domingo, 24 de agosto de 2025

João Campos aparece como único pré-candidato a governador no país com chance de vitória em 1º turno, aponta Quaest

 

Pesquisas de opinião divulgadas nesta sexta-feira (22) pela Genial/Quaest mostram os cenários para as eleições estaduais de 2026 em oito estados brasileiros: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

O levantamento revela que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), é o único pré-candidato que aparece com mais de 50% das intenções de voto. Em Pernambuco, ele soma 55%, contra 24% da atual governadora Raquel Lyra (PSD). Nesse cenário, Campos venceria a disputa já no primeiro turno. Levando em consideração apenas os votos válidos, João Campos tem 62%contra 27% de Raquel Lyra, 6,5% do ex-ministro do Turismo, Gilson Machado (PL), e 4,5% do vereador do Recife Eduardo Moura (Novo).

Nos demais estados, os levantamentos apontam disputas acirradas e tendência de segundo turno. Em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera com 43%, seguido de Geraldo Alckmin (21%) e Erika Hilton (8%). No Rio de Janeiro, o prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), aparece com 35%, enquanto os demais nomes não ultrapassam a casa dos 10%.

Em Minas Gerais, o senador Cleitinho (Republicanos) lidera com 28%, à frente do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), que tem 16%. O ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), aparece com 9%, tecnicamente empatado com o vice-governador Mateus Simões (Novo), que soma 4%.

Na Bahia, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) tem 41% das intenções de voto, contra 34% do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT).

No Rio Grande do Sul, a deputada estadual Juliana Brizola (PDT) aparece com 21%, tecnicamente empatada com o deputado federal Zucco (PL), que tem 20%. Em terceiro está Edegar Pretto (PT), com 11%.

No Paraná, o senador Sergio Moro (União Brasil) lidera com 38%. Seus adversários mais próximos Paulo Eduardo Martins (PL), Enio Verri (PT) e Guto Silva (PSD) aparecem abaixo de 10%, empatados tecnicamente.

Já em Goiás, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) tem 26% e aparece em empate técnico com o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que soma 22%.

Via: Blog Ponto de Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais de 66 mil pessoas esperam consultas para diagnóstico de autismo em Pernambuco, aponta TCE

Unrecognizable little girl making words from colorful plastic letters during meeting with psychologist, child development specialist exercis...