quarta-feira, 2 de julho de 2025

Quem é o “advogado da erva” que cultivava e vendia maconha nas redes

 

O “advogado da erva”, preso em flagrante por vender entorpecentes pelo Instagram é Nicolau Tossani Fortuna (foto em destaque), 31 anos. Ele foi detido na manhã desta quarta-feira (2/7) por policiais civis da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), em Vicente Pires (DF).

Durante a operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) de combate ao tráfico, os investigadores apreenderam mudas e sementes de maconha, além de derivados de planta.

Veja:

Atuação

A PCDF descobriu que o advogado vendia maconha e derivados dela em um perfil aberto no Instagram.

Nas postagens, Nicolau mostrava variedades de plantas e mudas, de diferentes espécies e com variadas concentrações de THC, bem como dava instruções sobre o cultivo de maconha.

Nicolau já havia sido preso em 2024, em uma operação contra a venda de anabolizantes, ocasião em que também foram apreendidas plantas de maconha.

O caso demonstrava uma “atuação reiterada e organizada”, segundo a Cord, com tráfico interestadual de entorpecentes e parcerias comerciais, como junto a um banco de sementes.

As drogas oferecidas nas mídias sociais podiam chegar a crianças, adolescentes e outros grupos vulneráveis, segundo os investigadores, sob alegação baseada em supostos efeitos medicinais das substâncias.

Nicolau foi autuado por tráfico de drogas praticado por meio de recursos cibernéticos; crimes contra adolescentes; e delitos ambientais conexos, por produção, processamento e difusão de mudas, sementes e derivados da Cannabis (maconha).

Se condenado, ele pode receber pena de até 33 anos de prisão. (Via Na Mira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais de 66 mil pessoas esperam consultas para diagnóstico de autismo em Pernambuco, aponta TCE

Unrecognizable little girl making words from colorful plastic letters during meeting with psychologist, child development specialist exercis...