sábado, 21 de junho de 2025

Bolsonaro passa mal durante agenda em Goiânia e volta para Brasília

Foto: reprodução

 O ex-presidente Jair Bolsonaro passou mal nesta sexta-feira (20) e precisou deixar um compromisso em Goiânia (GO) antecipadamente, retornando para Brasília para buscar atendimento médico. Ele estava no estado desde quinta-feira (19) cumprindo agendas com apoiadores.

Na noite de quinta, durante um discurso na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, o ex-presidente reclamou que estaria se sentindo “muito mal” e que vomitava cerca de dez vezes por dia.

Em abril, Bolsonaro foi submetido a cirurgia após passar mal durante uma agenda no Rio Grande do Norte, quando sentiu dores e distensão abdominal. De acordo com os médicos, a operação foi necessária devido a uma obstrução intestinal. Ele ficou internado na UTI por cerca de 15 dias.

Agendas em GO

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), se reuniram de forma reservada nesta quinta-feira (19), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. Segundo apurou o R7, o encontro foi fechado a pedido de Bolsonaro.

O senador Wilder Morais (PL-GO) e o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) acompanharam o ex-presidente, mas apenas Caiado participou da conversa privada com Bolsonaro. Após a reunião, Bolsonaro discursou na Agrovem 2025, feira do agronegócio na capital goiana.

Durante discurso na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, ainda na quinta, Bolsonaro afirmou ser perseguido e disse que existe uma “força oculta que o tempo todo interfere” nas candidaturas. O ex-presidente também falou contra a censura em redes sociais e pela liberdade de imprensa.

Fonte: R7

Fuzil de braço-direito de chefia de facção dá até 100 tiros por minuto

 

O fuzil 5.56 apreendido com um criminoso braço-direito da chefia de uma facção carioca, que também tinha um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas, pode dar de 30 a 100 tiros por minuto, a depender do tipo de carregador usado.

A cadência de tiro de uma arma longa varia dependendo do modelo, mas alguns fuzis de assalto modernos têm ritmos de tiro que variam entre 600 e 900 tiros por minuto.

Exemplos de cadências de tiro:

AK-47: 600 tiros por minuto.

M16: 700-950 tiros por minuto.

Fuzil IMBEL IA2: 730 a 890 tiros por minuto.

Metralhadoras .50: Podem chegar a 550-600 tiros por minuto.

Mais detalhes da prisão

Bruno dos Santos, vulgo BR ou Índio do Mal, é considerado um dos criminosos mais violentos do estado.

Ele foi preso nessa quinta-feira (19/6), na Região dos Lagos, em Jaconé (RJ).

A ação foi conduzida pelos Policiais civis da 124ª DP (Saquarema), no Rio de Janeiro, com apoio da Polícia Militar (PMERJ).

O faccionado foi preso com um fuzil, dezenas de munições e uma grande quantidade de drogas.

O preso também é investigado por ligações com criminosos do Pará.

A Polícia Civil apura ainda a participação dele no recrutamento de cinco bandidos daquele estado para atuar na Região dos Lagos.

Em dezembro do ano passado, esses criminosos foram mortos em confronto com policiais civis em Saquarema.

O fuzil apreendido com o preso tinha inscrições que faziam alusão à facção criminosa e à cidade onde atua a quadrilha.

Veja:

Tribunal de contas investiga repasse de R$ 15 milhões para ONG vinculada ao PT

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) está investigando o repasse de R$ 15,8 milhões a uma ONG de São Paulo, ligada ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e historicamente associada ao Partido dos Trabalhadores (PT). A organização foi contratada para realizar a retirada de lixo em terras indígenas Yanomami, em Roraima.

O vínculo foi firmado em dezembro de 2024 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo o ministro Walton Alencar Rodrigues, do TCU, o caso apresenta “claros” sinais de desvio de recursos. “Os valores foram repassados com uma rapidez estonteante. Há indícios de desvio de dinheiro público, isso é absolutamente claro para mim”, declarou o ministro.

A organização contratada é a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil (Unisol), que está localizada em uma sala de aproximadamente 40 m² no subsolo da sede sindical em São Paulo. O contrato foi firmado pela Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes), liderada por Gilberto Carvalho, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência durante o governo Dilma Rousseff (PT).

Segundo o TCU, o contrato foi firmado em parcela única, sem cronograma de desembolso e sem anexo das atividades, sendo considerado atípico. Além disso, o valor destinado à Unisol foi o segundo maior empenhado para a ação orçamentária "gestão de políticas para povos indígenas" em 2024. Como solução, o tribunal proibiu qualquer movimentação financeira por parte da Unisol utilizando esses recursos até nova deliberação.

Via: Bnews

Sertão: Vídeo mostra momento em que homem é morto a tiros, em Petrolina

 

Um homem, de 35 anos, identificado como JACKSON FERREIRA DOS SANTOS, que era ex-presidiário, foi assassinado com vários tiros na noite da quinta-feira (19), no bairro Jardim São Paulo, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Câmeras de segurança flagraram a ação dos assassinos.

As imagens mostram o momento em que a vítima estaciona o carro e permanece dentro do veículo. Em seguida, um outro carro se aproxima, um homem desce do lado do carona e atira várias vezes contra a vítima. Os criminosos fogem logo após a ação.

Em nota, a Polícia Civil Pernambuco (PCPE) informou que registrou o caso, através da Delegacia de Homicídios de Petrolina. Segundo a PCPE o caso está sendo investigado e “as diligências seguem até o esclarecimento do caso”.

Vídeo:

Funcionários são feitos reféns durante assalto a distribuidora de bebidas em Guarabira; dupla é presa após confronto com a polícia

Foto: Reprodução

 No início da noite desta sexta-feira (20), um assalto a uma distribuidora de bebidas no município de Guarabira, no Brejo paraibano, mobilizou diversas guarnições da Polícia Militar e terminou com a prisão de dois homens acusados de fazer cerca de 10 funcionários reféns. Apesar da tensão, ninguém ficou ferido.

De acordo com o tenente Muniz, da Polícia Militar, que esteve à frente da ocorrência, os suspeitos invadiram o galpão da distribuidora armados e renderam os trabalhadores que estavam no local. A ação aconteceu no início da noite e rapidamente a PM foi acionada.

Ao chegarem à distribuidora, os policiais foram recebidos a tiros pelos criminosos, o que deu início a um confronto. A equipe policial então iniciou um processo de negociação para garantir a integridade física dos reféns. Após alguns minutos de tensão, os funcionários foram liberados e os dois assaltantes se renderam.

Com a dupla, a polícia apreendeu armas de fogo utilizadas na ação criminosa. Em depoimento inicial aos policiais, os homens informaram que são oriundos de Natal, capital do Rio Grande do Norte. A motivação do crime ainda está sendo investigada.

Os presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde deverão responder por diversos crimes, incluindo cárcere privado, tentativa de homicídio contra agentes de segurança e porte ilegal de arma de fogo.

A ação rápida da PM evitou uma possível tragédia e devolveu a segurança ao local. Os funcionários, embora abalados, passam bem e foram liberados após prestarem depoimentos.

A Polícia Civil dará continuidade às investigações para apurar possíveis conexões dos suspeitos com grupos criminosos interestaduais.

Por Patos Online
Com informações do g1 PB

Vídeo: Monitora de creche sacode e joga criança no chão com violência

 

A monitora de uma creche em Campo Grande (Mato Grosso), foi demitida por justa causa após ser flagrada, por câmeras de segurança, puxando, empurrando e jogando crianças no chão do local. O caso ocorreu no município de Água Clara, nas dependências do Centro de Educação Infantil Daniela de Araújo Felício, Creche Pintinho Amarelinho. A situação ocorreu em 4 de junho, mas o vídeo das agressões repercutiu nas redes sociais nos últimos dias.

Nas imagens, a funcionária aparece puxando uma criança de dois anos pelo braço e jogando-a com força sobre um colchão. Em seguida, enquanto veste uma calça no menino, ela o vira de bruços e dá dois “apertões”. Quando uma menina se aproxima, ela a empurra; a criança cai e bate a cabeça em outro aluno deitado no chão. Uma das fotos mostra um dos alunos com a testa roxa.

Segundo a prefeitura, a direção da creche foi quem identificou a situação pelas câmeras e comunicou imediatamente à prefeitura. A funcionária ainda apresentou atestado médico na quinta e na sexta-feira após o ocorrido, mas foi demitida por justa causa.

Veja as imagens da agressão:

“O vídeo é triste e revoltante. Vimos pelas câmeras quando a atendente infantil empurra uma criança, que bate a testa em outra. Não aceitamos maus-tratos. De imediato, ela foi exonerada e registramos boletim de ocorrência”, afirmou a prefeita. “Temos câmeras nas salas de aula, o que permite que a direção acompanhe em tempo real. A escola também avisou os pais das crianças envolvidas”, destacou o executivo local.

A prefeitura informou ainda que o caso está sendo investigado pela Polícia Civil como maus-tratos, em sigilo por envolver crianças, e que outras medidas foram adotadas pela gestão municipal. “A prefeitura está à disposição para colaborar com as investigações. Também reforçamos a orientação à equipe e iniciamos a contratação de novos monitores”, disse.

Via: Metropoles

Nordeste: Cabo da PM preso acusado de agredir a esposa no PI é encontrado morto em cela

 

Diego Lopes dos Santos, cabo da Polícia Militar do Piauí, foi encontrado morto na noite desta quarta-feira (18), dentro de uma cela do Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Joca Marques, cidade localizada no Norte do estado. O PM havia sido preso um dia antes, na terça-feira (17), suspeito de agredir a própria esposa no município de Luzilândia.

Veja nota da PMPI na íntegra

A Polícia Militar do Piauí lamenta profundamente o falecimento do Cabo Diego Lopes dos Santos, lotado no 25º BPM, em Esperantina-PI.

O militar encontrava-se recolhido no GPM de Joca Marques, aguardando audiência de custódia, após ter sido conduzido em decorrência de procedimentos relacionados à Lei Maria da Penha.

Diante das circunstâncias da morte, a Polícia Militar determinou a instauração de Inquérito Policial Militar para apuração rigorosa dos fatos e adoção das providências cabíveis.

Via: G1

Presa em operação que mira Jogo do Tigrinho, influenciadora nordestina é liberada e volta para cidade natal

 

A influenciadora potiguar Kannanda, que foi presa no dia 28 de maio durante a Operação Jackpot, ligada ao esquema do Jogo do Tigrinho na cidade de Natal (RN), foi liberada nesta semana e retornou a sua cidade de origem, Goianinha, cerca de 60 km da capital do estado.

Kannanda passou alguns dias detidas e apesar de ter sido solta da cadeia, as investigações referente a operação continuam e a influenciadora segue sendo alvo da ação.

De acordo com veículos potiguares, Kannanda está evitando aparecer em público para 'abafar' o fato de estar liberada. Nas redes sociais, internautas ainda repercutem a prisão da blogueira e vários usuários dividiram opiniões. 

Via: Bnews

Congresso aprova novo aumento na conta de luz com bandeira tarifária vermelha por 25 anos

Imagem via internet

 Medida aprovada prevê cobrança extra por duas décadas e meia, com impacto direto no bolso do consumidor brasileiro, que já paga uma das tarifas mais caras do mundo.

Congresso Nacional aprovou recentemente uma medida que estabelece a aplicação da bandeira tarifária vermelha por um período de 25 anos nas contas de energia elétrica dos brasileiros. A decisão tem gerado debates acalorados entre especialistas do setor elétrico, entidades de defesa do consumidor e parlamentares da oposição.

bandeira vermelha é um mecanismo criado para sinalizar condições adversas na geração de energia, como baixa nos reservatórios e aumento do custo de produção. Com ela, uma cobrança adicional é aplicada nas contas de luz. Segundo a nova legislação aprovada, esse adicional será mantido por um período prolongado, com a justificativa de garantir o pagamento de dívidas acumuladas do setor elétrico e assegurar investimentos em infraestrutura energética.

Especialistas apontam que o Brasil já possui uma das tarifas de energia elétrica mais altas do mundo, e a nova medida tende a agravar ainda mais o custo de vida para milhões de brasileiros. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o custo da energia no país vem subindo consistentemente nos últimos anos, pressionado por fatores como a crise hídrica, subsídios cruzados e má gestão de contratos públicos.

Para o governo e os defensores da proposta, a manutenção da bandeira vermelha por um período extenso é necessária para garantir a sustentabilidade do sistema elétrico, especialmente diante da transição para fontes de energia renovável e da modernização da rede elétrica nacional.

Por outro lado, críticos apontam falta de transparência nos cálculos que embasaram a decisão, além de alegarem que os custos estão sendo repassados de forma injusta ao consumidor final. Entidades como o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) já anunciaram que vão recorrer à Justiça para tentar barrar a medida.

Impactos esperados

  • Inflação: O aumento no custo da energia pode pressionar a inflação, afetando a produção industrial e o comércio.
  • Desigualdade: Famílias de baixa renda, que já comprometem parte significativa da renda com serviços essenciais, serão as mais impactadas.
  • Setor produtivo: Empresas que dependem de alto consumo energético podem rever investimentos ou repassar os custos ao consumidor.
Via: Afogados Conectado

Tabirense Dedé Monteiro receberá título de Doutor Honoris Causa pela UFPE


 Na última terça-feira (17), o Conselho Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Consuni, aprovou em reunião oficial a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao Patrimônio Vivo de Pernambuco o tabirense Dedé Monteiro, um dos maiores expoentes da poesia popular nordestina.

A honraria reconhece a vasta e significativa contribuição de José Rufino da Costa Neto, o Dedé Monteiro, à literatura, à cultura e à memória poética do Brasil. Natural do Sítio Barro Branco, na zona rural de Tabira, no Sertão do Pajeú, Dedé é referência viva da tradição oral, da métrica, da rima e do sentimento que só o sertão do Pajeú sabe transformar em poesia.

Com décadas dedicadas à arte de poetizar, Dedé Monteiro já foi reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2016.Agora, com o título de Doutor Honoris Causa, a maior honraria concedida por uma universidade, sua trajetória é celebrada também no campo acadêmico, como símbolo de um saber popular legítimo, profundo e transformador. A UFPE, ao conceder esse título, reafirma a importância da cultura popular como parte fundamental do conhecimento brasileiro. A decisão do Consuni honra não apenas Dedé Monteiro, mas todo o povo do Sertão do Pajeú, terra de poetas, onde a poesia brota do chão.

Parabéns Poeta, mais que merecido!!!

Via: Blog do Erbi

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Na Paraíba: Professora compra iPhone pela internet, mas recebe um frasco de ketchup

Foto: Reprodução

 Uma professora universitária de 36 anos passou por um transtorno ao fazer a compra de um iPhone 16 pela internet. Após investir pouco mais de R$ 5 mil no novo aparelho, ela, que é paraibana e que recebeu a encomenda em João Pessoa, foi surpreendida ao abrir a caixa e se deparar com um frasco de ketchup em vez do smartphone.

A compra foi feita na última segunda-feira (16), com previsão de entrega para esta quinta-feira (19), mas o pacote chegou antecipadamente, nessa quarta-feira (18). Segundo ela, o celular, embora não seja uma ferramenta essencial para desempenhar seu ofício profissional, é um “grande aliado” na comunicação com colegas e alunos e também em seu dia a dia.

Ela informou que a compra foi realizada diretamente com a fornecedora e que, após perceber o problema, fez contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

“O iPhone era um produto vendido e entregue pela Amazon. Só que o que veio foi esse belíssimo ketchup. Eu estou tentando entrar em contato com o SAC deles. E o pior de tudo é que foi no Pix. A ideia (proposta pela empresa) é que eu devolva o ketchup para eles. Em até 30 dias, eles vão receber e vão fazer o estorno do pagamento, em até três dias úteis”, relatou a professora, que preferiu não se identificar.

A mulher afirmou que, caso a empresa demore a processar o estorno, pretende acionar judicialmente a fornecedora. Como o pagamento foi realizado via Pix, a cliente teme que a devolução do valor não seja imediata, como seria esperado nesse tipo de transação.

Fonte: Portal Correio 

Sertão do CE: Mulher é atacada a facadas pelo ex na saída de condomínio

 

Uma mulher foi atacada e atingida com vários golpes de faca pelo ex-marido quando saída do condomínio em que morava para praticar corrida no Bairro Aeroporto, em Juazeiro do Norte, no Sertão cearense. O crime aconteceu na noite de terça-feira (17).

Rafaela de Lima Almeida, de 29 anos, foi atingida em várias partes do corpo e ficou gravemente ferida. Ela foi socorrida por uma ambulância do Samu e levada ao Hospital Regional do Cariri. A jovem passou por uma cirurgia e permanece internada na unidade, em estado grave.

Após atacar a ex-mulher, Leandro Augusto de Oliveira, de 34 anos, conhecido como “Galego”, fugiu do local, se escondeu em um matagal e chegou a se autolesionar. Porém, horas depois, ele ligou para a polícia para se entregar.

O suspeito confessou o crime aos agentes e foi socorrido por uma equipe do Samu com um corte na perna. Em seguida, o homem foi conduzido pela Polícia Militar à Delegacia de Defesa da Mulher de Juazeiro, onde foi autuado em flagrante por tentativa de feminicídio.

Durante a Audiência de Custódia, realizada nesta quarta-feira (18), Leandro Augusto teve a prisão preventiva decretada.

"Não se me afigura suficiente a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão preventiva, diante do histórico criminal de violência doméstica e familiar do agressor e das circunstâncias a indicarem situação de risco à pessoa da vítima. Desse modo, expeça-se mandado de conversão de prisão do flagrante em prisão preventiva", diz um trecho da decisão do juiz.

Via: G1

Nordeste: 'Dama da Morte' é condenada a 32 anos por executar adolescente e transmitir crime ao vivo

 

Beatriz Karolayne da Silva Ferreira Amaro, conhecida como "Dama da Morte", foi condenada a 32 anos e seis meses de prisão pela morte da adolescente Maria Vitória Conceição Leite, em abril de 2020, em Maceió. A vítima foi levada para o tribunal do crime e seu interrogatório chegou a ser transmitido ao vivo nas redes sociais. 

Segundo as investigações, a motivação do homicídio teria sido uma disputa entre facções rivais. No dia do crime, Maria Vitória foi atraída por Beatriz para um lugar deserto, onde foi interrogada, julgada e torturada. Após ser morta, seu corpo foi enterrado em uma cova rasa, sendo encontrado cinco dias depois. 

Além da "Dama da Morte", os réus Ewerton Bruno da Silva Bonfim, conhecido como “Pastel”, e Joiciele Ferreira da Silva também foram julgados. Ambos receberam a pena de 3 anos de prisão pelo crime de associação criminosa. 

Beatriz, por sua vez, foi condenada a 30 anos pelo homicídio e a 2 anos e seis meses por associação criminosa.

Via; Bnews

No Sertão: padrasto é preso em flagrante suspeito de tentar abusar sexualmente da enteada

Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

 Por volta das 9h30 desta quinta-feira (19/06), um padrasto foi preso sob a acusação de tentativa de Estupro de Vulnerável contra sua enteada, uma menor de dez anos, na cidade de São José de Caiana, no Vale do Piancó, Sertão da Paraíba. Policiais Militares do destacamento local (1ª Cia/13º BPM) foram acionados por um irmão da vítima, o qual relatou o ocorrido.

A vítima, muito nervosa, contou que seu padrasto, ao chegar em casa embriagado, tentou agarrá-la e forçá-la a ter relações sexuais com ele.

Na tentativa de se defender das agressões, a menina teve parte de sua roupa rasgada, mas conseguiu fugir para a casa de uma vizinha, que a acolheu e levou-a para a casa de sua avó.

Com base nas informações repassadas pela menor, os Militares prontamente iniciaram as diligências, obtendo êxito ao localizar o acusado e prendê-lo.

Ele recebeu voz de prisão e foi apresentado, em seguida, à Autoridade Policial na Delegacia de Polícia Civil de Itaporanga, onde foi autuado em flagrante.

Fonte: Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 13º BPM

Justiça determina execução e penhora em ações contra ex-prefeito Evandro Valadares e ex-secretários de São José do Egito

 


Exclusivo / blog Nill Junior 

Quatro novas ações de execução fiscal foram protocoladas nesta semana contra o ex-prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, e ex-integrantes de sua gestão. As ações, que tramitam na Comarca do município, buscam o ressarcimento de valores aos cofres públicos referentes a débitos apurados entre os anos de 2021 e 2024.

Além de Evandro Valadares, também são alvos das ações a ex-secretária de Ação Social Isabele Valadares (filha do ex-gestor), o ex-secretário de Saúde Paulo Jucá (genro) e a ex-secretária de Administração Luísa Baixinha (prima).

De acordo com as informações obtidas  pelo blog do Nill Júnior com exclusividade, a juíza responsável pelos casos já expediu mandados de execução e penhora, que poderão ser efetivados caso os valores cobrados não sejam quitados dentro do prazo legal.

Os processos têm como base relatórios técnicos, documentos administrativos e pareceres jurídicos que apontam prejuízos ao erário durante a última gestão municipal. As ações são públicas e podem ser consultadas no sistema do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Dengue é confirmada como causa da morte de criança de 2 anos no Agreste de PE


 Uma criança de dois anos morreu vítima de dengue no município de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) nesta quinta-feira (19). O falecimento em decorrência da arbovirose aconteceu no dia 1° de maio.

Segundo o boletim epidemiológico de arboviroses n° 24, com dados referentes às semanas epidemiológicas de 29 de dezembro de 2024 a 14 de junho deste ano, 20.033 casos de dengue foram notificados.

O número representa uma diminuição de 66,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior no estado. Até o momento, foram confirmados 4.620 casos de dengue em Pernambuco, incluindo 87 casos graves.

Via: Blog do Erbi

Motos adulteradas e caminhonete furtada são apreendidas no Sertão, Mata e Agreste

 


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu três motocicletas adulteradas e uma caminhonete furtada, entre terça (17) e quarta-feira (18), no Sertão, Zona da Mata e Agreste de Pernambuco. As ações integram a Operação Festejos Juninos e buscam reforçar a segurança em todo o Estado.

Em Santa Maria da Boa Vista (Sertão do São Francisco), na BR-428, uma caminhonete que transportava nove motocicletas em um reboque foi abordada. Os policiais realizaram uma verificação detalhada em todos os veículos e descobriram que uma moto apresentava diversos sinais de adulteração.

Já na BR-408, em Paudalho, a equipe recebeu informações da Central de Comando e Controle de que uma caminhonete estava abandonada. Durante a verificação, foi descoberto um registro de furto do veículo.

As outras duas motocicletas foram apreendidas na BR-232, em Caruaru (Agreste Central) e Serra Talhada (Sertão do Pajeú). A primeira foi abordada pelo Grupo de Motociclismo Policial e a outra, pela equipe da UOP de Serra Talhada. Todos os veículos e condutores das motos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil (PCPE) de cada região.


Via: Cauê Rodrigues

São João será de chuva em todo o estado, diz a Apac

 

Corpo de Bombeiros orienta sobre os riscos com fogos em festas juninas no  Amapá | Amapá | G1

O São João terá a tradicional chuva em todo o estado de Pernambuco. Segundo previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), vai chover na segunda-feira (23), a véspera, e na terça (24), variando apenas a intensidade de uma região para outra.

No Recife e toda Região Metropolitana, a véspera do São João será de chuva com intensidade ‘moderada’ (de 30mm a 50mm de acúmulo de água). Na terça, haverá uma reduzida no volume, passando a ‘fraca a moderada’ (de 10mm a 30mm).

Ao contrário da Zona da Mata Norte, que manterá a intensidade ‘moderada’ na véspera e no dia de São João. Na Mata Sul, a chuva será ‘fraca a moderada’.

Já as fogueiras no interior poderão se manter acesas por mais tempo durante as comemorações juninas. Tanto no Agreste quanto no Sertão, segundo a Apac, a chuva será ‘fraca’ (até 10mm).

Via: Afogados On-line

Droga apreendida em Patos está avaliada em mais de R$ 12 milhões, detalha PRF; material seria distribuído nos festejos juninos

Foto: Divulgação/PRF-PB

 Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizada na noite desta quinta-feira (19), resultou em uma das maiores apreensões de drogas do ano no Sertão da Paraíba. Durante uma fiscalização de rotina na BR-230, no perímetro urbano de Patos, os agentes interceptaram um carregamento avaliado em aproximadamente R$ 12 milhões, impedindo que o material ilícito abastecesse o mercado durante os festejos juninos.

O Inspetor Heraldo Maciel, Chefe de Comunicação da 3ª Delegacia da PRF de Patos, detalhou que a abordagem ocorreu por volta das 22h, quando os policiais ordenaram parada a um veículo VW/Polo, de cor cinza, que trafegava no sentido Pombal–João Pessoa. O motorista, um homem de 29 anos, natural de Areia (PB), apresentou nervosismo excessivo, o que motivou uma vistoria minuciosa no automóvel.

Ao abrir o porta-malas, os agentes encontraram 64 tabletes de substância análoga ao cloridrato de cocaína, com aproximadamente 1 kg cada, somando cerca de 64 kg do entorpecente. Além disso, foram localizados cinco tabletes de skunk, totalizando mais 5 kg da droga, conhecida por sua alta concentração de THC.

Segundo o condutor, a droga teria sido embarcada em Pombal e deveria ser entregue no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, onde outra pessoa estaria à espera da carga.

O motorista recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado, juntamente com o veículo e os entorpecentes, para a Delegacia de Polícia Civil de Patos, onde foram adotadas as providências legais cabíveis.

A PRF informou que a apreensão representa um duro golpe ao crime organizado, especialmente em um período de alta movimentação, como os festejos juninos. A operação integra o plano de reforço da fiscalização nas rodovias federais da Paraíba, com foco no combate ao tráfico de drogas, armas e outros crimes interestaduais.

A corporação reforça ainda que denúncias anônimas podem ser feitas através do número 191. “Sua colaboração é fundamental para combater o crime e proteger vidas”, destacou a PRF em nota.

Inspetor Heraldo Maciel - Comunicação Social da 3ª Delegacia PRF

 

Por Patos Online
Com informações da Comunicação Social da 3ª Delegacia PRF

Itapetinense vai jogar pelo Ypiranga na Série A2 do Pernambucano


 O meio-campista Marcelo Pernambucano foi apresentado oficialmente na última quarta-feira (18) como novo reforço do Ypiranga de Santa Cruz do Capibaribe para a disputa da Série A2 do Campeonato Pernambucano.

Natural do distrito de São Vicente, em Itapetim, Marcelo tem se destacado no futebol regional pernambucano e em clubes da região do Cariri paraibano. No cenário profissional, já defendeu as cores de equipes como Serra Talhada-PE, Nacional de Patos-PB e Femar-PB, construindo uma trajetória marcada por dedicação e desempenho consistente.

Conhecido por seu toque refinado, visão de jogo e liderança em campo, Marcelo chega ao Ypiranga como uma das principais apostas do elenco para buscar o acesso à elite estadual.

“Chego motivado, com o desejo de somar ao grupo e lutar pelo acesso. Sei do peso da camisa do Ypiranga e espero corresponder dentro de campo”, afirmou.

A expectativa da diretoria e da torcida é grande, e o itapetinense Marcelo surge como uma das esperanças para recolocar o Ypiranga na Série A1 do Campeonato Pernambucano.

Via: Blog do Erbi

domingo, 15 de junho de 2025

Inscrições para concurso da Polícia Federal são prorrogadas; saiba até quando

 

A Polícia Federal (PF) prorrogou para as 18 horas de terça-feira (17) o prazo de inscrições para o concurso público cujo prazo terminaria nesta sexta-feira (13). O certame destina preencher mil vagas em cargos de delegado, perito criminal, escrivão, agente e papiloscopista. 

As incrições devem ser feitas exclusivamente no site oficial da banca organizadora, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição varia conforme o cargo disputado. Para concorrer às vagas de delegado e de perito criminal da PF, o valor é de R$ 250. Já para cargos de escrivão, agente e papiloscopista a taxa é de R$ 180. A data final para o pagamento da taxa de inscrição foi mantida em 20 de junho.

Para a solicitação de inscrição, o candidato deverá informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e enviar, via upload, sua fotografia individual, tirada nos últimos seis meses anteriores, em que necessariamente apareça a sua cabeça descoberta e seus ombros.

Além disso, os candidatos deverão verificar, no endereço eletrônico, das 10 horas de 18 de junho às 18 horas de 19 de junho de 2025 (horário oficial de Brasília/DF), se a foto encaminhada obedeceu rigorosamente às instruções do edital.

importante! O candidato que não tiver a sua foto reconhecida, deverá fazer novo envio de uma nova foto que atenda às determinações do edital, no período acima.

Vagas

A Polícia Federal está oferecendo as seguintes oportunidades: 120 vagas para delegados, 69 para peritos criminais, 630 para agentes, 160 para escrivães e 21 para papiloscopistas.

O concurso exige dos candidatos curso superior e oferece salários iniciais que variam de R$ 14.164 a R$ 26,8 mil.

A jornada de trabalho é de 40 horas semanais para todos os cargos do certame.

As informações são do portal Agência Brasil.

Salário de 5 a cada 10 brasileiros não dura até o fim do mês, mostra estudo

    O salário de 54% da população brasileira não consegue chegar até o fim do mês, aponta a Pesquisa de Saúde Financeira e Bem-Estar do Trab...