SERTÃO ONLINE

SERTÃO ONLINE
(MAIS QUE INTERNET) CLICK NA IMAGEM PARA IR AO INSTA

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

VOTO CONSCIENTE



PROMOTORA DE JUSTIÇA DE ITAPETIM EFETUOU AUDIÊNCIA PÚBLICA no dia 26/09/2016 COM O TEMA “ VOTO CONSCIENTE” interagindo com mais de 70 (setenta) alunos que irão exercer o direito de votar pela primeira vez no Município de Itapetim


O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, por intermédio de sua representante,
 LORENA DE MEDEIROS SANTOS, promoveu audiência pública com a sociedade civil organizada, priorizando os adolescentes, muitos deles exercendo seu primeiro voto aos 16 (dezesseis) anos. O tema da audiência pública foi “ VOTO CONSCIENTE”, contando com a participação do Conselho Tutelar, Diretora da Escola Tereza Torres (Maria de Fátima Lopes), representantes das Coligações “Frente Popular de Itapetim”(José de Fonte ferreira filho) e “ O melhor para mudar”(Jamerson André de Almeida Lopes) e o chefe do cartório eleitoral , Sr. Antônio Freitas. De início, a Promotora de Justiça informou a importância do voto, passando a palavra aos demais membros da mesa , que exortaram a importância do evento e teceram comentários acerca da responsabilidade do voto livre e confiante nos candidatos que irão governar Itapetim a partir de 01/01/2017. Já o Chefe de Cartório eleitoral da 99º Zona contribuiu tirando dúvidas práticas dos alunos e disponibilizando urnas, no cartório eleitoral para treinamento simulado.

A Promotora de Justiça esclareceu que “no decorrer da audiência pública verificou que os alunos possuíam muitas dúvidas e poucos conheciam as propostas de Governos apresentadas pelos candidatos aos cargos de Prefeitos e vereadores no nosso Município, além de dúvidas quanto ao procedimento eleitoral propriamente dito, como por exemplo: o que seria um voto nulo, voto em branco, voto de legenda,voto de “cabresto”,  o papel do vereador no Município , os documentos que poderiam levar para votar (documentos oficiais com foto), entre outros.


Na oportunidade, discutimos os papéis da sociedade e do Ministério Público na fiscalização do pleito, a manifestação individual no dia das eleições, as vedações e direitos do eleitor, os crimes eleitorais, a boca de urna, a arregimentação de eleitores, a vedação de distribuição de transporte e de alimentação no dia das eleições, a vedação de derramamento de santinhos, a corrupção eleitoral , a lei da ficha limpa e a importância de conhecer todos os candidatos e suas propostas, com liberdade e consciência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vaqueiro morre, durante vaquejada, vítima de infarto e comove população do interior

  Uma trágica notícia comoveu a cidade Pio IX, no início da tarde desta sexta-feira (27/04). Manoel Sérgio Viana da Silva, de 33 anos, falec...