período. “Preparamos todo o ecossistema, monitoria, reforçamos o plantão de sistemas, para que tudo funcione perfeitamente.” Segundo a executiva, cada vez mais a Cyber Monday — segunda-feira seguinte à Black Friday — também vem ganhando relevância.
VIA: BLOG TV WEB SERTÃO
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